cabeçalho diy

Fiquei muito empolgada com o tema desse mês de junho do DIY Coletivo: tipografia na decoração. Eu já tava pra fazer esse projeto desde a época que remobiliei e pintei as paredes das salas aqui de casa (o que aconteceu em meados do ano passado), mas ou não tinha tempo ou ia procrastinando mesmo. Quando as meninas divulgaram o tema, nem pensei duas vezes; era a oportunidade ideal (obrigada, pessoal!).

Usando papel contact, fiz um adesivo de parede com uma das célebres frases de um dos maiores poetas que esse mundo já viu: grande Seu Madruga. Se você não é fã de Chaves, talvez nem entenda o contexto da frase, mas isso não impede que você faça o projeto em sua casa, afinal de contas, você vai ver que poderá usar a frase ou palavra que quiser.

E aí, vamos aprender mais uma técnica de decoração super baratinha?

materiais diy

materiais 01

Como o requisito desse mês é usar algum tipo de letra para decorar a casa, vou falar um pouco sobre isso. Escolhi trabalhar com a fonte chamada “Axis“, que é do tipo sans serif; gosto muito do aspecto moderno dela e como sabia que eu teria de recortar letra por letra, queria alguma sans serif pra facilitar meu trabalho.

A parede onde eu iria colar a frase tem 1,60 metros de comprimento; usando o Corel Draw, simulei um papel com 1,60m para ver a proporção do tamanho das letrinhas. E sabendo que a frase não caberia numa só linha, defini no computador mesmo como ela ficaria:

decalque diy

Aí foi só imprimir. Os tamanhos das fontes, acabei decidindo no olhômetro mesmo, mas planejando tudo no computador. Se você não tiver como fazer isso, desenhe à mão uma letra qualquer e veja como ela ficará no lugar onde você quer colar; gostando do resultado, é só fazer todas as outras do mesmo tamanho.

como fazer diy

diy coletivo decalque simplichique 01

diy coletivo decalque simplichique 02

Comecei a recortar as letras que eu iria precisar para formar a frase inteira (A); a maioria delas tem o meio vazado, então tive que recortar a parte de dentro também e, pra isso, usei uma tesourinha de ponta (B). Depois usei as letrinhas que recortei como moldes e passei a limpo o formato delas para o verso do papel contact (C). Com a letra desenhada no contact, foi só recortar (D). Um monte delas. Pra ser mais exata, 56 caracteres, dentre letras, vírgulas, acento, ponto e aspas.

diy coletivo decalque simplichique 02 2a

Pois é.

materiais 02

Depois de ter todas as letras que eu iria precisar, usei mais alguns materiais que já tinha pra ajudar na conclusão do trabalho. O nível eu coloquei aí só por desencargo de consciência, mas confesso que só usei uma vez pra dar uma conferida se estava ficando legal.

diy coletivo decalque simplichique 03

Pra nivelar as letras certinho, usei um fio (E) para cada linha de letras (no meu caso, são 3 linhas, mas o “Seu Madruga” acabei colando no olho mesmo, por isso que só tem duas linhas nas fotos). Baseando na parte de cima do rodapé, fixei as linhas com a ajuda de fita crepe: a de cima, prendi a 13 cm do rodapé e a de baixo, a 7 cm (F).

diy coletivo decalque simplichique 04

Aí veio a parte mais divertida: colar as letras. Basta usar os fios como base (G), ir nivelando letrinha por letrinha pra que elas não fiquem tortas e ir colando de acordo com a frase (H).

diy coletivo decalque simplichique 05

Quando acabou a primeira linha, comecei a linha de baixo pelo final (I), porque eu queria que o texto ficasse alinhado à direita (a galera que faz trabalho escrito no Word sabe do que eu tô falando). E com o “Seu Madruga” menorzinho foi a mesma coisa (J), só não usei a linha pra me basear.

como ficou diy

diy coletivo decalque simplichique 06

diy coletivo decalque simplichique 08

Essa parede, inclusive, é a porta de entrada pro meu escritório, que vocês já estão carecas de ver. Ou será que não?

E não se esqueçam, crianças, já dizia o grande filósofo:

diy coletivo decalque simplichique 09

Quer ver o que o pessoal do DIY Coletivo aprontou com o tema desse mês?

montagens blogs das meninas

1) Casa de Amados
2) Home Sweetener
3) Pot-Pourri da Karen
4) The Blue Post

diy coletivo logo

.

Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook. Siga também no Instagram: @DIYcoletivo

Compartilhe: