17/04/2017

Em algumas regiões do país, as estações do ano são bem delimitadas; no outono, aqui em São Paulo, já não estamos mais enfrentando aquele calor causticante do verão; por outro lado, também não esfriou a ponto de precisarmos de agasalhos pesados. É a clássica transição entre o quente e o frio; os dias são mais fresquinhos e as noites, mais frias.

decoração de outono

Imagem: La Tienda Home

Em compensação, no Nordeste (em especial, em Sergipe, de onde eu venho) essa diferenciação é muito sutil. A diferença é que lá, no inverno, é uma época bem chuvosa, mas o outono continua quente. Não tanto quanto o verão, mas ainda assim, é bem mais quente que por aqui.

Pensando nisso, resolvi trazer dicas independentes do quão fria é a estação aí na sua cidade. É claro que uma coisa ou outra vai precisar de adaptação, respeitando sua realidade. Mas no geral, elas servem para qualquer contexto.

Elementos rústicos são a cara do outono. Tradicionalmente sendo uma época de transição, na qual o calor começa a ir embora, combine esses elementos com cores, texturas e objetos mais sóbrios. Substitua, aos poucos, o excesso de cores vibrantes do verão por tons mais neutros e aconchegantes.

decoração de outono

Imagem: Life’s Chic

A juta é um dos tecidos mais adequados para compor elementos decorativos com um aspecto mais rústico e, ao mesmo tempo, delicado. Tire proveito disso e repagine objetos com ela; reaproveitar potes de vidro é uma boa ideia para criar e enfeitar vasinhos de flores, e ficam super a cara da estação.

decoração de outono

Imagem: The Newlyweds Cookbook

Usar roupa de cama com essa pegada mais sóbria é uma boa forma de mudar a cara do quarto sem precisar fazer nenhuma alteração física nele. A vantagem dos tons neutros é que eles são muito fáceis de combinar com o que já existe no ambiente.

decoração de outono

decoração de outono

Imagens: 12

É claro que isso não é uma regra; é possível deixar um ambiente muito aconchegante sem, necessariamente, recorrer a tons terrosos ou a tons de cinza. Um quarto branco com toques pontuais de cores mais fortes (sem exageros) deixa qualquer espaço convidativo quando decorado com um mix de texturas.

decoração de outono

Imagem: Tin Roof Farmhouse

No meu vídeo onde falei sobre tendências de decoração para 2017, um dos itens é o handmade. Ele cai como uma luva para compor a decoração da casa no outono, principalmente o crochê e o tricô. Tapetes e mantas de crochê, além de estarem super em alta, darão um clima bem acolhedor a qualquer ambiente.

decoração de outono

Imagens: 12

Assista ao meu vídeo para ficar por dentro do que é tendência esse ano!

Por fim, um dos elementos decorativos que mais nos remete a aconchego são as velas. Se você não tem o costume de acender velas em casa, essa é uma boa oportunidade para experimentar – e já vou adiantar que a sensação é maravilhosa.

Além de criarem uma atmosfera bem intimista, por si só, elas funcionam como objetos decorativos. Uma sugestão é usar frutas e galhos secos para decorá-las (a Mirella, do Casa de Firulas, ensina a fazer um super fácil; basta clicar aqui).

decoração de outono

Imagem: Whimsical Home and Garden

Amarre canela em pau ao redor de uma vela para aromatizar o ambiente; o perfume que ela vai exalar também contribui bastante para deixar seu espaço muito mais agradável.

decoração de outono

Imagens: Casa.com.br

Você tem alguma outra dica ou truque que costuma usar para decorar a casa no outono? Deixe seu comentário para trocarmos essas experiências! 😉


Tem mais Simplichique aqui:

Arquivado em: Ambientes, Cuidados com a casa, Decoração
Tags: , , , , , ,

Deixe seu comentário