27/06/2016

sala de jantar antes 01

Essa família americana não estava satisfeita com a sala de jantar, já que ela não acomodava todo mundo confortavelmente e os móveis existentes ainda comprometiam a circulação no ambiente.

Muita gente se chatearia e acabaria deixando a mesa lá, mesmo que ela quase nunca fosse usada. Mas com criatividade, muita força de vontade e algumas ferramentas, sabemos que é possível ter uma casa bem mobiliada gastando pouco. Comprar uma nova estava fora de questão. A solução? É o que vocês vão acompanhar agora.

A ideia era conseguir acomodar confortavelmente toda a família e amigos reunidos no mesmo espaço, o que era impossível com a mesa antiga. Então, partiram para o faça você mesmo, claro. Começando com os assentos.

antes e depois - sala de jantar 03

Ripas horizontais foram usadas para dar apoio a pequenas ripinhas, que serão a estrutura dos assentos. Elas ganharam, depois, apoios até o chão, tudo feito com pequenas ripas de madeira.

antes e depois - sala de jantar 04

O banco teria formato em U, mas somente a parte de trás poderia ser presa na parede, já que dos outros dois lados havia um balcão e uma janela. A solução foi fazer apoios em forma de quadrados e prendê-los neles.

De um lado, presos no balcão:

antes e depois - sala de jantar 05

Do outro, no rodapé da janela:

antes e depois - sala de jantar 05a

Apoios presos, hora de segurar tudo com uma chapa de madeira, que serviria como a parte de cima dos bancos.

antes e depois - sala de jantar 06

Para deixá-lo mais confortável, também foi usada uma espuma específica para essa finalidade, que foi revestida depois com um tecido bem encorpado, à prova d’água e que permite facilmente a locomoção das pessoas quando estiverem “deslizando” para se acomodar.

antes e depois - sala de jantar 07

antes e depois - sala de jantar 08

Agora é hora do fechamento lateral dos bancos. Foram usadas chapas de madeira ripada e algumas sobras de ripa para fazer um acabamento, que são aqueles pedacinhos na cor branca da próxima foto.

antes e depois - sala de jantar 09

antes e depois - sala de jantar 10

Bancos praticamente prontos, faltava apenas uma boa dose de tinta, ou duas demãos, pra ser mais precisa. Aquela “janelinha” no fechamento do banco faz parte do sistema de ventilação da casa, comum em residências americanas.

antes e depois - sala de jantar 11

E assim, o ambiente estava quase pronto, se não fosse pelo principal: a mesa de jantar. Vocês acham que o dono da casa comprou uma pronta?

Nada disso. Usando mais sobras de madeira, ele mesmo fez uma mesa de jantar nova, sob medida, dessa vez quadrada.

antes e depois - sala de jantar 12

E aí está o resultado da nova sala de jantar deles!

sala de jantar depois 02

A parte de trás do banco que fica encostada na janela também ganhou o mesmo fechamento do restante; dessa forma, quem estiver naquela sala ali do lado direito, vê o banco bem acabadinho em vez de ver os apoios aparentes.

Segundo o morador, agora cabem 12 pessoas confortavelmente na nova sala de jantar (15, bem no estilo “unidos, venceremos”) e ainda há a possibilidade de colocar mais duas cadeiras grandes na parte livre da mesa.

sala de jantar antes e depois 01

Valeu a pena o esforço, não acham?

Imagens: via Imgur

Agora, me contem: vocês já tiveram vontade de fazer algo com as próprias mãos para evitar gastos exorbitantes?


Tem mais Simplichique aqui:

Arquivado em: Ambientes, Antes e Depois, Baixo custo, DIY
Tags: , , , ,


    Gravatar Layde Linhares
    28 junho 2016

    Nossa que massa! Ficou parecendo aquelas mesas de restaurante, super confortáveis que vc não quer sair mais, rs! Muito legal e com certeza super econômico. Amei!

    Super beijo Manu!

    Layde Linhares

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Verdade, Layde, imagina mandar fazer tudo isso daí a fortuna que seria aqui no Brasil… sem chances rsrs
    Um beijão!

    [Reply]


    Gravatar Daniela
    4 julho 2016

    Eu simplismente amei essa dica! Ficou fascinante o ambiente…

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Deu outra cara, né Dani? Ficou muito legal mesmo e o melhor de tudo é saber que a gente também pode fazer o mesmo, basta botar a mão na massa! 😀
    Um beijão pra vc!

    [Reply]


    Gravatar Renata Wentz
    6 julho 2016

    Meu Deus eu não to acreditando! Guria ficou lindo, tô adorando olhar esta foto! Além da cor da parede e os quadrinhos q deram toda graça ne, combinou mais do q a mesa antiga e escura… detesto madeira escura em móveis =/

    adoro casas americanas, estes estilos q eles tem de fazer as casas, tudo tão lindo 🙂 com certeza salvarei este antes e depois!

    bjoooo Manuuu

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Rê, somos duas então! Não gosto de móveis com madeira escura, acho que fica tão pesado… sei lá!
    Mas estou radiante de felicidade aqui pelo seu comentário! Fico suuuuper feliz que tenha gostado do post! 😀
    Um bjão!!

    [Reply]


Deixe seu comentário