Ah, o Natal! Tempo de deixar a casa toda enfeitada para as festividades. Oportunidade excelente para entusiastas da técnica DIY (ou Faça Você Mesmo) botarem a mão na massa e produzirem peças lindas. Vamos evitar o consumo desnecessário nessa que é uma época de gastos excessivos, certo?

Por isso, vou ensinar como fazer essa linda guirlanda cheinha de pompom de lã, para já começar a fofurice desde sua porta de entrada.

diy guirlanda de pompom materiaisdiy guirlanda de pompom materiais 01

diy guirlanda de pompom materiais 02

diy guirlanda de pompom materiais 03

diy molde de papelão como fazerdiy molde de papelão 01a

Você precisa desenhar um donut no papelão, ou seja, dois círculos, um menor dentro de outro maior. Manjando dos paranauê dos improvisos, usei um plafon para traçar um círculo grande (A). O círculo de dentro, menor, fiz com um pratinho de sobremesa. Minha sugestão: use dois pratos de tamanhos diferentes.

Claro, tudo isso só se você não tiver um compasso em casa.

(B) Estão vendo que meu papelão (já recortado no formato do donut) tá branquinho? Eu encapei com papel contact branco; se você não tiver o papel, pode pintar com tinta branca. O importante é que você disfarce o marrom do papelão, já que ele vai ser o fundo da sua guirlanda; isso dá um acabamento mais bonito.

diy molde de papelão 02

(C) Na parte de trás, que não fica visível, faça pequenos picotes no papel contact e dobre-o. Na foto seguinte (D), dá pra ver bem o detalhe dos picotes. É que encapar figuras curvas requer esse acabamento, senão o papel fica todo enrugado na frente.

Claro, tudo isso se você usar o papel contact.

diy pompom de lã como fazer

Sinceramente, acho que essa é a parte mais chata do trabalho. Mas como gosto muito de pompom de lã, a chatice é superada pela expectativa do resultado final.

diy pompom de lã 01

É tudo uma questão de enrolar, amarrar e cortar fios. Separe um pedaço com cerca de 15 cm (E) na mão e comece a enrolar o fio nos seus dedos (F) e (G). Notem quem usei dois dedos para enrolar meus pompons; isso ficará a seu critério. Quanto mais dedo, maior será o pompom e dá pra fazer até usando um dedo só; ele vai ficar pequetitico e fofinho, e aposto que você vai ter vontade de apertá-lo depois de pronto.

Quando já tiver uma boa quantidade de fio enrolado nos seus dedos (H), corte o excesso.

diy pompom de lã 02

Com o barbantinho solto que mostrei na imagem E, você vai dar um nó (I) e manda ver na força de titã pra ficar bem preso (J), senão seu pompom vai desmanchar depois. (L) Passe uma tesoura afiada por dentro do bolinho de fios e corte (M). Vai na fé que dá certo.

diy pompom de lã 03

Depois de cortar, você terá os fios presos pelo centro (N). Aí, é só ir tirando os excessos com a tesoura (O), “podando” o formato do pompom, ou seja, redondinho.

Agora faça uns 1500 pompons.
Brincadeira. Uns 30 já tá bom (nessa minha, tem 27).

diy guirlanda de pompom como fazerdiy guirlanda de pompom 01

Agora ficou fácil, você só precisa colar tudo junto usando a cola quente. Antes de colar os pompons, posicione-os em cima do molde para ter uma ideia de como vai ficar. Aí, basta ir colando (P) de uma forma que lhe agrade visualmente. (Q) Usei alguns pompons vermelhos para dar uma cara mais de Natal; esses, colei por cima dos brancos.

Uma dica: a cola quente gruda tudo rápido, mas mesmo assim, dê uma apertada básica quando for fixar, só pra garantir que vai ficar tudo presinho bonitinho.

diy guirlanda de pompom 02

(R) Depois de colados, se você perceber que ficou alguma falha, cole mais pompom para preencher os buracos. A guirlanda tem que ficar redondinha no final.

Os passos seguintes são opcionais; você pode fazer guirlanda só com pompom que já fica lindo.

Eu quis colocar uns enfeites em forma de caixinhas de presente; é só passar a cola quente (S) e fixá-los por cima do pompom.

diy guirlanda de pompom 02a

diy guirlanda de pompom 02b

Também fiz um laço para dar acabamento. Na verdade, dois laços (T), colados um no outro (U) e (V). Na ponta das fitas, fiz um corte tipo bandeirinha (X) e mais um pouco, eu ia ter que usar o alfabeto grego pra continuar esse tutorial!

Fixei o laço por cima do pompom também e novamente, dei uma apertada básica para ele fixar bem.

diy guirlanda de pompom como ficoudiy guirlanda de pompom 03

diy guirlanda de pompom 04

diy guirlanda de pompom 05

diy guirlanda de pompom 06

Usei 5 rolos de fio nesse projeto (1 vermelho e 4 brancos), cada um custando 2,50; os enfeitinhos de árvore custaram 1,50 (pacote com 12 presentinhos). O papel contact, cerca de 3 reais o metro, mas pode comprar meio metro que dá tranquilamente. O papelão foi sobra de uma caixa, custo zero. O rolo de fita custou 7 reais (vem com 9 metros) e você pode aproveitar para embalagens de presentes depois (não usei o fio dourado). A cola quente, eu já tinha no meu estoque.
Custo total da minha guirlanda: 21 reais.
Vai ver quanto custa uma pronta…

E já sabem, né? Quem fizer, compartilhe fotos nas redes sociais usando a hashtag #natalsimplichique pra eu poder ver como meus leitores são prendados!


Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: