O rose gold, uma espécie de tom de cobre mais frio, é um dos novos queridinhos na decoração e mesmo essa inspiração de pendente sendo no cobre, vou dar uma sugestão de adaptação bem bacana que você pode fazer para qualquer projeto DIY.

O estilo industrial é uma das tendências do ano que adiantei pra vocês aqui; uma de suas características é justamente a presença de tubulações e dutos aparentes. Por isso, usar canos para compor a ambientação nesse estilo é uma boa sacada. O problema é que, aqui no Brasil, canos de cobre são extremamente caros.

A solução seria usar canos de PVC mesmo, que são muito mais acessíveis, e pintar com tinta spray no rose gold metálico, mas com um cuidado: procure os mais finos que você encontrar. Usar canos de bitola grande prejudica bastante a estética do projeto porque destoa completamente da temática rose gold, que tem uma pegada mais delicadinha. Minha sugestão, então, é que você use canos de PVC para água fria (aqueles marrons) de meia polegada (1/2”), que são mais fininhos. Não use os de esgoto, eles são muito largos e vão deixar sua luminária muito grosseira.

luminária rose gold

Imagem: Leroy Merlin

Como os canos são de plástico, acredito que não é preciso passar nada neles antes de pintar com a tinta spray, só dê uma boa limpada na superfície antes de aplicar a tinta. E pronto, você já tem canos metálicos a um custo mais acessível para confeccionar projetos DIY super estilosos.

Para essa luminária, é você quem vai definir a quantidade de material necessária. Dependendo da altura dela, do quanto você quer que ela avance, ou até mesmo se tem uma tomada por perto; tudo isso vai ditar o tanto de cano de que você precisa. Geralmente, esses canos são vendidos com 3 metros de comprimento, então você vai serrá-lo nos tamanhos que deseja, mas acredito que um cano dê pra confeccionar uma luminária dessa. E lembre-se de pintá-lo somente depois de cortar nos tamanhos adequados, para garantir um belo acabamento em todas as peças.

Além dos canos, você vai precisar das conexões (você compra tudo em lojas de material de construção, na parte de hidráulica) e de abraçadeiras metálicas para fixar os canos na parede. Além, é claro, de uma lâmpada bem bonita e de um kit com fio, soquete e interruptor (vende pronto em lojas de materiais elétricos).

luminária rose gold

Com todo o material separado, uma dica boa é juntar as peças no chão para visualizar que formato você quer dar para sua luminária antes de começar a fixar na parede. Aqui, ainda vou dar mais uma sugestão: tá vendo esse pedaço de cano na parte de baixo da foto, que aparece na horizontal? Bem, você nem precisa usá-lo, se preferir. Ele foi usado para esconder o fio que vai até a tomada mais próxima, mas não é necessário. Pode economizar nessa etapa sem problema.

luminária rose gold

Depois de definir o formato, é hora de fixar tudo na parede. Comece de baixo para cima, para facilitar o trabalho, tendo sempre o cuidado de manter tudo bem vertical (use um nível, se for preciso) ou perpendicular em relação ao rodapé. Assim que fixar o primeiro pedaço do cano, já vá passando o fio por dentro, para agilizar. Quando terminar o cano, use a conexão adequada (basta encaixar na extremidade do cano, mas você pode colocar um pouquinho de cola universal por dentro, se quiser) e encaixe o próximo pedaço de cano, repetindo o processo. Basicamente, o projeto é isso.

luminária rose gold

luminária rose gold

Se você não tem experiência com elétrica, peça para alguém fazer essa parte para você, mas já adianto que é simples. Faz assim: desencapa a pontinha do fio, que vem dividido em duas partes. Una cada ponta desse fio nos parafusos do soquete com um pouco de fita isolante; no interruptor, o processo é bem parecido. Divida o cabo no meio e corte uma das partes, desencapando suas pontinhas e prendendo os fios nos parafusos. Tirei uma foto de um interruptor que montei aqui em casa para você ver como é simples.

luminária rose gold

O último passo é rosquear a lâmpada no soquete. A quantidade de fio pendurado, que vai ficar exposto, também fica a seu critério. Se você não encontrar um fio legal como esse da foto, uma dica pra disfarçar um fio feio é enrolar um pouco de lã ou barbante colorido no próprio cabo.

luminária rose gold

E assim você faz sua própria luminária industrial, tingida de rose gold. Com certeza, muito mais em conta do que comprar uma igual pronta.

luminária rose gold

Imagens e tutorial: Elle South Africa

Você já fez algum projeto parecido? Compartilhe sua experiência com a família simplichique nos comentários! Com certeza, pode ajudar muita gente 🙂


Siga o Simplichique nas redes sociais:simplichique

Compartilhe: