Você brincou muito de Playmobil quando era criança? Se sua resposta foi sim, então você vai gostar desse projeto: uma flâmula de feltro com a temática desse brinquedo tão icônico.

flâmula de feltro

Essa é a proposta do DIY Coletivo esse mês: resgatar algo que marcou muito nossa infância e trazer isso para a decoração de nossas casas. Playmobil foi, sem nenhuma dúvida, uma das coisas que mais se fez presente na minha infância. Eu e minha irmã não podíamos ver uma coleção nova saindo que a gente já queria ter.

Então, decidi fazer algo que envolvesse o brinquedo, mas de uma forma mais moderna, para que ele se adequasse à ambientação do meu apê. O objeto escolhido foi uma flâmula de feltro, que eu já queria fazer há muito tempo, e agora terei o prazer de ensiná-la aqui no blog.

flâmula de feltro

flâmula de feltro

A minha é branca porque era o feltro que eu tinha em maior quantidade, mas você pode fazer da cor que quiser. O que importa é seguir as instruções, adaptando as cores ao seu projeto. A flâmula terá esse formato e se você quiser seguir as medidas da minha, basta usar um retângulo de 19 por 25 centímetros e fazer os recortes diagonais na base, de acordo com o esqueminha que montei para ajudar.

A área para colagem é apenas para nortear a quantidade de feltro que vai ser usada para fixar o tecido na varetinha de madeira.

Depois que tiver recortado a flâmula de feltro, vamos passar para a colagem dela.

flâmula de feltro

  1. Posicione a madeira no começo do feltro; 2. Passe cola quente no tecido; 3. Cole toda a extremidade do feltro, deixando a madeira presa por dentro dele.

Agora vem a colagem do que eu chamei de aplique, que é a figura que vai estampar a flâmula de feltro. Eu desenhei uma cabeça de um boneco Playmobil olhando algumas imagens na internet mesmo, e passei esse desenho para o feltro colorido. Importante: use uma tesoura bem afiada para dar um corte com precisão.

flâmula de feltro

  1. Passe cola quente na parte de trás do desenho; 2. Posicione-o bem no meio da flâmula; 3. Cole o cabelo por cima da cabeça; 4. Posicione-o exatamente em cima da imagem da cabeça.

Agora, basta pendurar. Para isso, amarrei um pedaço de lã amarela nas pontinhas da vareta, de um lado e de outro, e cortei o excesso de fio bem rente aos nós.

Eu ainda quis dar uma incrementada na minha flâmula de feltro e resolvi fazer um penduricalho de lã. Se você quiser fazer igual, é bem simples:

flâmula de feltro

  1. Usando 3 fios de cores diferentes (opcional), dê 3 voltas com eles ao redor dos dedos; 2. Corte o excesso; 3. Recorte a parte de baixo dos fios; 4. Usando um pedaço avulso de lã, dê um nó nos fios bem abaixo do dedo indicador; 5. Passe outro pedaço do fio por dentro da voltinha que se forma assim que retirar o dedo indicador dali e dê um nó; 6. Corte o excesso dos fios, deixando todos do mesmo tamanho.

Aí eu amarrei esse penduricalho em uma trancinha que fiz com as lãs amarelas e prendi do lado esquerdo da minha flâmula de feltro.

flâmula de feltro

Mais um projeto simples e chique adicionando cor e amor ao meu apê!

flâmula de feltro

A ideia de usar camadas na cabeça do boneco, ao invés de fazer tudo num tecido só, me remeteu ainda mais ao Playmobil, onde o cabelo é encaixado na cabeça; gostei do efeito de sobreposição dos feltros coloridos.

flâmula de feltro

E você, o que achou?

flâmula de feltro

Mas não é apenas essa ideia que eu quero te dar; convido você a passar nos blogs das outras meninas da equipe para ver o que elas fizeram para decorar suas casas usando um tema que tenha marcado suas infâncias. Basta clicar nas imagens abaixo para irem aos blogs delas, tem tutorial em cada um deles!

CASINHA ARRUMADA

NÃO SOU CUTE

NAYART’S

Agora, espero o seu projeto! Pense em alguma coisa que foi muito significativa na sua infância; tente usar isso para criar um objeto decorativo para sua casa. Se você fotografar o passo a passo e mandar pra gente, seu projeto será publicado nas redes sociais do DIY Coletivo e, dessa forma, você vai motivar outras tantas pessoas que querem decorar a casa sem gastar muito!

Clique no botão abaixo para receber as newsletters exclusivas do DIY Coletivo para se inspirar cada vez mais.

diy coletivo

diy coletivo logo

Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook e seguir o Instagram.

 

Compartilhe: