17/08/2016

mostra decor jardins cabeçalho

Sabe aquele tipo de ambiente que dá vontade de morar ali e não sair nunca mais? É assim que estão os espaços da 2ª Decor Jardins. A mostra, organizada pelo grupo Você Vahle, fica aberta ao público até o dia 7 de setembro no Shopping Jardins, em Aracaju (SE).

Arquivado em: Coluna da Mari, Decoração, Mostras
Tags: , , , ,

29/07/2016

incc cabeçalho simplichique

(Imagem via)

Uma das coisas que mais incomoda o brasileiro é pagar imposto. Na maioria das vezes a gente paga sem saber e não faz ideia de pra onde aquele dinheiro foi, ou onde está sendo empregado. Com a compra do imóvel não é diferente.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) é o tributo que incide no valor do financiamento de quem compra um imóvel ainda em processo de edificação. Ele corrige para as construtoras o valor da inflação, oscilando de acordo com a variação dos preços dos materiais de construção e mão de obra no mercado.

Arquivado em: Coluna da Mari, Planejamento
Tags: , , , , ,

22/06/2016

diário de obra 1

Depois de um longo hiato, aqui estou eu de volta para retomar a coluna! Não, não foi um abandono. Juro! É que às vezes a vida da gente passa por tanta coisa ao mesmo tempo, né? Mas agora vamos voltar com tudo e rumo à entrega do apê! Ok, é só forma de falar,  ainda falta muito tempo! Mas é que eu não consigo conter a ansiedade…

Arquivado em: Coluna da Mari, Planejamento, Texto
Tags: , , , , ,

19/02/2016

iptu imagem 1

Imagem: via

Começo de ano é sempre sinônimo de gastos. Licenciamento de veículos, matrículas escolares, e o tão temido e polêmico Imposto Predial e Territorial Urbano. É, gente. Quem decide ter seu próprio imóvel precisa estar pronto para encarar de coração aberto e bolso cheio o danado do IPTU.

Há quem ache que só a existência desse imposto já é motivo suficiente pra adiar, o quanto puder, a saída da casa dos pais. Eu, particularmente, acho que é só mais uma das responsabilidades que devem ser acrescentadas à sua vida. É o preço que se paga pela independência, literalmente.

Mas que preço é esse? Por que ele é tão alto? Pra que a gente paga? Na verdade o IPTU nem é tão difícil assim de entender, a questão é que todo imposto dá uma dorzinha para pagar, né?

Arquivado em: Coluna da Mari, Texto
Tags: , , , , ,

11/12/2015

Existe um momento difícil na vida de quem comprou um imóvel na planta, e esse dia chegou para mim: o pagamento do balão. Ontem recebi a fatura do meu primeiro balão e só tive uma vontade grande de chorar.

balão compra de imóvel

O valor do tal balão é realmente de assustar! (Imagem: via)

Quando minha irmã me perguntou o que exatamente era um balão, eu fiquei sem resposta, digo isso honestamente. “É uma forma lúdica que eles usam para chamar uma parcela bem gorda que vem de tempos em tempos”, foi a forma menos traumática que encontrei de explicar. Mas refletindo depois, esse nome faz muito sentido. Um balão é, em geral, algo lindo, esplendoroso, que mexe com o imaginário da gente…

Arquivado em: Coluna da Mari, Planejamento, Texto
Tags: , , , , ,

13/11/2015

Quem está com seu lar doce lar comprado vai me entender. Que atire a primeira pedra quem ainda não comprou um copo que seja já pensando na casa nova! Esteja perto de entregar ou bem longe (como o meu), não dá pra resistir, fala a verdade!

Aí eu entro sem nenhuma pretensão na loja e me deparo com uma cama forrada com uma colcha linda e uma bandeja de café da manhã dos sonhos. Não tem como não se imaginar já acordando diva no seu cantinho, né?

Minha primeira comprinha para meu apartamento!

Minha primeira comprinha para meu apartamento!

Arquivado em: Coluna da Mari, Texto
Tags: , , ,

Páginas12