08/06/2015

cabeçalho

Se você ainda não conhece as suculentas, prepare-se para adicionar um novo item do lado esquerdo do seu peito. É impossível não se apaixonar por elas! Suculentas são plantas que conseguem armazenar água, nos caules ou nas folhas, o que as torna muito resistentes em locais de pouquíssima chuva ou de cultivo difícil, como rochas, por exemplo.

Os cactos são o melhor exemplo para essa definição, mas existem milhares de espécies de suculentas e elas estão conquistando muitos fãs não só por serem fáceis de cuidar, já que não requerem muita atenção com regas frequentes, mas também por sua aparência; graças a essa característica de armazenar água, muitas delas possuem folhas gordinhas, rígidas, quase como uma planta artificial, mas muito mais lindas e fofas.

suculentasImagem: via

E inacreditavelmente, hoje pode-se dizer que elas viraram uma tendência na decoração. A cada dia, surgem mais ideias criativas de decoração com elas, seja com apenas uma espécie ou várias juntas. Por isso, reuni aqui seis maneiras de como você pode usá-las na decoração da sua casa, mas as suculentas são muito versáteis e você pode criar o que quiser com elas; porém, lembre-se de que, no fim das contas, elas são seres vivos, e não elementos decorativos e, portanto, precisarão de cuidados básicos, como qualquer planta.

1) TERRÁRIOS

decorar com suculentas 01Imagens: 12

Terrários são locais onde a gente recria um habitat em miniatura para exposição; por isso, os vasos de vidro são os mais utilizados. Eles podem ser abertos ou possuir tampas mas, de um jeito ou de outro, lembre-se de que o solo precisará ser regado de vez em quando. Use pedrinhas decorativas pra dar um charme a mais e também para impedir que a terra espirre no vidro quando você fizer as regas.

decorar com suculentas 02Imagens: 12

2) GAIOLAS

decorar com suculentas 03Imagens: 12

Sou do time que prefere usar gaiolas como item decorativo a aprisionar animais. E as suculentas podem dar um toque super vintage quando cultivadas dentro delas. Experimente criar uma composição com várias gaiolas penduradas, cheinhas de suculentas; o resultado é adorável.

decorar com suculentas 04Imagens: 12

3) VASINHOS FOFOS

decorar com suculentas 05Imagens: 12

Pra mim, não existe nada mais fofo na decoração do que um vasinho lindo com uma suculentinha. E não precisa vender os rins pra comprar vasos caros não; você mesmo pode inventar uma fofurice nos seus vasos. Nesse post aqui, dei um montão de ideias pra você repaginar vasos sem graça. Com certeza, um deles é a cara da sua decô.

decorar com suculentas 06Imagens: 12

4) QUADROS VIVOS

decorar com suculentas 07Imagens: 12

Você acha lindos aqueles painéis verdes verticais cheios de plantas que a gente vê em um monte de mostra de decoração? Aquilo é muito bonito de ver, mas é um pé no saco para manter. Um quadro vivo é um painel verde vertical, só que em menor escala, o que significa dizer que seu trabalho pra cuidar dele também vai ser em menor escala. E se for de suculentas, mamão com açúcar. Quanto mais espécies de formatos e cores diferentes, mais bonitos serão os quadros.

decorar com suculentas 08Imagens: 12

5) ARRANJOS DE MESA

decorar com suculentas 09Imagens: 12

Além de um quadro vivo, já pensou em decorar a casa com um arranjo de mesa vivo também? Monte uma pequena selva de suculentas num centro de mesa ou em qualquer recipiente mais aberto (num tacho de cobre fica muito legal) e enfeite sua mesa de jantar com elas. Para deixar esse arranjo morando na mesa por muito tempo, certifique-se de que o local é bem iluminado (luz natural, né gente); caso contrário, é bom que você dê um banho de sol nele por algumas horas e só depois, leve-o de volta para a mesa.

decorar com suculentas 10Imagens: 12

6) OBJETOS REAPROVEITADOS

decorar com suculentas 11Imagens: 12

Lembra do começo do post, quando eu disse que as suculentas se dão bem em locais difíceis? Pois é, você consegue imaginar uma planta vivendo numa rolha? É claro que por ser um volume super restrito, não espere que ela cresça muito, mas pode ter certeza de que ela durará bastante tempo, se for bem cuidada. Solte a imaginação e dê a uma suculenta um lar bem criativo – e aqui vão apenas algumas sugestões: xícaras, conchas, garrafas, canos…

decorar com suculentas 12Imagens: 12

Eu sempre tenho suculentas decorando meu apê. Quem aí também gosta?

Arquivado em: Decoração, Listinhas, Plantas, Reaproveitamento
Tags: , , , ,


    Gravatar Eli Martins
    22 junho 2015

    Nossa, eu amo suculentas. São as únicas plantas que sobrevivem a mim rsrsrs.
    Fiz um vaso tipo “bacia” com várias, amei as suas inspirações, estas dentro de quadros são magnificas.
    Obrigada pela visita lá no Encantada.
    Bj

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Que bom que vc gostou, Eli! Eu sou doida por suculentas, mas confesso que já consegui matar uma, acredita? E acho que matei a coitada afogada 🙁 mas a gente vai aprendendo aos poucos mesmo.
    Um beijão!

    [Reply]


    Gravatar Edilma
    28 julho 2016

    Nossa! Amei tudo, as minhas morrem afogadas agora já sei.
    Obrigada.

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Fica tranquila, Edilma, eu tb já “matei” suculenta assim :p

    [Reply]


    Gravatar Evelyn Sousa
    30 dezembro 2016

    Olá meu bem!!
    Qual o tipo de terra que vc usa pra elas??
    São ideias maravilhosas.
    Beijoooos

    [Reply]


Deixe seu comentário