Para que sua casa seja um local agradável, que funcione bem em todos os aspectos, é preciso que a gente setorize determinadas funções, até mesmo pra aumentar a produtividade delas. Montar um cantinho de estudo pode ser uma boa solução para aquelas pessoas que usam a mesa da sala de jantar para essa finalidade.

cantinho-de-estudo-04

Pense como seria muito mais prático se, ao terminar de estudar, todos os materiais que você utilizou já estivessem em seu lugar certo. Nem precisaria se preocupar em levar aquela montoeira de livro pra cima e pra baixo (as mães agradecem).

Com essas dicas, você vai criar um cantinho só pra estudar aí na sua casa, e como o nome sugere, não precisa ter um quarto inteiro só pra isso. Basta um cantinho MESMO.

Separe um móvel só pra estudo

cantinho-de-estudo-01

Pode ser uma mesa, uma escrivaninha, ou até uma pequena bancada. O importante é que você tenha onde colocar uma cadeira para sentar. Nada de estudar deitada na cama ou sentada no sofá.

cantinho-de-estudo-01a

Se o móvel tiver gavetas, melhor ainda. Assim, você protege seus materiais da poeira e ainda deixa o cantinho visualmente mais limpo.

Mantenha o cantinho sempre organizado

Vai por mim, será difícil se concentrar procurando por alguma coisa. Deixe cada item no seu lugar de sempre para que você não perca tempo indo atrás disso. Assim, você economiza tempo e aumenta a produtividade de seus estudos.

cantinho-de-estudo-05

Sem falar que um lugar bagunçado desmotiva até os mais animados em passar naquele baita concurso. Deixar tudo bem arrumado torna a leitura muito mais convidativa e confortável.

Crie um mural para anotações

Sei que muitos de vocês assimilam melhor um conteúdo quando escrevem. Se for preciso deixar essas anotações à vista, use um lugar só pra isso. Um mural é uma ótima solução, que também poderá ajudar com lembretes e recados e até para organizar os materias que você mais utiliza.

cantinho-de-estudo-10

Mas cuidado! A utilização errada do mural pode comprometer seu estudo. Nada de pendurar fotos do paquera ou matérias de revista. Lembre-se: esse cantinho é para você se concentrar e não pra ficar dispersa com bobagens.

cantinho-de-estudo-09

Atente para a iluminação do cantinho

Muita gente vira a madrugada estudando, por isso, atenção na iluminação do local! Mesmo que o ambiente esteja bem iluminado à noite, é provável que você faça sombra no livro por causa da posição de sua cabeça, já que a luz do cômodo vem de cima. Isso pode ser corrigido com uma luminária de mesa, que vai direcionar a luminosidade para objeto de leitura e evitar fadiga visual por causa do excesso de sombras.

cantinho-de-estudo-02

As luzes brancas são mais indicadas para estudo porque elas estimulam nossa atenção; diferente das luzes amareladas, que convidam para o relaxamento. Posicione a luminária no sentido contrário à mão que você usa para escrever para que ela não gere sombra no caderno. E deixe a fonte luminosa abaixo da linha dos olhos para que ela não lhe ofusque.

cantinho-de-estudo-08

Escolha uma cadeira confortável

Ninguém aguenta ficar muito tempo sentada sem conforto e usar uma cadeira inadequada para estudar é terrível não só pra sua coluna, mas também para seu estudo. Sua capacidade de concentração diminui muito quando o corpo não está acomodado de maneira confortável.

cantinho-de-estudo-07

Às vezes, basta uma almofada para deixar a cadeira mais confortável. É importante que tanto as costas quanto os pés estejam sempre bem apoiados e que seus braços façam um ângulo de 90º no cotovelo, quando você estiver escrevendo ou digitando.

cantinho-de-estudo-06

Com todas essas dicas, tenho certeza de que seu cantinho de estudo vai ficar bastante funcional, confortável e bonito!

Imagens: 12345678910


Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: