Tem sido comum as construtoras lançarem empreendimentos residenciais com ambientes cada vez menores e apertados, seja por economia de obra ou por falta de espaço físico mesmo. Não sei vocês, mas sempre que eu pesquiso por “salas pequenas de apartamentos” na uébi, ou aparecem aquelas quitinetes com espaços integrados ou aparecem salas um pouco mais amplas, que cabem um monte de coisa, mesmo sob o título de “pequenas”.

salas pequenas de apartamento 04Imagem: via

Minha sala de estar, por exemplo, tem só 2,40m de largura, é ridícula de tão estreita, e moro num apartamento que não é tão pequeno assim para um casal. Pensando nisso, resolvi fazer uma seleção minuciosa de salas realmente pequenas para inspirar quem estiver pensando em mobiliar e decorar a sua.

minha salas pequenas de apartamento 02

Basicamente, a principal dica para salas assim é não entupir o cômodo de móveis. E não falo nem no “menos é mais”, mas usar o bom senso mesmo e ver que o que não couber é desnecessário. O mobiliário que geralmente é suficiente: um sofá (1 mesmo, esqueça conjunto de 3 e 2 lugares), um móvel para TV e uma mesinha lateral, caso haja espaço.

salas pequenas de apartamento 10

salas pequenas de apartamento 06Imagens: 123

Marcenaria sob medida pode ajudar também, se seu orçamento permitir. Procure aproveitar ao máximo as paredes para instalar os móveis, deixando o piso livre. É um truque que quase sempre funciona: quanto mais área de piso você conseguir ver, maior você vai achar que é o tamanho da sala.

salas pequenas de apartamento 05Imagens: 12

Notaram algo em comum em todas as fotos acima? (pode voltar e observar com atenção, eu espero!)

.

Percebeu?

.

A mesinha de centro quebra um baita galho na decoração, mas em salas pequenas, evite. Por mais estreita que fosse, em todos os casos dos ambientes mostrados nesse post, o móvel só iria atrapalhar a circulação. É por isso que nenhuma delas tem mesa de centro.

salas pequenas de apartamento 11

salas pequenas de apartamento 12Imagens: 12

Isso sem falar no perigo que existe numa sala abarrotada de móveis, porque a chance de qualquer pessoa se esbarrar neles a toda hora é muito grande. Com crianças e idosos em casa, então, esse perigo aumenta. Todo cuidado é pouco, gente.

Imagem: via

Se existe largura suficiente, ao invés da mesinha de centro, opte por um ou dois pufes. Eles são verdadeiros coringas em apartamentos pequenos e vão servir como assentos extras, quando sua parentaiada vier lhe visitar. E o melhor de tudo: cabem em qualquer cantinho, debaixo de algum móvel, por exemplo. Você ainda pode usá-lo para apoiar os pés quando for assistir TV de perna pro ar na maior phyneza.

salas pequenas de apartamento 3

salas pequenas de apartamento 01Imagens: 12

Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, pode escrever nos comentários ou mandar um e-mail para contato@simplichique.com.br que eu terei o maior prazer em responder!





Compartilhe: