01/02/2016

decoração musical cabeçalho

É comum alguns clientes pedirem uma decoração temática específica quando contratam um projeto de interiores; música é um desses temas e tem tanto a ver comigo que resolvi falar um pouco sobre isso. Para quem não sabe, meu marido é violinista e meu Trabalho Final de Graduação no meu curso de Arquitetura e Urbanismo foi uma proposta de criação de um instituto de música, que envolveu tanto a área de projeto arquitetônico quanto a de restauro e patrimônio.

Mas como o assunto aqui é decoração, separei algumas ideias bem criativas que você pode fazer em casa, reaproveitando instrumentos musicais que não estão mais em condições de uso (pelamordedeus, ninguém vai me sair desmontando instrumento novo só pra usar como móvel, hein?) ou inserindo elementos musicais de uma forma mais sutil na decô. Bora conferir?

Instrumentos de percussão foram instalados na parede e ganharam vida nova como pequenas prateleiras decorativas.

decoração musical 12

Imagem: via

A mesinha abaixo foi feita com um surdo, uma das peças que compõem uma bateria. Até tampo de vidro ela ganhou; e reparem que as pernas imitam baquetas. Esse móvel estava exposto na Design Week de Portland, em 2012.

decoração musical 04

Imagens: via

Espia só o tampo dessa mesinha lateral feita de baquetas! Não deu um efeito bem legal?

decoração musical 01

Imagem: via

Falando em baquetas, é possível criar um elemento artístico bem diferente com elas; algumas ainda ganharam cores bem alegres.

decoração musical 02

Imagem: via

E o que me dizem desse pendente? Literalmente uma decoração musical!

decoração musical 03

Imagem: via

E para finalizar as ideias com instrumentos de percussão, essas baterias ganharam pequenas prateleiras internas e viraram mini estantes e nichos bem funcionais.

decoração musical 10 17

Imagens: 12

Essa parede coloridinha, além de desempenhar função estética, também cumpre a importante finalidade de isolar o ambiente acusticamente; cada “tijolinho” desse é composto por espuma e tecido, perfeitos para deixar o cômodo à prova de som. E a configuração visual simula um equalizador gráfico! Demais, né não?

decoração musical 07

Imagens: via

Os técnicos de som e DJ’s vão se encantar com esse cabideiro de parede!

decoração musical 18

Imagem: via

Essa ideia é bem bacana: um gráfico de intensidades do som serve como elemento artístico para compor um quadro super moderno, e o melhor de tudo é que o gráfico mostrado se refere a uma frase real. Já imaginou fazer uma arte dessas contendo uma declaração de amor? #ficaadica

decoração musical 20

Imagem: via

Uma pequena prateleirinha pode se transformar numa fita cassete bem descolada, usando adesivo ou até pintura mesmo. O toque final fica por conta do painel na parede, que simula a entrada da mídia no aparelho de som. Super criativo!

decoração musical 19

Imagem: via

Instrumentos que não servem mais podem virar pequenos nichos temáticos de parede; esses foram feitos com violões.

decoração musical 09 16

Imagens: 12

E que tal pintar o espelho da escada como se fossem teclas de um piano? (Espelho é a parte vertical de um degrau)

decoração musical 06 15

Imagens: 12

É claro que não podia falar de decoração musical sem falar das partituras! Elas podem ser usadas na decoração de casa de várias maneiras; gosto muito dessas que trouxe para vocês. A primeira é usá-las para fazer decoupagem em algum móvel; dependendo da característica dele, essa técnica confere um aspecto bem rústico e romântico.

decoração musical 05

Imagens: via

E quem gosta de imprimir pôsteres na internet para enfeitar as paredes de casa pode usar essas outras ideias aqui, repaginando as próprias partituras com desenhos mais moderninhos para dar uma cara mais inusitada à decoração e prendê-las nas paredes, criando uma composição.

decoração musical 21 22 23

Imagens: 12

O que acharam das ideias? Se você tem alguma decoração musical aí na sua casa, manda foto pra gente ver! Basta enviar por e-mail para contato@simplichique.com.br ou postar nas redes sociais usando a hashtag #simplichique.


Tem mais Simplichique aqui:

Arquivado em: Decoração, Inspiração, Reaproveitamento
Tags: , , , , ,


    Gravatar Chaiane
    4 fevereiro 2016

    Que lindas ideias, adorei as partituras sobre impressas, ficaram muito modernas.
    E o quadro com o gráfico é emocionante, deve ter sido incrível recebê-lo.

    Se quiser dar uma passadinha no meu blog, é bit.art.br/blog
    Beijo!

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Já pensou, Chaiane? Deve ter sido o máximo mesmo!
    Que bom que gostou das inspirações! 🙂
    E já tô passando no seu blog agora! Obrigada pela dica!
    Um beijão pra vc!

    [Reply]


Deixe seu comentário