O hall de entrada é o ambiente que dá as boas vindas a quem entra em uma casa. Ele pode ser bonito, para causar uma boa impressão logo de cara; pode ser prático, para facilitar a vida de quem chega em casa sempre carregado; e claro, pode ser os dois.

A gente sabe que móveis planejados é uma opção fora de questão quando o assunto é decorar gastando menos possível, e que botar a mão na massa é uma solução viável. Mas nem sempre a gente tem ideia do que fazer. Pois essa inspiração que quero mostrar agora pode lhe abrir a mente para várias ideias – exatamente como abriu a minha.

Esse hall de entrada fica na casa da irmã de uma blogueira que mora no Alasca, a Ana White, e era uma incumbência dela montar um cantinho funcional, bonito e que não tivesse gavetas, porque existe uma porta vai-e-vem nesse espaço que esbarraria sempre que uma gaveta estivesse aberta. Além disso, não poderia ser um móvel muito fundo, já que o próprio hall tem apenas 60 centímetros de profundidade.

Então, a Ana pensou numa solução bem bacana. Ela montou dois bancos iguais, que coubessem direitinho dentro do espaço. O desenho deles é espelhado, mas ela mesma recomenda que cada um monte as prateleiras dos bancos de acordo com sua necessidade. O mais legal é que ela disponibiliza os projetos dos móveis (em inglês) gratuitamente no site dela, com as medidas (em polegadas) e instruções de montagem.

hall de entrada diy

No hall de entrada já existia uma prateleira, também feita ao melhor estilo DIY. Ela pintou toda a área abaixo dessa prateleira de branco, para renovar a cara do cantinho. Fixou uma ripa de madeira na parede ao fundo, que vai servir como um apoio para outra peça que ela faria nos bancos.

hall de entrada diy

Com os bancos prontos e já posicionados no hall de entrada, ela aparafusou um no outro, criando uma peça longa e única, indo de ponta a ponta do espaço. Posteriormente, ela colocou fundos na parte de trás dos bancos – ainda não dá pra ver nessa foto, mas dá para entender como eles foram colocados olhando aquele projeto que ela fez (é uma das peças de cor azul no desenho).

hall de entrada diy

Agora vem a parte mais legal dessa inspiração: usando dobradiças, ela prendeu duas tábuas de madeira atrás dos bancos, de maneira que eles apoiassem naquela ripa presa na parede. Ou seja, ela criou mais compartimentos para guardar sapatos, que se integram aos móveis e dão a impressão de serem tudo uma coisa só. Essas tábuas ficaram alguns centímetros afastadas da parede, o suficiente para ser possível colocar os dedos por ali e abrir as portas.

hall de entrada diy

Além dos bancos, ela também fez um móvel com nichos para instalar debaixo da prateleira existente, para guardar mais coisas e ainda poder instalar alguns ganchos. Nos Estados Unidos, é comum os moradores usarem o hall de entrada como um pequeno closet, onde é possível guardar casacos e botas antes de entrar no restante da casa.

hall de entrada diy

Não sei vocês, mas eu tive tantas ideias vendo esse projeto que fiquei um tempão empolgada, pensando no que dá pra criar em casa motivada por esse DIY. Pensei até em uma cama de hóspedes, onde fosse possível guardar mantas e edredons com esse sistema de armazenamento.

hall de entrada diy

Por isso que acho tão legal mostrar por aqui essas inspirações feitas por gente como a gente. Com certeza, alguém vai pensar em muitas possibilidades vendo esse post – e se isso acontecer, não deixe de me contar aqui embaixo nos comentários. Será uma felicidade imensa!

Imagens: Ana White

Compartilhe: