mesinha lateral retrô MS4A1822

Simplesmente apaixonada por essa mesinha lateral que a Ashley, do blog Sugar and Cloth, criou usando uma forma de bolo. Isso mesmo, se ninguém dissesse, duvido que você notaria! Além do design super bacana e diferenciado, a mesinha ainda tem a função de guardar pequenos objetos que ficariam à toa pelo meio da casa. E o melhor de tudo: ela ensina passo a passo como fazer uma igual. Quer aprender também?

Do que você vai precisar:

– Uma forma de bolo redonda;
– Um tampo de madeira redondo, cerca de 5 cm maior que a forma;
– 3 pezinhos palito de madeira;
– Furadeira;
– Parafusos de ponta chata (medidas conforme o tamanho dos pés palito que você comprar);
– Duas cores diferentes de tinta spray de sua preferência (ela usou rosa fosco e dourado);
– Stain para proteger a madeira.

O primeiro passo é passar o stain nos pés e no tampo. Ele funciona como uma espécie de verniz, selando os poros da superfície e protegendo-a contra intempéries e umidade. Deixe secar conforme as especificações do fabricante e, enquanto isso, adiante as próximas etapas.

mesinha lateral retrô MS4A1643

A parte mais “difícil” é furar a forma para instalar os pés palito. Geralmente, eles já vêm com o kit completo de instalação (parafusos e base para suporte), então você só precisa posicioná-los e encontrar o melhor local para que não fiquem nem muito juntinhos um do outro nem perto demais da borda da forma. A Ashley fez os primeiros furinhos muito próximos ao centro da forma, por isso que tem buraquinhos a mais na imagem.

Depois de furar, pinte a forma com uma cor de sua escolha. Pintar depois de furar garante um acabamento bem melhor e pode mandar ver com parafuso e tudo; assim, eles ficam “camuflados”. Ela também pintou a pontinha dos pés palito com tinta dourada pra dar um charme e fez toda a diferença. Os pezinhos que ela usou vieram com plaquinhas chatas na ponta, que servem para dar mais estabilidade ao móvel – é difícil encontrarmos pés palito por aqui com esse tipo de acabamento mas, em minha sincera opinião, não creio que faça falta.

mesinha lateral retrô MS4A1654

Com os pezinhos devidamente pintados e instalados, ela apenas colocou o tampo de madeira em cima da forma e a mesinha ficou pronta. Do jeito que eu sou meio estabanada, eu faria ainda algum anteparo de madeira, aparafusado na parte de baixo do tampo, pra que ele não se movesse toda vez que eu esbarrasse nele sem querer querendo. Sacaram?

mesinha lateral retrô MS4A1779

Uma outra adaptação em que pensei agora é usar uma tábua de cozinha ao invés de comprar um tampo de madeira, daquelas redondas de cortar carne mesmo (nova em folha, obviamente), caso tenha alguma guardada aí na sua casa que você nunca usou.

mesinha lateral retrô MS4A1846

Enfim, achei bastante criativa a ideia dela de criar uma mesinha lateral linda dessas a partir de uma forma de bolo. Ótima pra guardar controles remotos e outras bugiganguinhas que a gente sempre deixa perdidas por aí afora.

Será que alguém aí vai se arriscar a fazer uma igual?

Imagens, tutorial e créditos: Sugar and Cloth

Compartilhe: