Adoro incorporar pompons à decoração de qualquer cantinho. Já ensinei como fazer pompom aqui no blog algumas vezes, mas sempre usando a mesma técnica. E existem muitas!

como fazer pompom

Por isso, resolvi reunir num só lugar 5 técnicas diferentes que experimentei para fazer pompons de lã. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, então vai ficar a seu critério decidir qual vale mais a pena. Bora aprender?

Como fazer pompom de 5 maneiras diferentes

1. COMO FAZER POMPOM USANDO AS MÃOS

A primeira delas e mais comum é usar as próprias mãos. Funciona assim: você enrola a lã entre seus dedos, dando entre 60 e 100 voltas, dependendo de quão cheio você quer que fique seu pompom. Quanto mais fofinho, mais voltas você precisa dar.

Depois, com um pedaço da lã, você amarra o bolinho pelo meio com bastante força e, com uma tesourinha, corta as curvas, abrindo seu pompom. Depois disso, vai ser preciso “podar” o pompom para dar o formato redondinho (para isso, é melhor usar uma tesoura maior).

como fazer pompom

VANTAGENS:

 Excelente acabamento;
 Técnica ideal de como fazer pompom em pequenas quantidades;
 É a maneira mais barata de todas.

DESVANTAGENS:

 Desperdício: na hora de podar o pompom, muita lã vai embora;
 Pode machucar se fizer em quantidade: acredite, eu já fiz mais de 50 pompons na mão de uma só vez e, no fim das contas, meus dedos ficaram bem machucados por causa do atrito constante da tesoura.

2. COMO FAZER POMPOM USANDO UM MOLDE DE PAPELÃO

Uma alternativa para fazer pompons sem machucar as mãos é usar um molde de papelão, como esse da foto abaixo: um retângulo com um rasgo no meio.

como fazer pompom

A técnica é idêntica à manual, só que em vez de enrolar os fios em suas mãos, você vai enrolar no papelão, pela área do rasgo.

como fazer pompom

O rasgo serve para que você possa enrolar o meio do bolinho de lã quando terminar de enrolar tudo. A partir daí, é só tirar do papelão e fazer os cortes, exatamente como na primeira técnica.

como fazer pompom

VANTAGENS:

 Também é barato de fazer e você pode reaproveitar um pedaço de papelão que esteja sobrando;
 Dá pra fazer em quantidade, mas você vai gastar mais tempo;
 Não machuca a mão.

DESVANTAGENS:

 Desperdício: na hora de podar o pompom, muita lã vai embora;
 Como o molde amassa na hora de prender o bolo, é possível que você precise fazer um novo de tempos em tempos e isso vai tomar tempo na execução;
O acabamento fica feio porque como o papelão é rígido, não dá para apertar muito na hora de prender o bolinho; no fim, seu pompom vai ficar visivelmente dividido, como se fosse uma noz sem casca.

3. COMO FAZER POMPOM USANDO UM GARFO

Uma vez, vi essa técnica no Pinterest e decidi testar. Ela funciona exatamente da mesma forma que a técnica do molde de papelão: você vai usar os dentes do garfo para enrolar a lã.

como fazer pompom

VANTAGENS:

 De todas, essa é a técnica que permite fazer os menores pompons que você vai conseguir;
 Excelente acabamento (o pompom fica uma gracinha no final).

DESVANTAGENS:

 Desperdício relativamente grande: em comparação com as outras, ela gasta menos, mas proporcionalmente ao tamanho do pompom minúsculo, podemos considerar que existe, sim, desperdício;
 Supondo que você vai usar um garfo da sua cozinha, essa técnica exige um trabalhinho extra que as outras não: lavar o utensílio depois;
 Pode machucar: como é preciso fazer muita força para prender o bolinho ao meio, existe a possibilidade de o garfo escorregar e furar sua mão (experiência própria);
 Só é possível fazer pompons de um único tamanho.

4. COMO FAZER VÁRIOS POMPONS DE UMA SÓ VEZ

É provável que você já tenha visto na internet alguém usando o encosto de uma cadeira para fazer vários pompons de uma só vez. Isso é uma mão na roda para fazer em quantidade, mas se você não tiver uma cadeira de encosto vazado, não vai conseguir amarrar os fios. Por isso, eu adaptei essa técnica para facilitar nossas vidas: usei uma moldura.

como fazer pompom

O número de pompons vai depender do tamanho da sua moldura – eu usei uma que mede 25 por 30 cm e consegui fazer 4 ao mesmo tempo, mas usei o lado menor (o de 25 cm) só para conseguir filmar.
A técnica consiste em enrolar os fios ao redor do maior lado dela e dividir esse rolo em partes iguais.

como fazer pompom

como fazer pompom

Passa a tesoura entre uma divisão e outra e termina cada pompom individualmente, como nas técnicas anteriores.

VANTAGENS:

 De todas, essa é a técnica que permite fazer mais de um pompom ao mesmo tempo;
 Acabamento bom.

DESVANTAGENS:

Desperdício: a partir do momento em que você passa a trabalhar individualmente, o desperdício vai ser praticamente o mesmo das técnicas anteriores na hora da poda;
 É possível que, ao dividir o rolo em partes iguais, os pedaços não saiam exatamente do mesmo tamanho, então vai ser preciso ajustar o tamanho de cada deles, de um por um, para que fiquem iguais. Isso vai acabar gerando ainda mais desperdício de lã e vai tomar tempo.

5. COMO FAZER POMPONS USANDO GABARITOS (POMPOM MAKER)

Para quem não conhece, existem gabaritos próprios para fazer pompom com muita facilidade. Eu comprei um kit com 4 tamanhos variados pelo Aliexpress no ano passado e, como qualquer compra da China, demorou absurdamente para chegar, mas não tive nenhum problema de envio ou taxação. Paguei 4,50 dólares na época, já com frete.

O diâmetro de cada peça é o que define o tamanho do seu pompom. Do maior para o menor, os tamanhos são: 8 cm, 6 cm, 4 cm e 3,3 cm.

como fazer pompom

À primeira vista, parece uma geringonça, mas depois que você aprende a usar, não vai querer mais nunca fazer pompom de outra maneira.

Funciona assim: você enrola a lã primeiro em uma das metades do gabarito, depois na outra; com ele fechado, corta os fios com uma tesourinha pequena. Ainda com o gabarito fechado, passa um pedaço do fio pelo meio dele e amarra com um nó bem apertado para, só então, abrir o gabarito e tirar o pompom dele.

como fazer pompom

E o pompom já sai praticamente no formato; não é preciso podar quase nada.

VANTAGENS:

 De todas, essa é a técnica que desperdiça menos lã, porque a poda vai ser mínima;
 Excelente acabamento;
 Rapidez na confecção dos pompons;
 É possível fazer pompons de 4 tamanhos diferentes.

DESVANTAGENS:

 Aqui no Brasil, o kit pode sair caro (já vi preços variando entre 35 e 86 reais); comprar pelo eBay ou pelo AliExpress vale muito mais a pena, só que vai demorar um bocado para chegar.

COMPARANDO OS DESPERDÍCIOS

Para você ter uma ideia de quanta lã cada técnica desperdiça, coloquei lado a lado cada pompom com sua respectiva “tosa” embaixo. Assim fica mais fácil de perceber como vale a pena usar os gabaritos. De todas, é a que eu prefiro: faço um pompom muito bonito em menos tempo e gastando menos material.

como fazer pompom

COMO DECORAR USANDO POMPONS DE LÃ

Agora, é só você deixar sua criatividade fluir. É possível usar em bolsas, decorar capas de almofadas… mas eu, particularmente, gosto de usar o pompom como o elemento principal, e não como um acessório. Estou doida pra fazer um tapete para meu quarto.

Por enquanto, deixo aqui algumas criações que decoram minha casa com muito amor: um arranjo de pompons que fiz com galhos secos…

como fazer pompom

… e minha estrelinha de pompons que eu amo! (clique aqui para aprender a fazer uma igual)

como fazer pompom

Quer me mandar fotos da sua decoração com pompons? Vou receber com muito carinho! Meu email é contato@simplichique.com.br ou me mande mensagem por direct nas redes sociais, é @simplichique em todas!


Tem mais Simplichique aqui:simplichique

Compartilhe: