19/06/2015

cabeçalho diy

Fiquei muito empolgada com o tema desse mês de junho do DIY Coletivo: tipografia na decoração. Eu já tava pra fazer esse projeto desde a época que remobiliei e pintei as paredes das salas aqui de casa (o que aconteceu em meados do ano passado), mas ou não tinha tempo ou ia procrastinando mesmo. Quando as meninas divulgaram o tema, nem pensei duas vezes; era a oportunidade ideal (obrigada, pessoal!).

Usando papel contact, fiz um adesivo de parede com uma das célebres frases de um dos maiores poetas que esse mundo já viu: grande Seu Madruga. Se você não é fã de Chaves, talvez nem entenda o contexto da frase, mas isso não impede que você faça o projeto em sua casa, afinal de contas, você vai ver que poderá usar a frase ou palavra que quiser.

E aí, vamos aprender mais uma técnica de decoração super baratinha?

materiais diy

materiais 01

Como o requisito desse mês é usar algum tipo de letra para decorar a casa, vou falar um pouco sobre isso. Escolhi trabalhar com a fonte chamada “Axis“, que é do tipo sans serif; gosto muito do aspecto moderno dela e como sabia que eu teria de recortar letra por letra, queria alguma sans serif pra facilitar meu trabalho.

A parede onde eu iria colar a frase tem 1,60 metros de comprimento; usando o Corel Draw, simulei um papel com 1,60m para ver a proporção do tamanho das letrinhas. E sabendo que a frase não caberia numa só linha, defini no computador mesmo como ela ficaria:

decalque diy

Aí foi só imprimir. Os tamanhos das fontes, acabei decidindo no olhômetro mesmo, mas planejando tudo no computador. Se você não tiver como fazer isso, desenhe à mão uma letra qualquer e veja como ela ficará no lugar onde você quer colar; gostando do resultado, é só fazer todas as outras do mesmo tamanho.

como fazer diy

diy coletivo decalque simplichique 01

diy coletivo decalque simplichique 02

Comecei a recortar as letras que eu iria precisar para formar a frase inteira (A); a maioria delas tem o meio vazado, então tive que recortar a parte de dentro também e, pra isso, usei uma tesourinha de ponta (B). Depois usei as letrinhas que recortei como moldes e passei a limpo o formato delas para o verso do papel contact (C). Com a letra desenhada no contact, foi só recortar (D). Um monte delas. Pra ser mais exata, 56 caracteres, dentre letras, vírgulas, acento, ponto e aspas.

diy coletivo decalque simplichique 02 2a

Pois é.

materiais 02

Depois de ter todas as letras que eu iria precisar, usei mais alguns materiais que já tinha pra ajudar na conclusão do trabalho. O nível eu coloquei aí só por desencargo de consciência, mas confesso que só usei uma vez pra dar uma conferida se estava ficando legal.

diy coletivo decalque simplichique 03

Pra nivelar as letras certinho, usei um fio (E) para cada linha de letras (no meu caso, são 3 linhas, mas o “Seu Madruga” acabei colando no olho mesmo, por isso que só tem duas linhas nas fotos). Baseando na parte de cima do rodapé, fixei as linhas com a ajuda de fita crepe: a de cima, prendi a 13 cm do rodapé e a de baixo, a 7 cm (F).

diy coletivo decalque simplichique 04

Aí veio a parte mais divertida: colar as letras. Basta usar os fios como base (G), ir nivelando letrinha por letrinha pra que elas não fiquem tortas e ir colando de acordo com a frase (H).

diy coletivo decalque simplichique 05

Quando acabou a primeira linha, comecei a linha de baixo pelo final (I), porque eu queria que o texto ficasse alinhado à direita (a galera que faz trabalho escrito no Word sabe do que eu tô falando). E com o “Seu Madruga” menorzinho foi a mesma coisa (J), só não usei a linha pra me basear.

como ficou diy

diy coletivo decalque simplichique 06

diy coletivo decalque simplichique 08

Essa parede, inclusive, é a porta de entrada pro meu escritório, que vocês já estão carecas de ver. Ou será que não?

E não se esqueçam, crianças, já dizia o grande filósofo:

diy coletivo decalque simplichique 09

Quer ver o que o pessoal do DIY Coletivo aprontou com o tema desse mês?

montagens blogs das meninas

1) Casa de Amados
2) Home Sweetener
3) Pot-Pourri da Karen
4) The Blue Post

diy coletivo logo

.

Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook. Siga também no Instagram: @DIYcoletivo

Arquivado em: Ambientes, Baixo custo, DIY, Meu Apê
Tags: , , , , ,


    Gravatar Beatriz Baptista
    22 junho 2015

    Legal, Manuela! Gostei!! E essa frase é ótimas, rsrs.. Parabéns 🙂

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    rsrs eterna fã de Chaves! 🙂

    [Reply]


    Gravatar Casa Design Studio
    26 junho 2015

    Olá Manu!!! Eu simplesmente amei o seu projeto, aliás, sempre amo as suas invenções, mas esse me encantou pela frase, super divertida e nostálgica, e pelo lugar super inusitado!
    Tomara que você também fique empolgada com o próximo tema, pois sua participação é sempre muito enriquecedora para o DIY Coletivo!

    Beijos! Thamyrez

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Já tô curiosa pra saber qual vai ser o tema! Que bom que vc gostou, Thamyrez, aliás, todas vocês do DIY Coletivo são sempre super simpáticas e receptivas, isso nos deixa super à vontade e incentiva cada vez mais nossas participações (falando por mim e por todo mundo que contribui tb). Continuem sempre assim! 🙂
    Um beijão!

    [Reply]


    Gravatar Mila Leutz
    1 julho 2015

    Como nunca pensei nisso antes?
    Ideia muito legal!
    Parabéns!
    Abraços!

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    rsrs eu adoro fazer essa pergunta tb. Incrível como a gente vai descobrindo as coisas, né, parece que abre uma porta na nossa cabeça que tava fechada faz tempo… ô sensação boa!
    Obrigada pela visita, Mila!
    Um bjão pra vc!

    [Reply]


    Gravatar Pot-pourri da Karen
    4 julho 2015

    Manu…
    Eu já comentei no Insta, mas não podia deixar de vir aqui inserir meu comentário no post tb.
    A-DO-REI!
    O lugar que vc escolheu pra aplicar a frase, foi tão bacana e do tipo de coisa que faz a gente dizer: Como não pensei nisso antes?
    Show demais!

    E segunda-feira, dia 06/07 o tema de julho estará no ar. Esperamos a participação do Simplichique, hein? 😉

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Você acredita que quando comecei a remobiliar minha sala, já tinha até chegado a cogitar ir numa gráfica e mandar fazer essa frase lá? Aí fui deixando, deixando… até que vcs mandaram o tema Tipografia e me salvaram de gastar aquela grana rsrs e foi muito mais divertido eu mesma fazer, no fim das contas.
    Tô ansiosa pelo próximo tema! Tem sido um desafio muito gostoso participar do DIY Coletivo.
    Um beijão!

    [Reply]


    Gravatar Coisas da Lívia
    6 julho 2015

    Gente estou apaixonada pos estes tutoriais sensacionais!!Parabéns meninas pela iniciativa!!!

    Beijocas

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    E eu tô adorando participar kkkk fico igual criança no pré 🙂

    [Reply]


    Gravatar Renata Becker Wentz
    8 outubro 2015

    Aii q lindo! Ficou lindo Manu, parabéns! Pensa na trabalheira de recortar e fazer o molde né… tava pensando aqui, será q não dava para usar carbono? Eu nunca tentei, eu sempre fiz assim como você, mas será q com carbono dá? Será q isto ainda existe? hehehe Quem sabe 😀 bjo!

    http://www.vidaloucadecasada.com.br

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Sabe que eu me perguntei a mesma coisa esses dias, Rê? Se ainda existe papel carbono? kkkkkk
    Mas mesmo dando o trabalho de cortar as letrinhas de uma por uma, eu ainda prefiro a possibilidade de poder tirar futuramente, se eu enjoar; desenhar com o carbono não nos dá essa liberdade, né, seria permanente.

    [Reply]


    Gravatar Ana Paula
    29 maio 2017

    Adorei Manu ! Sábio Seu Madruga 😂

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Graaaande filósofo!! rsrs 😀

    [Reply]


Deixe seu comentário