reformar móveis

Eu sempre digo que reformar móveis é a maneira mais barata de decorar a casa sem gastar muito. Nem sempre é a mais simples, é verdade; mas o trabalho compensa muito a economia, principalmente nessa época, quando a gente tá fugindo de despesa extra.

Também sei que nem sempre, a gente tá inspirado pra reformar uma peça, mesmo que isso envolva apenas dar uma mãozinha de tinta nela. Qual cor ou cores usar? Que técnica e acabamento?

Por isso, vou mostrar 10 ideias que são muito bonitas e variadas, pra tentar agradar ao máximo, seja qual for seu estilo.

1. Mesinha que virou pufereformar móveis

Sabe quando você enjoa de um móvel a ponto de não querer mais? Nem pense em jogar fora. A solução pode ser dar um novo uso a ele, transformando sua função.

Como essa mesinha de centro que, com a adição de espuma e tecido, virou um pufe quadrado.

reformar móveis

Imagens: Not So Newlywed McGees

2. Gavetas pintadas em degradêreformar móveis

Imagens: Crafts on Sea

Se você quer reformar móveis aí na sua casa mas não pensa em fazer grandes intervenções, pinte a frente das gavetas. Isso é um coringa e serve pra qualquer móvel, de qualquer ambiente. Aproveite pra fazer um degradê: cada gaveta de uma cor. Fica lindo!

3. Detalhe com papel

Imagens: Our Nerd Home

Pode parecer uma besteirinha, mas às vezes, pequenos detalhes trazem grandes diferenças. Sem falar no valor sentimental que você dá à peça, já que estará colocando sua marca nele. Aqui, a mesinha ganhou uma colagem em formato de estrela, feita com páginas de gibis.

4. Revestimento com papel de parede

Imagem: Better Homes and Gardens

O que você tiver sobrando de reformas anteriores, pense em usar nos móveis que você quer modificar. Nessa sugestão, foram usadas sobras de papel de parede para revestir partes do móvel. Se você tiver muito material em estoque, pode pensar até em revestir as partes internas dele.

5. Remoção de texturareformar móveis

Imagens: Little Green Notebook

Existem alguns produtos no mercado, específicos para reformar móveis, capazes de retirar texturas como vernizes e superfícies craqueladas. Basta aplicar em todo o móvel, esperar o tempo de agir e remover a camada com uma espátula. Depois de lixar tudo, ele estará pronto para receber uma nova mão de tinta. Nem vai parecer que é o mesmo.

6. Cor totalmente diferente

reformar móveis

Imagens: The Weathered Door

Acho muito legal quando vejo móveis originalmente escuros ganhando uma cor totalmente diferente e inusitada, como esse magenta super lindo. Para completar, os pezinhos foram pintados num tom de prata que conversou muito bem com a tonalidade escolhida. Não tenha medo de usar uma nova cor quando reformar móveis; eles ficarão muito mais modernos!

Veja aqui como eu repaginei uma escrivaninha e dei uma cor totalmente diferente a ela!

7. Cores distintas na mesma peça

reformar móveis

Imagens: Black Face Sheep

Superfícies ripadas são excelentes para ousar na mistura de cores. Pinte cada uma de uma cor para transformar uma peça comum num objeto muito mais divertido e colorido. Usar cores contrastantes entre si também é uma boa opção, se você gostar de um estilo mais despojado e irreverente.

8. Novas adições à peça

reformar móveis

Imagens: The Craft Queen

Já pensou em incorporar novas partes na hora de reformar móveis? E não falo de novas prateleiras; no exemplo acima, folhas metálicas vazadas foram instaladas nas laterais e nos fundos dessa estante, que era toda aberta. Use a imaginação para pensar no que poderia ser usado em algum móvel seu. Quer uma ajuda? Um belo jogo americano que você nunca usa talvez sirva de fundo naquele seu nicho sem graça.

9. Evite móveis escuros

reformar móveis

Imagens: The Desi Wonder Woman

Eu já falei várias vezes que peças escuras diminuem consideravelmente os ambientes. Evite móveis de cores pesadas, como tabaco e ébano, a menos que você consiga balancear o resto da decoração com tons mais sutis. Jamais use todos os móveis de um mesmo ambiente com essas cores; quanto mais claros, mais fluidez e harmonia o espaço terá. Será menos cansativo e as chances de você enjoar deles serão bem menores.

10. Adicione o que estiver faltando

reformar móveis

Imagens: In the Boondocks

Essa dica é ótima para aquelas peças que a gente encontra na rua, no lixo, no ferro velho; muitas vezes, você vê algo com grande potencial, mas que está incompleto. Não deixe de pegar por causa disso! Dá pra adicionar o que estiver faltando, como novos tampos e prateleiras, que foi o caso nesse exemplo. Tudo é possível na hora de reformar móveis.

Tem algum móvel que você transformou aí na sua casa e virou seu xodó? Manda foto pra gente ver!


Tem mais Simplichique aqui:reformar móveis

Compartilhe: