Como toda primeira segunda-feira do mês, hoje é dia de divulgarmos o tema do DIY Coletivo de julho: “Por um Fio” e a proposta, é claro, é criar um objetivo decorativo usando qualquer tipo de fios. Já que eu adoro trabalhar com lã, resolvi fazer uma passadeira para minha mesa de jantar.

passadeira ombré

Eu tinha essas cores sobrando aqui em casa, e pensei: “por que não tentar um ombré com elas?” Gostei tanto do resultado que já tô querendo fazer outra maiorzinha! Confira agora no passo a passo como ela é fácil de fazer!

passadeira ombrépassadeira ombré

Lã – Tesoura – Feltro – Cola quente

A quantidade pequena de materiais já torna esse um projeto bem simples de fazer em casa. Minha passadeira ficou com 60 centímetros de comprimento por 19 de largura. Se você quiser fazer uma maior, use as minhas medidas como parâmetro e adicione mais material.

Primeiro passo: fazer as tranças. 20, pra ser mais precisa. Para cada trancinha, cortei 6 fios de 85 cm de comprimento, para ter material a mais para trabalhar.

passadeira ombré

Usei 6 fios – e não 3 – em cada trança para que ela pudesse ficar mais cheinha. O processo é exatamente o mesmo de uma trança comum. Junte os 6 fios e dê um nó na ponta deles.

passadeira ombré

Depois, divida os 6 fios em 3 partes iguais e faça a trança. Note que essa trancinha aí tem duas cores diferentes; isso é para criar o efeito ombré, e já explico o segredo para o degradê perfeito.

passadeira ombré

No final de cada trança, dê um nó na ponta, do jeitinho que mostro abaixo: passe os fios pelo seu dedo, formando uma rosquinha. Passe a ponta dos fios por dentro da rosquinha e é só puxar que o nó já estará feito. Procure deixar os nós de todas as tranças no mesmo lugar, para que todas elas fiquem com o comprimento igual.

passadeira ombré

Eu fiz sempre duas tranças de cores iguais. Começando pela cor rosa escuro, fiz duas completamente nessa cor. Depois, comecei a mesclar um rosa mais claro; então minhas duas próximas trancinhas têm 2 partes de fios rosa escuro e uma parte de fios rosa claro. As duas a seguir precisavam de mais rosa claro que escuro, para começar a clarear a passadeira. Então usei 2 partes de fios rosa claro e apenas de rosa escuro. E assim fui fazendo até o final.

No esqueminha abaixo que preparei para deixar bem entendido, dá para perceber direitinho a transição de cores que usei em todas as tranças. Salva essa foto aí no seu computador para você olhar sempre que precisar. E pode clicar nela que ela abre maior.

passadeira ombré

Parece complicado, mas é bem simples. Basta seguir a ordem das cores para que a transição seja a mais suave possível.
Depois que você tiver as 20 trancinhas prontas, basta colar tudo em um pedaço de feltro branco, que vai dar mais sustentação à passadeira.

passadeira ombré

Lembre de seguir a ordem das cores para que o ombré seja bem bonito, mesmo que você use tonalidades diferentes das que usei nesse projeto. O importante é fazer a transição suave das cores, começando pela mais escura e terminando pela mais clara. Quando terminar de colar, se necessário, corte o excesso do feltro para que ele não fique aparente.

passadeira ombré

Por último, recorte o excesso de fios para dar um acabamento mais bonito à sua passadeira e ela estará pronta.

passadeira ombré

Esse é o resultado final!

passadeira ombré

passadeira ombré

Eu curti muito ter usado essas cores e o efeito ombré ficou exatamente como eu queria.

passadeira ombré

Mais uma prova de que para ter a casa linda, você não precisa gastar uma fortuna. Basta usar a criatividade!

passadeira ombré

Agora, não deixe de conferir o que as outras meninas da equipe fizeram com o tema “Decor Por Um Fio” (basta clicar nas imagens que você vai para os blogs delas, pra aprender a fazer essas lindezas também):

E você que tá lendo agora também pode (e deve!) participar do DIY Coletivo. Clicando aqui, você vai ler as regras, mas já adianto que não precisa ter blog para participar. O intuito é difundir, cada vez mais, o faça você mesmo para que a gente possa decorar nossas casinhas sem precisar gastar muito.

Se inscreva na newsletter do DIY Coletivo pra ficar por dentro das novidades e se inspirar, vendo os projetos do pessoal! É só preencher o formulário abaixo e clicar no botão INSCREVA-SE.

Receba os informativos do DIY Coletivo por e-mail!



diy coletivo logo

.

Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook e seguir o Instagram.


Tem mais Simplichique aqui:simplichique

Compartilhe: