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Blog Day 2016 + Bônus: Dicas para blogueiras nunca fazerem

Hoje a blogosfera está em festa! No dia 31 de agosto, é comemorado mundialmente o Blog Day.

Muita gente pensa que, com o tanto de blog que existe atualmente, rola muita competição entre blogueiros. Pode até ser que role mesmo, já que a concorrência é grande e muita gente (inclusive eu) transformou o blog em trabalho. Um trabalho delicioso, a propósito.

Mas são datas como a de hoje que reforçam a atmosfera amistosa que existe na blogosfera. É um mundo bastante unido, acreditem. Nós, blogueiros, estamos sempre trocando informações uns com os outros, ajudando uns aos outros e o que é melhor: fazendo sempre novas amizades.

É costume, na data de hoje, indicarmos blogs de outras pessoas (e até de outros nichos) para que nossos leitores ampliem suas referências bloguísticas (!) e conheçam novos sites. Ou que a gente indique blogs que AMA do fundo do coração, para mostrar nosso apreço a eles.

No Blog Day desse ano, reuni apenas os blogs cujos criadores eu já conheci pessoalmente (e foi incrível), por ordem alfabética:

blog day 2016 simplichique blogs

ALÉM DA RUA ATELIER (Vero Kraemer) – BLOG REMOBILIA (Patricia Melo) – CASA DA CHRIS (Chris Campos)- COLACORELINHA (Ma Stump) – DCORAÇÃO (Vivianne Pontes) – ERIKA KARPUK (Erika Karpuk) – HOMENS DA CASA (Eduardo Mendes) – SENHORA BAGUNÇA DIY (Layde Linhares)

DICAS BÔNUS PARA BLOGUEIROS NESSE BLOG DAY

Esse ano, além das indicações, vou inovar. Para estar aqui como blogueira, eu estudei muito e não é vergonha nenhuma admitir isso. Tem gente que acha que blogar é coisa “de quem não tem o que fazer”. Nada disso. Blogar por hobby é completamente diferente de blogar profissionalmente.

E nesses quase dois anos de blogosfera, aprendi bastante. Descobri como fazer certas coisas, mas aprendi também a NÃO fazer outras. Se você, blogueiro ou blogueira que me lê nesse momento, resolveu fazer do blog seu trabalho, preste atenção nessas dicas (vou até escrever em CAPS, dada a circunstância):

1. CITE A FONTE DAS IMAGENS

Canso de entrar em blogs que enchem um post de imagens e não dizem de onde retiraram aquelas imagens. O texto pode até ser seu, mas as imagens não são – a menos, é claro, que você tenha tirado as fotos. Não dizer de onde vieram as imagens é falta de ética e pode até resultar em problemas com a Justiça, por causa dos direitos autorais.

E tem mais: se você coloca no final do post “Fonte: Google”, sinto informar, você está fazendo isso errado. O Google é apenas um mecanismo de busca, uma fonte de pesquisa, e não de origem das fotos. Pense que alguém pode estar usando uma foto sua em algum blog que você desconhece sem dizer que ela é sua. Pense no trabalho que você teve para compor o cenário, editar as imagens no computador, no tempo que você gastou nisso tudo, para não ter seu trabalho reconhecido. Revoltante, né? Pois é exatamente isso que você está fazendo ao deixar de dizer de onde veio aquela foto maravilhosa do seu post.

2. NUNCA PEÇA NADA A EMPRESAS EM PÚBLICO

Fico numa vergonha alheia total quando vejo no Facebook ou no Instagram uma blogueira pedindo produto às empresas na frente dos leitores. Ah, Manu, mas é de maneira informal, é quase uma brincadeira. Miga, sua loka, você quer ou não quer que seu blog seja seu ganha pão? Então pare de mendigar produtos. Seus leitores estão ali, vendo você se humilhando a troco de que, um liquidificador? Um limpa piso? Um adesivo de parede? Se valorize, criatura!

Mas veja, não estou dizendo que pedir algo às empresas é errado. Existem maneiras de se fazer isso sem perder o profissionalismo. Entre em contato com elas de maneira particular, por e-mail, por chat ou até por telefone, mas NUNCA nas redes sociais. A impressão que dá é que você entrou na blogosfera só pra ganhar presente e se foi isso mesmo, é melhor parar por aí.

3. NÃO MASCARE SEUS NÚMEROS NO MIDIA KIT

blog day 2016 simplichique gráfico

Tem muita gente exibindo informações no Midia Kit de maneira errada, até pra tentar puxar a sardinha pro seu lado. O Midia Kit é a maneira mais precisa que uma empresa tem para conhecer seu blog e seu público. Ou, pelo menos, deveria ser.

Considere esse exemplo: meu blog teve 5 milhões de visualizações. Você pensa: UAU! Mas peraí, teve 5 milhões de visualizações em 1 mês ou em 10 anos? Captaram a diferença? Sempre especifique o período em que aqueles dados foram analisados, porque isso faz muita diferença SIM. Aposto que você já deve ter entrado em blogs com contadores de acessos; aquilo lá é a melhor evidência disso. Não mascare seus números, faça a empresa entender tudo DIREITINHO.

E você, leitor, agora diga quais são seus blogs favoritos para que a gente acabe conhecendo muitos e muitos blogs legais!

Feliz Blog Day pra todo mundo!

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Este post tem um comentário

  1. Eliza Caline

    Eu admiro muito as blogueiras, por se exporem assim, e a blogueira influencer tem um papel muito importante hoje para a divulgação da moda brasileira, elas impulsionam as vendas, conseguem interagir com o publico facilmente são de grande valor para as empresas que querem se lançar nas midias sociais.

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