14/12/2015

diy amigo oculto

Essa minha participação no DIY Coletivo é especial! Somos 15 blogueiras e mais a equipe do SOS Decor, totalizando 21 projetos DIY de Natal (a lista completa dos blogs, você encontra logo mais, no final desse post). A proposta era fazer um amigo oculto “DIYzístico” e, para isso, cada uma de nós teria de fazer um projeto baseado no blog da pessoa que a gente tirou no sorteio.

Mas antes de apresentar o tutorial do meu projeto, quero falar um pouco sobre ele e sobre minha amiga oculta, é claro!

amigo oculto

A Gélia é uma blogueira super prendada; no blog, ela ensina uma variedade de coisas, de comidinhas deliciosas a itens de decoração feitos com materiais bem acessíveis. E como ela adora uma caseirice, pensei em fazer algum item decorativo que enfeitasse a casa para o Natal.
Os tutoriais dela são bem criativos e a maioria envolve reaproveitamento e reciclagem de materiais, como garrafas de vidro, garrafas PET, papelão, feltro. E foi pensando nesses dois últimos, em específico, que decidi o que eu faria para homenageá-la nesse amigo oculto: letras decorativas em 3D, usando sobras de papelão e cobertas com feltro.

Então, bora pro tutorial?diy guirlanda de pompom materiaisdiy amigo oculto

Você pode baixar os moldes das letras clicando aqui.

diy simplichique como fazerdiy amigo oculto

Usando os moldes, faça um contorno das letras num pedaço de papelão (A); o meu é bem grossinho, daqueles de folha tripla, com meio centímetro de espessura. Fiz o recorte usando aquelas faquinhas bem afiadinhas tipo bisturi (B), sendo que para cada letra, eu fiz 3 cópias iguais (já explico o porquê).

diy simplichique letras decorativas 02

Papelão é ótimo pra colar com cola de isopor; ele cola rapidinho e o cheiro da cola é uma delícia. Peguei as 3 cópias da letra (C) e colei uma na outra, para que ela ficasse grossinha (D) e desse a impressão de ser uma letra 3D, como se fosse de madeira. Foi por isso que eu recortei 3 letras iguais usando o mesmo molde.

Se você usar um papelão mais fininho, talvez precise fazer mais cópias de cada letra, até que ela esteja da espessura que você preferir.

diy amigo oculto

Depois de todas as letras prontas, coloquei uma ao lado da outra e posicionei uma linha sobre todas elas. Fiz isso porque queria usar duas cores de feltro, a base vermelha e a parte de cima, branca, mas não queria que essa divisão fosse horizontal, e sim diagonal. O problema é que minha régua era menor que as letras juntas; então, usando uma linha, fiz esse traço (E)…

diy amigo oculto

…e usei como referência para riscar uma reta com a régua (F) e (G). Mas você pode fazer usando uma cor só, se preferir. Se for esse o caso, ignore os passos (E), (F) e (G).

diy amigo oculto

Agora vem a forragem. Primeiro, você vai cortar tiras de feltro para cobrir todas as laterais das suas letras. No caso dos “H”s, eu comecei forrando as laterais internas (H); percebam que as tiras de feltro que eu cortei não saíram exatamente na espessura das laterais, mas não tem problema: depois é só tirar o excesso com uma tesoura (I) e (J).

diy simplichique letras decorativas 06

Nessa hora de aparar os excessos, é importante deixar o feltro bem rente ao papelão (L). Depois de fazer todas as laterais de todas as letras, aí você parte para a frente (e as costas, se quiser).

diy amigo oculto

Para isso, coloque a letra em cima de um pedaço de feltro e trace os contornos dela com um lápis ou caneta (M) e recorte o que você traçou, colando o pedaço de feltro na letra com a cola quente. Novamente, se não saiu perfeito, tudo bem, basta ir tirando os excessos; nesse caso, usei uma tesourinha pequena (N) para fazer um acabamento mais minucioso.

Mas lembre-se: quando for recortar o feltro do passo (M), deixe sempre uma sobrinha para fora do risco; se você cortar muito rente, corre o risco de tirar muito material. Aí o papelão vai ficar exposto quando você colar o tecido na letra.

diy simplichique como ficou

diy simplichique letras decorativas 08a

diy amigo oculto

diy simplichique letras decorativas 09a

diy simplichique letras decorativas 10a

E aí, Gélia, gostou do projeto que fiz em sua homenagem? Quero desejar aqui um Feliz Natal pra você e pra sua família linda, e estender esses votos a todas as meninas que participaram desse amigo oculto. Foi muito legal!!

Aqui vai a lista de todas as participantes desse amigo oculto do DIY Coletivo, e vale a pena conferir cada um dos blogs porque os projetos são bem legais!

Thais – Coisas da Thais
Cinara – Nayart’s
Davenne – A Casa da Vila
Manuela (eu) – Simplichique
Rayssa – Gaveta Mix
Amanda – Casa Cafeína
Mariana – A Casa eh Sua
Sâmia – Joias do Lar
Fernanda – Casa da Dona Santa
Kellita – Forma Expressa
Beatriz – Pitanga Amarela
A equipe SOS Decor:
Erica – HomeSweetener
Carla – The Blue Post
Juliana – Casa de Amados
Thamyrez – Casa Design Studio

diy coletivo logo

.

Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook.


Tem mais Simplichique aqui:

Arquivado em: DIY, Natal, Reaproveitamento
Tags: , , , , ,


    Gravatar
    14 dezembro 2015

    Manu seu DIY ficou lindo! Vou fazer para dar de presente para uma amiga. Adorei participar e adorei a surpresa de ter sorteado a melhor amiga oculta que Papai do Céu poderia ter me dado.
    Feliz Natal!

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Ai que lindo, Fê!! E eu fiquei super feliz também pelo fato de vc ter me tirado no sorteio! Sua árvore de revista ficou tão fofa! Me apaixonei <3
    Feliz Natal pra vc tb e um beijão!!!

    [Reply]


    Gravatar Casa Design Studio
    15 dezembro 2015

    Manu, quanto capricho, quanto amor nesse DIY, está todo perfeitinho, amei! Achei super inusitado a ideia do feltro no papelão, nunca tinha visto isso! Arrasou!
    Beijo Grande! Thamyrez

    [Reply]


    Gravatar Mhilka Diniz
    15 dezembro 2015

    Ai que gracinha!
    A Gélia amou com certeza.
    Vou usar esse DIY para fazer uma letra pro quarto do meu filho ♥
    Beijos
    http://morandocomamor.blogspot.com.br/

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Que maravilha, Mhilka! Faz sim!! Depois quero ver como ficou 🙂
    Um beijão!

    [Reply]


Deixe seu comentário