casa arrumada cabeçalho

Organização e decoração caminham sempre juntas; se uma não estiver bacana, é provável que a outra também não esteja. E, como dona de casa que trabalha em estilo home office, eu sei perfeitamente como é difícil manter a casa arrumada durante a semana e dar conta de tudo ao mesmo tempo.

Mas existem alguns pequenos truques que não levam nem cinco minutos, e que ajudam muito a manter os ambientes sempre em ordem. Estou colocando em prática aqui em casa e achei que deveria compartilhar essas ideias com vocês.

São atitudes tão simples e possíveis que vou mostrar, inclusive, com fotos daqui do meu apê. Pra motivar no melhor estilo “a vida como ela é”.

1. Na cozinha: guarde as compras assim que chegar

Você vai na feira ou no supermercado e, na volta, coloca as compras na bancada. Guarda o que tiver que ir pra geladeira e vai deixando uma coisinha aqui, outra ali, pra “arrumar depois”. Esse depois não vai ser tão cedo, vai por mim.

Em alguns apartamentos (como aqui no meu), a cozinha é o primeiro ambiente e quem chega, já deixa nela tudo que estiver carregando.

casa arrumada cozinha antes simplichique

E olha, essa dica nem precisa ser em relação a compras. Basta começar a tirar coisas dos armários, até mesmo para começar a cozinhar, que sempre vai sobrar alguma tralha pra ficar em cima da bancada. A cozinha é um dos ambientes que ao menor sinal de desordem, dá a impressão de que a casa inteira está bagunçada, já percebeu?

Portanto, a dica aqui é: não deixe para arrumar as compras depois. Distribua logo cada coisa em seu devido lugar. Principalmente quem mora em apartamento ou casas pequenas. Bancada sempre livre não é só um mero capricho, é uma necessidade de apoio rápido.

casa arrumada cozinha depois simplichique

2. Na sala: recoloque os acessórios de volta no lugar

Você (ou pior: seu marido) passou a noite anterior vendo série na Netflix, ou jogando video-game, ou vendo filme na tv. Deu sono, ficou com preguiça e foi dormir. No dia seguinte, quando você sai do quarto, encontra a sala assim:

casa arrumada sala estar antes simplichique

Alguém se identificou?

Na verdade, não tem nada de mais deixar essa baguncinha da sala para arrumar no dia seguinte. É melhor fazer as coisas quando você tiver disposição do que fazer por pura obrigação, antes de ir dormir (use essa dica com moderação: da noite pro dia, ainda vai, mas não espere mais do que isso para arrumar um ambiente).

Enquanto o café está no fogo, recoloque todas as coisas de volta no lugar. Você não vai gastar nem três minutos fazendo isso. Dobre as mantas, afofe o encosto do sofá, arrume as almofadas, mas o principal conselho: não deixe os controles largados. Se você ainda não tem, compre (ou faça) um porta controle remoto. Isso ajuda bastante na organização, apesar de parecer uma coisa besta.

casa arrumada sala estar depois simplichique

Malditos controles fora do lugar.

casa arrumada sala estar 2 depois simplichique

(clique aqui pra ver como repaginei esse banquinho com chita)

3. No escritório: deixe a mesa de trabalho sempre arrumada

casa arrumada escritório antes simplichique

Você consegue trabalhar bem num lugar bagunçado? Eu não. Só a cadeira fora do lugar já passa a impressão de desordem. Quando terminar, empurre sua cadeira para debaixo da mesa. Isso ajuda não só a manter a casa arrumada mas também melhora o tráfego dentro do cômodo. Fica mais fácil de circular ali sem se esbarrar nelas.

casa arrumada escritório depois simplichique

Outra coisa, hein? E olhe que o “antes” nem estava tão tenebroso assim.

4. Na decoração: não entupa os móveis com objetos

Eu vejo umas fotos de casas de verdade no Instagram e me dá agonia de como as pessoas entopem exageradamente a casa com muitos objetos decorativos. Isso não é decorar, é acumular.

Um ambiente bem decorado tem que ter harmonia em todos os sentidos. Mas se ele estiver cheio de coisa, a poluição visual vai passar uma sensação de bagunça, mesmo se você estiver com a casa arrumada. Como é o caso desse antes:

casa arrumada sala de jantar antes e depois simplichique

Não tinha nada fora do lugar, mas a impressão é que esse canto vivia bagunçado. Bastou retirar alguns objetos e pronto, o conjunto ficou bem mais limpo e equilibrado.
E eu ainda tiraria o dispenser de cápsulas dali, mas infelizmente, não tenho outro lugar pra colocar…

E nem falo de “menos é mais” porque gosto de decorar com bastante coisa; mas, como tudo nessa vida, os excessos não são saudáveis e em decoração não é diferente.

Espero que essas pequenas dicas possam ajudar vocês a manterem sempre a casa arrumada sem gastar muito tempo nisso. Por aqui, até agora, tem dado certo.

Você tem mais alguma diquinha preciosa pra compartilhar conosco sobre o assunto? Escreva nos comentários qual sua tática pra deixar a casa sempre organizadinha!


Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: