Dezembro chegou e o tema do DIY Coletivo desse mês não poderia ser diferente: Natal. Como os preços dos enfeites prontos são uma vergonha de tão absurdos, então lá vamos nós produzir nossos próprios itens natalinos.

Recentemente, ganhei uma máquina multibebidas Dolce Gusto e nem pensei duas vezes, guardei tudo quanto foi cápsula que consumi, só pra confeccionar algo bem bacana com elas. Aproveitando a oportunidade, pensei em fazer uma guirlanda de Natal, e como minhas portas são marrons, achei que seria ideal usar apenas cápsulas na cor branca, pra dar um contraste legal.

O passo a passo, apesar de um pouco trabalhoso, é bem simples e você vai acompanhar agora as etapas.

Desenhe e recorte um aro no papel paraná, onde vamos prender as cápsulas. Pingue dois pontinhos de cola para poder fixar as cápsulas no papel; aqui, eu sugiro que você não economize na cola e ainda pressione por alguns segundos para que ela fique bem presa. Em algumas delas, antes de colar, eu ainda dei uma lixadinha nos pontos de contato com o papel pra tirar um resto do plástico que cobre as cápsulas. Esse plástico não gruda com cola quente de jeito nenhum, então se for o caso, use uma lixa de unha para deixar a superfície bem arranhada; aí sim, vai colar direito.

É assim que elas ficam vistas por trás. Se alguma delas descolar, você pode reforçar esses pontos de contato com mais cola quente pela parte de dentro da cápsula porque isso não vai ficar visível.

Agora começa a parte trabalhosa do projeto. Eu quis fazer uma espécie de filtro dos sonhos na minha guirlanda; pra isso, usei um fio que tinha sobrando em casa, desses de bordar, que é bem resistente.

Primeiro passo é amarrar o fio ao redor de uma das cápsulas, dando um nó bem apertado. Esse é o ponto de partida para começar a trançar a teia de barbante. Depois, vá passando esse fio aleatoriamente ao redor das cápsulas, de uma por uma, até ter preenchido o meio da guirlanda de Natal da maneira que você mais gostar.

Esse passo é trabalhoso porque a cápsula é muito lisa e o barbante começou a escapar facilmente das cápsulas que eu já tinha passado. Então, não teve jeito, a cada volta que eu dava ao redor das cápsulas, pingava um tiquinho de cola quente pra segurar os fios.

E assim, fui dando voltas e mais voltas ao redor das cápsulas com esse fio, sempre pingando um tico de cola quente na base delas, até que criei minha teia. Essa é a hora de cortar o fio. Depois, decorei as cápsulas usando lacinhos e miçangas vermelhos (prendi no buraquinho da própria cápsula usando cola quente também) e alternei: uma cápsula só com uma miçanga, outra com lacinho e miçanga, e assim por diante.

Por último, colei um laço na parte de cima da cápsula e pendurei alguns bonequinhos de madeira que tinha de um outro enfeite de Natal. Essa é minha guirlanda de Natal feita com cápsulas de café!

Detalhe dos fios ao redor da base da cápsula, só pra entender melhor a questão da cola. Realmente é um pinguinho, para não comprometer o acabamento e não deixar os fios escaparem.

Colei minha guirlanda de Natal na porta da cozinha, que fica logo na entrada do meu apê, e usei fita banana (dupla face) para isso. O branco das cápsulas contrasta bem com a cor escura da porta e destaca ainda mais meu objeto natalino.

Clique aqui para aprender a fazer esse adesivo de porta usando papel contact

Só que o DIY Coletivo de Natal não para por aqui! Olha o que as outras meninas fizeram para decorar as casas delas nessa época do ano tão especial! Clique nas imagens para você conferir o tutorial de cada uma:

diy coletivo
diy coletivo
diy coletivo

 

Todas essas ideias ficam aqui como uma sugestão para você decorar sua casa também. Se você fizer sua própria decoração de Natal, não se esqueça de usar a hashtag #diycoletivo para que a gente possa conferir os projetos de vocês também!

diy coletivo logo

Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook e seguir o Instagram.

Compartilhe: