07/12/2016

Semanas atrás, eu postei uma foto no Instagram dando a sugestão de fazer árvores de Natal usando pallet. Fazendo algumas pesquisas sobre o tema, descobri um tutorial que ensina não apenas a montar uma árvore assim, mas criando duas iguais usando um único pallet.

Como isso é possível? A resposta está na geometria do corte. Mas não se preocupe se você não entendeu nada. Garanto que é mais fácil do que parece e as imagens explicam direitinho todo o processo. Vamos para o passo a passo?

Materiais para fazer sua árvore de pallet:

1 pallet de madeira | 4 ripas de madeira de 250 x 5 cm
Serrote ou serra tico-tico | Parafusos de 75 mm | Martelo | Chave de boca

Observação: os parafusos e a chave de boca podem ser substituídos por pregos e martelo, mas nesse caso, é sempre bom reforçar a junção com cola de madeira antes de bater os pregos no lugar.

O grande truque é cortar no lugar certo. Desenhe linhas no pallet exatamente como esse esqueminha:

Pode usar a serra tico-tico (se tiver alguma madeira na parte de trás do pallet, é bom removê-la antes de serrar, e para isso, use o martelo ou um pé de cabras, se você tiver) ou pode serrar com um serrote também. Só se certifique de que o corte não vai sair torto.

Depois que você cortar nos locais indicados, seu pallet estará assim:

Nessa imagem, dá pra ver claramente uma das árvores já formada: é a peça triangular que ficou no meio. Vamos chamá-la de Árvore 1. As outras duas partes do pallet cortado, que estão na esquerda e na direita, vão formar a Árvore 2.

Para isso, você precisa juntar essas duas partes, aparafusando as madeiras verticais, que serão o “tronco” da Árvore 2. Alinhe o máximo que conseguir, para que as ripas horizontais dele coincidam. Mas não se preocupe se não ficar 100% certinho; a decoração da árvore de Natal vai esconder as imperfeições.

Com os formatos prontos, é hora de trabalhar na base delas, para que fiquem de pé. Corte 4 pedaços com 60 cm das ripas de 5 cm de altura e aparafuse-as assim:

Aquele espaço no meio vai servir para apoiar o tronco central de cada árvore. A Árvore 1 tem apenas uma madeira no centro; a Árvore 2, que foi resultado da junção das duas metades, tem o tronco com duas madeiras centrais.

O problema é que aquele espaço central é grande demais para os troncos das árvores. A solução é aparafusar pedaços das ripas nos troncos. Além de fazer volume suficiente para encaixar os troncos no buraco central, isso ainda vai garantir mais firmeza para as árvores.

Na imagem da esquerda, está a parte de trás da Árvore 1, com dois pedaços (cada um com 75 cm) da ripa já presos ao tronco central, um de cada lado. Na direita, você vê a Árvore 2, com seu tronco duplo e também mais dois pedaços de 75 cm da ripa segurando tudo.

Percebeu que o tronco das duas acaba rente à madeira horizontal do pallet? Quando aparafusar os pedaços de 75 cm aos troncos, deixe 25 cm deles para fora, prolongando o tronco. Esses 25 cm vão encaixar naquele buraco central das bases e dar uma altura à árvore em relação ao chão. E entre essas madeiras que ficaram para fora, prenda sobras da ripa, só para preencher o espaço entre elas. Pode usar pedacinhos de 15 cm (ou divida o que sobrou das ripas em 3 pedaços iguais que já serve): um pedaço para o tronco da Árvore 1 e dois pedaços para a Árvore 2.

Depois de tudo preso e devidamente aparafusado, coloque as árvores de pé, encaixando os troncos estendidos no buraco da base e aparafuse tudo. Elas deverão estar assim:

Aí, é só decorar da forma que você achar melhor. Pode pintar com tinta, pendurar festão nelas, bolas, pisca-pisca; faça o que você faria numa árvore tradicional.

Imagens e tutorial: Live Love Laugh Blog

Parece difícil, mas é tudo uma questão de cortar tudo nos tamanhos e quantidades certas.
Uma ripa de pinus de 2,5 m de comprimento e cerca de 5 de altura custa entre 5 e 7 reais. Um pallet pode ser conseguido de graça, mas se quiser comprar, vai gastar uns 10 reais, mais ou menos. Vale a pena a economia, já que uma árvore de Natal tradicional tá custando uma fortuna.


Tem mais Simplichique aqui:

Arquivado em: Baixo custo, Decoração, DIY, Fim de ano, Natal
Tags: , , , , ,


    Gravatar FERNANDA LUCENA
    8 dezembro 2016

    Que máximo!!
    Adorei!

    Bjooos

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    😀

    [Reply]


Deixe seu comentário