15/02/2017

Eu adoro ver projetos de decoração reutilizando pallet, principalmente mesa de pallet, mas confesso que MUITA coisa fica bem grosseira. Harmonia é um conceito fundamental no processo decorativo e os pallets, que originalmente não foram desenhados com essa finalidade, podem deixar essas criações com um gosto um tanto duvidoso.

Mas não é o caso dessa mesa.

mesa de pallet

Ela foi feita pela blogueira Summer, do Simple Stylings, e ficou muito bonita e bem executada. Por isso, se você estiver pensando em fazer uma mesa de pallet para seu home office e procura inspiração, essa aqui pode vir muito bem a calhar.

A lista de materiais completa para esse DIY, você pode conferir no blog dela, clicando no link que vou deixar no final do post, mas já fica aqui o aviso de que o blog dela é todo em inglês.

A primeira coisa a ser feita é desmontar o pallet inteiro e esse é o segredo para que o resultado final não pareça pesadão, grosseiro. Isso pode ser feito com um martelo, removendo todos os pregos do pallet, de um por um. Ela usou dois pallets para esse projeto.

mesa de pallet

Depois de soltar todas as partes, defina a largura da sua mesa de pallet. De maneira geral, a largura dos pallets é de 80 cm; isso é demais pra uma mesa de trabalho. Para que ela tenha uma superfície confortável, escolha uma medida entre 50 e 60 cm e serre as tábuas do seu pallet com esse tamanho.

mesa de pallet

Aquelas duas ripas maiores que você vê embaixo das tábuas são os apoios centrais dos pallets, aquelas madeirinhas que ficam na vertical no meio do pallet, sabe? Elas foram usadas como apoios para o tampo da mesa. Como foram dois pallets, ela uniu essas ripas maiores com braçadeiras metálicas, que você vê no detalhe abaixo.

mesa de pallet

Depois que você serrar as tábuas na largura escolhida, fixe-as nessas ripas batendo pregos. E aí, você terá algo assim:

mesa de pallet

Com isso, o tampo já está pronto, só serão feitos detalhes de acabamento nele mais tarde.

Agora, vamos para os pés da mesa. Ela preferiu usar dois cavaletes metálicos, mas você pode usar o que quiser: hairpin legs, pés palito, cabo de vassoura, pés de alumínio… só se certifique de que eles vão aguentar todo o peso da estrutura montada.

Aqui, você vê a parte superior dos cavaletes dela, só que de cabeça pra baixo; ela colocou os cavaletes de cabeça pra baixo apoiados no chão para poder aparafusar um pedaço de madeira no topo de cada um.

mesa de pallet

Usando sobras de uma treliça de jardim que ela tinha, ela reaproveitou algumas ripas para apoiar melhor o tampo de pallet nos cavaletes. É importante apoiar todo o tampo da mesa de pallet em ripas de madeira para deixá-la mais firme. Você pode comprar caibros de telhado e cortar no comprimento da sua mesa.

mesa de pallet

Quando os dois cavaletes estiverem devidamente aparafusados nas ripas de apoio do tampo, o trabalho estará quase concluído.

Agora, só faltam os detalhes de acabamento.

Ela pintou algumas das tábuas do tampo com sobras de tinta e adicionou água para que a tinta ficasse bem ralinha, deixando ainda a textura da madeira aparente. Isso deu um aspecto rústico bem legal à mesa e, ao mesmo tempo, adicionou uma pitadinha de cor que deu um charme no final.

mesa de pallet

Algumas tábuas não haviam ficado 100% niveladas depois de presas. Ela resolveu isso preenchendo esses espacinhos com retalhos de madeira (usou prego líquido para fixar). Agora sim, com tudo nivelado certinho, prendeu ripas de madeira ao longo de toda a lateral do tampo, para dar um acabamento mais uniforme.

mesa de pallet

Com uma fita crepe, protegeu as tábuas de pallet para poder pintar o acabamento lateral de bege. Depois de seco, ela colocou um tampo de vidro em cima da mesa, solução perfeita para deixar a mesa mais confortável para trabalhar.

mesa de pallet

Por fim, ela usou cantoneiras metálicas em L nas quatro quinas da mesa; além de dar acabamento, foi uma medida de proteção que ela dotou, já que tem criança em casa e as quinas vivas poderiam ser um problema. Com as cantoneiras, todas elas ficaram mais arredondadas e, portanto, mais seguras.

mesa de pallet

E esse é o resultado final dessa mesa de pallet!

mesa de pallet

É uma solução bem mais econômica do que comprar uma mesa nesse tamanho (ou mandar fazer sob medida).

mesa de pallet

Imagens e tutorial: Simple Stylings

Gostou dessa ideia? Então compartilhe esse post nas redes sociais!


Tem mais Simplichique aqui:

Arquivado em: Baixo custo, Decoração, DIY, Móveis
Tags: , , , , ,


    Gravatar Juliana Amado
    16 fevereiro 2017

    Que linda essa mesa! Concordo com você, que na maioria das vezes, coisas com paleta ficam bem grosseiras. Então, ou você faz algo com uma pesada mais sofisticada como essa mesa, ou calibra o resto da decoração para ter equilíbrio.

    Beijos

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Exatamente, Ju, equilíbrio é tudo!

    [Reply]


    Gravatar Sabrina Mix
    21 fevereiro 2017

    Que legal, Manu!

    Meu marido tem um certo “preconceito” com pallet, mas acho que essa aí não vai ter como ele dizer que não ficou linda.

    Beijos e sucesso!!!

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Putz, será que isso é “mal de marido”? O meu também odeia projetos com pallets, tô tentando convencê-lo de fazer uma cama com pallets no quarto de hóspedes faz tempo! rs
    Beijão, linda!

    [Reply]


    Gravatar Maria Liliana
    12 março 2017

    Eu amo todos os tipos de móveis com paletes. Além do mais, quanto mais velho melhor. Eu acho que tudo depende do resto da decoração, tons de cores, se o conjunto transporta-te para um lugar ou um tempo. Acho que o final é todo o conjunto o que deve ter harmonia.

    [Reply]


Deixe seu comentário