27/04/2015

Em maio do ano passado, tive uma experiência muito desagradável ao encomendar um conjunto de mesa de jantar e um banco numa loja de móveis planejados. Depois de cancelar a compra e solicitar o estorno, decidi comprar uma nova mesa em qualquer outra loja de pronta entrega, mas nenhuma delas agradava meu digníssimo. Foi aí que pensei: por que eu mesma não faço minha própria mesa de jantar?

simplichique - mesa de jantar diy

E eis que surgiu a mais nova ideia insana de projeto DIY pra minha casa. Com base no desenho que eu fiz para a loja executar, ando estudando maneiras “fáceis” e seguras de fazer uma mesa de jantar usando MDF. E é claro, ando pesquisando muitos projetos tipo DIY na internet, mas confesso que esse é um assunto não muito explorado ainda em blogs de decoração – o que dificulta um pouco minha busca por referências, mas estou confiante de que vai dar certo.

De qualquer forma, alguns dos exemplos que encontrei são interessantes e vou listá-los aqui no caso de mais alguém estar com a mesma ideia doida que eu de fazer uma mesa de jantar. Vale ressaltar que em todos os casos, a madeira foi lixada e selada com stain (seladora) em suas respectivas cores antes de as mesas serem montadas. Já fica aqui essa primeira dica.

faça você mesmo - mesa de jantar diy 1

Essa mesa foi feita pela Ez Pudewa, do blog Creature Comforts. Ela comprou as placas avulsas, fez o tratamento adequado e usou um stain que deu essa coloração acinzentada, parecendo uma pátina. Quem quiser ver o passo a passo detalhado, pode clicar aqui. Depois, uniu todas as placas, fez o travamento delas por baixo e usou esses cavaletes de ferro como pés. O resultado ficou bem bacana, mas confesso que meu TOC não me permitiria servir uma refeição nela, a menos que as placas ficassem matematicamente planas, o que é praticamente impossível num projeto DIY. Mas o processo me serviu de inspiração.

faça você mesmo - mesa de jantar diy 2

A segunda mesa foi confeccionada pela designer de interiores Amber Lewis, que comanda o blog que leva seu nome. Ela usou uma folha de porta como tampo e fez os pés usando ripas de madeira pintadas de branco, que foram presas formando esse desenho de um grande quadrado. Eu confesso que fiquei meio cética em relação à estabilidade e segurança dela, mas gostei de seu desenho. O tutorial está aqui.

faça você mesmo - mesa de jantar diy 3

A terceira mesa é de um blog que muitos de vocês conhecem, o A Beautiful Mess, e a Elsie também comprou as placas avulsas para fazer o tampo, 4 no total. Com ripas menores, ela fez o travamento por baixo do tampo e usou esses pés metálicos que são chamados de hairpin legs e eu sou doidinha por eles. É uma pena que aqui no Brasil seja tão difícil de encontrá-los à venda, porque cheguei a pensar em mudar meu projeto e usar pés desses. Paciência. O passo a passo dela você vê aqui.

faça você mesmo - mesa de jantar diy 4

Propositalmente, deixei essa por último porque é a que mais vai me servir de inspiração. É parecida demais com meu desenho e depois de ver o tutorial, disponível no site Apartment Therapy, fiquei muito mais motivada. Eu só não sei se usaria duas placas coladas – talvez só nos pés para reforçar a estrutura toda – e faria algum acabamento de pintura ou revestimento laminado. Apenas ideias ainda.

Alguém aí já fez uma mesa de jantar pra compartilhar experiências?

Imagens: 1234


Quer dar alguma sugestão, fazer críticas ou tirar alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@simplichique.com.br e terei o maior prazer em trocar uma ideia!

● Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais! ●

Arquivado em: Baixo custo, DIY, Inspiração, Móveis
Tags: , , ,


    Gravatar Coisas da Lívia
    27 abril 2015

    Adorei as inspirações para sua mesa…
    Quero ver ela pronta, vai ser sucesso!!

    BEijocas

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Opa, Lívia!! Pode aguardar, hein! Só espero que o resultado fique bom rsrsrs
    Beijão!

    [Reply]


    Gravatar Casa Design Studio
    28 abril 2015

    Olá Manu!
    Essas referências são de mesas DIY? Nossa super profissionais! Isso é verdade, poucos blogs abordam a DIY de móveis. O Edu, do blog Homens da Casa, é o que mais gaz projetos do tipo.
    Beijo grande! Thamyrez

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Talvez porque exigem um certo conhecimento mais específico, além do uso de ferramentas próprias, né… quando eu digo que é uma loucura minha, é porque moro em apartamento e reconheço que não é o melhor espaço pra criar esse tipo de coisa, mas eu sou teimosa e vou embarcar nessa assim mesmo rsrs E o modelo de mesa que eu quero não precisa de nenhuma engenhoca, basta comprar as madeiras nos tamanhos certos e o resto é mais basicão… enfim, vamos ver no que vai dar.
    Super beijo, Thamyrez!

    [Reply]

    Camila Reply:

    Meninas, super entrando na conversa 😛 Acho que existem poucos, porque é difícil pra caramba produzir esse tipo de conteúdo (meu namorado acompanha bastante coisa nesse canal > https://www.youtube.com/user/OficinaDeCasaComBr).

    Pra vocês terem ideia, passei MESES com o projeto do criado-mudo em rascunho. Porque qualquer projeto com um tiquinho mais de complexidade já exige muito mais detalhes para que outra pessoa consiga compreender – ainda mais se a pessoa não for suuuper familiarizada com esse tipo de projeto!

    E outro problema que nós enfrentamos: todos os móveis que fizemos lá para o apartamento, meio que fizemos sem saber se daria certo. Daí só conseguimos produzir PAP do que é duplicado rs – porque daí fazemos o teste com o nº1 e registramos o processo com o nº2.

    Mas espero encontrar cada vez mais esse tipo de coisa, porque fazer em casa é muito massa e o nosso bolso agradece 😛

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Caramba, não conhecia esse canal; dei uma fuçada rápida e já adorei o conteúdo que vi! Já tenho bastante material pra estudar hoje rs
    Concordo com o que vc disse. Não basta conseguir executar o projeto, tem que ser didático a ponto de que qualquer pessoa possa compreendê-lo.
    Quando montei a mesa do meu escritório, na verdade, o trabalho mais pesado ficou a cargo do marido, e eu confesso que a cada martelada, marcação a lápis e a cada cantada da furadeira, eu meio que fechava os olhos e pensava “agora já era, o que tiver de ser, espero que seja” hahahahahah Inacreditavelmente, deu tudo certo, a mesa ficou super no prumo, milimetricamente exata nas medidas. Fiquei bem surpresa mesmo. Talvez por isso, eu esteja tão empolgada agora pra sair criando um monte de móvel rs


    Gravatar Mario Martins
    28 abril 2015

    Manu! As imagens tão quebradas no post, dá uma olhadinha. Beijo grande! <3

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Vixe, Mario, aqui tão aparecendo direitinho… vc limpou o cache do seu navegador? Vou dar uma fuçada aqui pra ver o que pode ser… valeu pelo toque!!

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Dá um print preu ver como aparece aí?

    [Reply]


    Gravatar Juliana Amado
    9 julho 2015

    Aquela que tá aqui batendo palmas:
    – Faz, faz, faz, faz, faz!!!!!

    rsrs. Dou maior força! Deve ser um desafio e tanto! E dando certo, você terá um orgulho danado da sua mesa depois! =)

    Ah, e conta pra gente a história do planejado, conta???

    Beijos!!

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    rsrs pódexá, Ju! Conto tudinho sim. Inclusive, tive a ideia agora de fazer um vídeo relatando essa experiência… vou amadurecer essa ideia.
    Um beijão!

    [Reply]


Deixe seu comentário