Em maio do ano passado, tive uma experiência muito desagradável ao encomendar um conjunto de mesa de jantar e um banco numa loja de móveis planejados. Depois de cancelar a compra e solicitar o estorno, decidi comprar uma nova mesa em qualquer outra loja de pronta entrega, mas nenhuma delas agradava meu digníssimo. Foi aí que pensei: por que eu mesma não faço minha própria mesa de jantar?

simplichique - mesa de jantar diy

E eis que surgiu a mais nova ideia insana de projeto DIY pra minha casa. Com base no desenho que eu fiz para a loja executar, ando estudando maneiras “fáceis” e seguras de fazer uma mesa de jantar usando MDF. E é claro, ando pesquisando muitos projetos tipo DIY na internet, mas confesso que esse é um assunto não muito explorado ainda em blogs de decoração – o que dificulta um pouco minha busca por referências, mas estou confiante de que vai dar certo.

De qualquer forma, alguns dos exemplos que encontrei são interessantes e vou listá-los aqui no caso de mais alguém estar com a mesma ideia doida que eu de fazer uma mesa de jantar. Vale ressaltar que em todos os casos, a madeira foi lixada e selada com stain (seladora) em suas respectivas cores antes de as mesas serem montadas. Já fica aqui essa primeira dica.

faça você mesmo - mesa de jantar diy 1

Essa mesa foi feita pela Ez Pudewa, do blog Creature Comforts. Ela comprou as placas avulsas, fez o tratamento adequado e usou um stain que deu essa coloração acinzentada, parecendo uma pátina. Quem quiser ver o passo a passo detalhado, pode clicar aqui. Depois, uniu todas as placas, fez o travamento delas por baixo e usou esses cavaletes de ferro como pés. O resultado ficou bem bacana, mas confesso que meu TOC não me permitiria servir uma refeição nela, a menos que as placas ficassem matematicamente planas, o que é praticamente impossível num projeto DIY. Mas o processo me serviu de inspiração.

faça você mesmo - mesa de jantar diy 2

A segunda mesa foi confeccionada pela designer de interiores Amber Lewis, que comanda o blog que leva seu nome. Ela usou uma folha de porta como tampo e fez os pés usando ripas de madeira pintadas de branco, que foram presas formando esse desenho de um grande quadrado. Eu confesso que fiquei meio cética em relação à estabilidade e segurança dela, mas gostei de seu desenho. O tutorial está aqui.

faça você mesmo - mesa de jantar diy 3

A terceira mesa é de um blog que muitos de vocês conhecem, o A Beautiful Mess, e a Elsie também comprou as placas avulsas para fazer o tampo, 4 no total. Com ripas menores, ela fez o travamento por baixo do tampo e usou esses pés metálicos que são chamados de hairpin legs e eu sou doidinha por eles. É uma pena que aqui no Brasil seja tão difícil de encontrá-los à venda, porque cheguei a pensar em mudar meu projeto e usar pés desses. Paciência. O passo a passo dela você vê aqui.

faça você mesmo - mesa de jantar diy 4

Propositalmente, deixei essa por último porque é a que mais vai me servir de inspiração. É parecida demais com meu desenho e depois de ver o tutorial, disponível no site Apartment Therapy, fiquei muito mais motivada. Eu só não sei se usaria duas placas coladas – talvez só nos pés para reforçar a estrutura toda – e faria algum acabamento de pintura ou revestimento laminado. Apenas ideias ainda.

Alguém aí já fez uma mesa de jantar pra compartilhar experiências?

Imagens: 1234


Quer dar alguma sugestão, fazer críticas ou tirar alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@simplichique.com.br e terei o maior prazer em trocar uma ideia!

● Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais! ●

Compartilhe: