31/01/2017

Às vezes, quando a gente não aguenta mais nem olhar pra um móvel, o primeiro pensamento que vem na mente é se desfazer dele, seja vendendo ou doando (por favor, NUNCA descarte móveis em locais inadequados!).

Mas antes de dar adeus à peça, te desafio a fazer o seguinte: imagine aquela mesma peça numa tonalidade diferente da original. Pense como ela ficaria na sua cor favorita e veja se, com esse novo aspecto, ela poderia ter ainda algo a oferecer para sua casa.
É isso que quero fazer você enxergar nesse post.

mesa de jantar

Essa mesa de jantar (que já era linda assim) foi adquirida a um precinho de banana através de uma rede social. Mas o dono viu nela um grande potencial se fosse pintada com outra cor. Então, resolveu botar a mão na massa, claro.

Primeiro a se fazer: lixar tudo para tirar o antigo verniz. Isso é sempre muito importante ao pintar um móvel, porque o verniz dificulta a absorção da tinta e, com o tempo, a pintura começa a soltar.

Aqui, a gente vê bem a diferença do lado lixado (esquerdo) e do lado que ainda tem o verniz (direito). Essa etapa, ao mesmo tempo que é um pé no saco, é extremamente importante para que o acabamento fique impecável.

mesa de jantar

Depois que todas as partes estiverem lixadas e limpas (passe um pano úmido pra tirar o pó), você já pode começar a pintar. O ideal é que você use tinta esmalte à base de água; ela seca super rápido, não tem cheiro e é a mais indicada pra pintar móveis de madeira.

A quantidade de demãos vai depender da capacidade de cobertura da tinta; tem umas que já cobrem bem com apenas duas demãos, mas outras precisam de mais. No caso dessa mesa de jantar, só duas não foram suficientes pra cobrir tudo 100%. Com a terceira, aí sim, ficou tudo bem homogêneo.

mesa de jantar

Depois de pintar o tampo, o cara partiu para os pés da mesa: pintou tudo de preto. Eu não sou muito fã de móvel escuro e, particularmente, não achei legal a escolha dessa cor. Mas o trabalho ficou incrível e o objetivo aqui é justamente motivar a botar a mão na massa.

mesa de jantar

É muito importante esperar o tempo de secagem entre as demãos. Geralmente, essa informação vem escrita na embalagem; siga sempre todas as instruções corretamente que seu trabalho vai dar certo.

Desmontar o móvel é opcional, você pode pintá-lo todo montadinho, mesmo que isso envolva várias cores. No caso dessa mesa de jantar, o dono preferiu separar tudo; se você tiver que fazer isso, nem preciso dizer que é bom esperar a tinta secar completamente antes de recolocar tudo no lugar, né?

Mesa pronta, agora vêm as cadeiras.

mesa de jantar

São cadeiras de madeira comuns, sem muita firula, com assentos de couro preto (que não aparecem nessa foto). Mudar a mesa e deixar as cadeiras assim seria uma injustiça com as coitadas, então elas também caíram na repaginada.

Como o cara não queria lixar as cadeiras (super te entendo, migo!), ele passou um primer em todas elas antes de pintar. Esse produto é fácil de encontrar em lojas de tinta e pode vir em várias cores; o que ele usou é cinza claro (é a cadeira da direita, em primeiro plano na foto). Depois, pintou tudo com a mesma tinta que usou nos pés da mesa.

mesa de jantar

Os assentos eram de couro preto, também sem nenhum detalhe. Preto com preto ia ficar meio sem graça, concorda?

mesa de jantar

Então ele tirou esse couro e colocou um novo revestimento, estampado. Pra fazer isso, você precisa de um grampeador específico, próprio para tapeçaria, que também vende em lojas de materiais de construção e bricolagem.

mesa de jantar

mesa de jantar

Gostei da escolha dessa estampa, fez uma composição legal com o azul que ele escolheu para a mesa. E é uma padronagem alegrinha, que realmente era o que essas cadeiras estavam precisando.

E elas ficaram assim:

mesa de jantar

Agora tudo junto:

mesa de jantar

Vendo assim, tudo arrumadinho, até que aceitei melhor a escolha do preto. Mas a questão aqui é que você não precisa se desfazer de um móvel (ou conjunto de móveis) porque não gosta da aparência dele. Se só a cor for o problema, é fácil de corrigir. Essa mesa de jantar mostrou isso direitinho.

mesa de jantar

mesa de jantar

mesa de jantar

Você já passou por essa experiência? Conte pra gente nos comentários! Vai ser muito bom inspirar a família simplichique com suas histórias 🙂

Imagens: FodderFTW (via Imgur)


Tem mais Simplichique aqui:

Arquivado em: Antes e Depois, Baixo custo, Decoração, Dicas, Móveis
Tags: , , , ,

Deixe seu comentário