01/05/2017

Toda primeira segunda-feira do mês é dia de lançar o tema do DIY Coletivo. Como estamos no mês que comemoramos o Dia do Trabalho, nada mais justo que usar “Office” como proposta.

diy calendário permanente

Pensando nisso, elaborei um calendário permanente que eu já tava doida pra fazer há tempos! Ele funciona assim: 2 cubos simbolizam os números das datas e 3 bloquinhos retangulares indicam os meses. Você deixa pra frente sempre os números e o mês naquela data e, por isso, ele vai servir pra vida toda, já que não depende de nenhum ano específico.

Quer aprender a fazer um igualzinho? Então se liga no passo a passo!

diy calendário permanentediy calendário permanentePapel paraná – Cola de isopor – Régua metálica – Estilete – Isopor de 10mm
Canetinha – Papel de scrapbook (opcional)

As medidas e quantidades de cada um dos blocos estão especificadas abaixo. Não estranhe ao ver a palavra paralelepípedo; esse é o nome da figura volumétrica que tem lados retangulares. Diferente do cubo, que tem todas as faces quadradas, o paralelepípedo possui pelo menos 4 lados retangulares, como é o nosso caso aqui.

diy calendário permanente

Não se esqueça de multiplicar as peças por 2, para os cubos, e por 3, para os paralelepípedos.

Comece pelos cubos

4 peças de 6 por 6 são: a base, duas laterais e o tampo. Basta começar colando 3 peças de 6 por 6, formando um U. Depois, cole as duas peças de 6 por 5,7, que são as laterais que estão faltando e, por fim, cole o tampo na parte de cima, fechando a figura.

diy calendário permanente

Não se esqueça, você precisa de 2 desse!

Próximo passo: os volumes retangulares

Agora, vamos para os paralelepípedos, que serão os bloquinhos com os nomes dos meses. Nesse caso, você só vai usar as faces compridas; cada bloco tem 4, então você vai precisar de 3 blocos desses, já que são 12 meses em um ano. É só seguir a sequência abaixo:

diy calendário permanente

Não se esqueça, você precisa de 3 desse!

Próximo passo: a base do calendário

Os bloquinhos vão ficar numa espécie de “sofazinho”. Poderia ter feito com papel paraná, mas achei que com isopor ficaria mais legal, já que ele tem uma espessura de 10 mm (ou 1 centímetro).

Para fazer a base, recorte 4 pedaços de isopor da seguinte forma:

diy calendário permanente

Com todos os pedaços devidamente recortados, você vai colar tudo seguindo essa ordem:

diy calendário permanente

Note que, no final do processo, eu revesti todo o isopor com cartolina amarela. Se você preferir, pode pintar ou usar papel contact.

Acabamento nos blocos

O acabamento em todos os blocos vai ficar a seu critério. Minha sugestão é usar papel de scrapbook, porque gosto da mistura de cores e estampas no projeto. É só recortar o papel e ir colando nas faces, em nenhum segredo.

No caso dos blocos dos meses, não precisa revestir as laterais menores porque elas vão sempre ficar escondidas, então nem gaste material à toa. Basta recortar um pedaço de papel e ir colando ao redor do volume, também sem nenhum mistério.

diy calendário permanente

Os números nos cubos

Cada face dos cubos vai comportar um número, ou seja, serão 6 números em cada cubo. Para você nunca ficar sem uma data no seu calendário, faça o seguinte: no primeiro cubo, coloque os números 0, 1, 2, 3, 4 e 5. No segundo cubo, use os números 0, 1, 2, 6, 7 e 8. Não precisa fazer o número 9, porque você vai usar o 6 de cabeça pra baixo.

diy calendário permanente

Você pode desenhar os números nos cubos usando canetinha preta, ou pode fazer como eu, que imprimi em papel adesivo. Mesma coisa para os meses. Escreva todos os meses do ano nos blocos retangulares ou simplesmente imprima e recorte, mas já adianto que esse processo dá muito trabalho porque as letrinhas são muito miudinhas.

diy calendário permanentediy calendário permanente

Agora, tenho um calendário pra vida toda!

diy calendário permanente

Não deixe de ver os projetos de home office das outras meninas da equipe SOS Décor! Basta clicar nas imagens abaixo que você irá para os blogs de cada uma delas.

diy calendário permanente

diy calendário permanente

diy calendário permanente

Estamos esperando pelo seu projeto! Ele precisa estar dentro do tema desse mês, que é Office, e as regrinhas pra você participar estão aqui. Se tiver alguma dúvida, é só perguntar! 😉

Se inscreva na newsletter do DIY Coletivo pra ficar por dentro das novidades e se inspirar, vendo os projetos do pessoal! É só preencher o formulário abaixo e clicar no botão INSCREVA-SE.

Receba os informativos do DIY Coletivo por e-mail!



diy coletivo logo

.

Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook e seguir o Instagram.


Tem mais Simplichique aqui:simplichique

Arquivado em: Baixo custo, Decoração, DIY
Tags: , , , , , , ,


    […] Simplichique […]


    Gravatar Layde Linhares
    1 maio 2017

    Que lindooooo! Já sei o que eu quero ganhar no meu próximo aniversário, viu Manu! Hahaha! Adorei o projeto, super criativo e um design lindo, com materiais tão baratinhos que nem dá pra imaginar que são feitos assim. Parece um calendário de loja, menina! Parabéns! 🙂

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    nossa, tô super lisonjeada, Layde! Eu fiz tão despretensiosamente rsrs fiquei super feliz por ter essa aceitação, muito obrigada!

    [Reply]


    Gravatar Débora Alves
    1 maio 2017

    Amei e amei. Ficou mto fofo. 😍😍😘

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Que legal ver você por aqui também, Débora! Muito obrigada pelo carinho!!
    Beijo!

    [Reply]


Deixe seu comentário