Você está visualizando atualmente Bancadas de banheiros pequenos: dicas para não errar

Bancadas de banheiros pequenos: dicas para não errar

Se você compartilha da mesma realidade que eu, a de morar em apartamento, essas dicas podem ser bem úteis para seu banheiro. Aliás, é cada vez maior o número de pessoas que me pedem dicas sobre banheiros pequenos. Ser pequeno não é um empecilho para decoração, é bom que isso fique claro.

Esse ano, reformei os dois banheiros aqui do apê, mas mantive os itens antigos (bancadas, metais e acessórios) por motivo de: economizar para comprar a ração dos filhos. Brincadeiras à parte, pretendo começar a mudar o que ficou pendente na reforma e a bancada do banheiro social é minha prioridade.

Por isso, vamos juntos nos inspirar nessa seleção de bancadas para banheiros pequenos que preparei com carinho e vamos discutir alguns pontos, para que vocês possam aproveitar todos os detalhes e não passarem aperto no banheiro. No sentido literal, tá gente?

Bancadas para banheiros pequenos

Primeira grande dica: móveis muito volumosos vão dar sensação de aperto. Isso vale para qualquer ambiente. Se o conjunto bancada + gabinete for separado, o espaço entre eles vai trazer fluidez para o banheiro.

Para conseguir esse efeito, use um tampo para a pia (não importa de qual material) e um móvel solto dele, seja apoiado no chão ou preso na parede.

banheiros pequenos 01

banheiros pequenos 06Imagens: 12

Considerando o caso de usar o gabinete acoplado na pia, opte por móveis com aberturas, com nichos e prateleiras expostas. Isso quebra a continuidade do móvel, artifício bastante adequado em ambientes muito pequenos.

banheiros pequenos 07a

banheiros pequenos 02Imagens: 12

Se você prefere móveis sem aberturas, a dica é tirá-lo do chão. Quando deixamos um espaço entre o móvel e o piso, damos a impressão de que ele está flutuando, ou seja, garantimos leveza à decoração do banheiro. Sem sensação de móvel espremido.

banheiros pequenos 0810Imagens: 12

Já sei, você quer o móvel no chão. Sim, é possível; nesse caso, use móveis prontos que originalmente não são para banheiro, como aparadores, cômodas e até mesinhas laterais. Já escrevi um post só sobre esses casos (veja aqui) e é sempre bom lembrar de proteger muito bem a madeira desses móveis com uma seladora, para impedir que a umidade penetre na madeira e, assim, prolongar sua vida útil.

banheiros pequenos 0311Imagens: 12

Essa dica dos móveis prontos, eu recomendo que seja para banheiros sociais, aqueles que a gente quase nunca usa. Com pouco uso, sua manutenção e sua limpeza não precisam ser tão rigorosas: em vez de desperdiçar água lavando o chão de um banheiro que quase nunca é usado, prefira só passar pano. Assim, os móveis também vão durar mais.

As cubas de apoio apresentam menor área de contato com o tampo comparadas às cubas de embutir; ou seja, sobra mais espaço livre na bancada. E “espaço livre” é o termo que todo mundo que mora em apartamento quer ouvir. Por isso, sempre que possível, prefira as cubas de apoio.

banheiros pequenos 0512Imagens: 12

É claro, existem as desvantagens. Enxugar uma pia com cuba de embutir depois de lavar o rosto é muito mais fácil do que uma com cuba de apoio. Aí você tem que pesar qual é a prioridade: tamanho ou praticidade?

Uma dica extra: se optar por cubas de apoio, escolha as redondas e fuja daquelas com válvula oculta. Elas são lindas na aparência, mas são terríveis de limpar e desentupir.

Sabemos que a transparência do vidro é uma grande aliada na decoração de ambientes pequenos. Eu, particularmente, não gosto de bancada de vidro em banheiro, mas somente por questões estéticas mesmo. Se você gosta, elas são infalíveis para dar amplitude ao espaço.

banheiros pequenos 1304Imagens: 12

Para concluir, volte para o início do post e reveja todas as imagens, de uma por uma, para chegarmos à ultima dica.

Percebeu o que elas têm em comum?

banheiros pequenos 1409Imagens: 12

Com exceção daquelas que propositalmente usei para exemplificar o caso das cubas de apoio, todos os outros banheiros têm predominância de cores claras, seja nos revestimentos, nos móveis, nas louças ou nos acabamentos.

Usar base clara, preferencialmente branca, aumenta demais a sensação de amplitude de um banheiro. Os móveis mostrados nesses banheiros, quando não são brancos, são um mero detalhe para destacar a decoração. Usar muitos móveis escuros num ambiente tão pequeno como o banheiro é uma cilada que pode acabar dando errado!

consultoria de decoração

Este post tem 7 comentários

  1. Luana

    Adorei as dicas !!! Moro em uma casa com um banheiro bem pequeno e antigo !!! Estou no processo de tentar melhorar a aparência dele de uma forma mais prática e econômica !!! Valeu !!!

  2. Magda Mara da Silva Brocardo

    Boa Noite, gostei muito das suas dicas, estou fazendo uma pequena reforma no meu ban
    heiro que è bem pequeno!!!! Obrigada pelas dicas!!!

  3. Marcia Rita

    Manuela, seu post já tem 4 anos, mas duas divas são eternas!! Era exatamente o que estava procurando!!
    Parabéns! Vc demonstra super conheckmento na área!! É profissional de decoração?

    1. Manuela Lopes

      Muito obrigada, Marcia! Sou arquiteta e decoradora, e trabalho ensinando pessoas a transformarem suas casas em seus lares através da decoração. 🙂

  4. Maria paula

    Amei as dicas principalmente da pia flutuante

    1. Manuela Lopes

      Super diferente, né Maria Paula? 🥰

Deixe um comentário