31/07/2015

cabeçalho 640 simplichique 2a

Alguns materiais de construção vão muito além da fase da obra e podem ser facilmente incorporados à decoração. Essa, aliás, é uma ótima alternativa para driblar a falta de verbas na hora de mobiliar a casa e de reaproveitar resíduos de obra, contribuindo para não agredir ainda mais o meio ambiente.

É claro que a proposta aqui não é fazer do interior da sua casa um galpão de materiais, mas mostrar que você pode integrá-los a seus ambientes, dando um aspecto mais despojado à decoração. Vamos ver como funciona?

1. BLOCOS DE CONCRETO

materiais de construção na decoração 02Imagens: 12

Existe uma infinidade de coisas que você pode criar com eles. Devido ao formato vazado, uma boa ideia é fazer algo que permita o aproveitamento desse espaço, como floreiras e até pequenas adegas. Além de decorar, ainda ajudam na organização do ambiente.

materiais de construção na decoração 01

materiais de construção na decoração 02AImagens: 123

Empilhados, podem servir como apoios para estantes, mesinhas laterais e de centro e até racks para sua sala. Mas lembre-se de impermeabilizar os blocos com um verniz para que ele não solte aquela poeirinha característica. Eu sei, também sou dona de casa e super entendo azamigas que odeiam ter que ficar limpando a casa toda hora.

2. COBOGÓS

Nossos queridos cobogós podem desempenhar papeis que vão muito além da iluminação e ventilação naturais de uma edificação. Os formatos variados da peça permitem que eles sejam usados como objetos decorativos bem originais. Já pensou, por exemplo, em utilizar um cobogó como porta controles?

materiais de construção na decoração 03Imagem: via

Como geralmente são pesadinhos, podem ser usados como aparadores de livro; pinte-os numa cor bem legal para ter um efeito único. E se você empilhar alguns e usar pequenas prateleiras de madeira, já consegue criar uma mini estante linda e bastante funcional.

materiais de construção na decoração 03 A1

materiais de construção na decoração 04Imagens: 123

3. TUBOS DE PVC

Projetos com tubos de PVC já são bem comuns aqui na blogosfera não só pela versatilidade do material mas também por seu baixo custo. Particularmente, gosto bastante de ver os canos pintados bem coloridinhos, de uma forma bem lúdica.

materiais de construção na decoração 05AImagem: via

Eles são muito úteis na organização da casa, como porta trecos (aliás, porta tudo que você imaginar). Vasinhos, sapateiras, cabideiros e até luminária, gente!

materiais de construção na decoração 05

materiais de construção na decoração 06Imagens: 1234

Mas se tem um projeto com cano de PVC que tem um lugarzinho cativo no meu <3 são as adegas. Essa amarelinha toda linda foi feita pelas meninas do blog Decoreba e me encheu de inspiração pra criar uma pro meu cantinho de bebidas futuramente.

materiais de construção na decoração 06aImagem: via

4. CANOS DE COBRE

Eles são mais finos e resistentes que os de PVC e, por isso, podem ser usados como estruturas para móveis, estantes e prateleiras.

materiais de construção na decoração 07Imagens: 12

Mas também ficam lindos ornando em algum projeto DIY. Já mostrei dois aqui no blog (aqui e aqui), mas dá pra inventar um bocado com eles. Como eles são mais caros que os de PVC, o ideal é que você utilize sobras; se o intuito é economizar, eu não aconselharia a compra do material exclusivamente para esse fim.

5. CONDUÍTES

Sabe aquelas mangueiras plásticas, geralmente amarelinhas, que servem pra passar fios por dentro da parede? Uma pena que eles tenham que ficar sempre escondidos. Palavras de uma pessoa amarelólatra (inventei agora essa palavra pra dizer que sou maluca por coisas amarelas).

materiais de construção na decoração 09Imagens: 12

Inspirem-se com esses mini vasinhos de parede que a Vivi, do Decorviva, mostra como faz nesse passo-a-passo.

materiais de construção na decoração 08Imagens: via

Além de vasinhos, é possível também criar mesas usando um tampo de vidro apoiado em rolos de conduíte. Mas preste atenção para não deixar aquelas inscrições impressas aparentes, tá? A ideia é fazer algo bem profissa. Por acaso, você anda na rua usando roupa com a etiqueta pendurada pra fora?

materiais de construção na decoração 10

materiais de construção na decoração 11Imagens: 12

6. TELHAS

Olha que legal esses projetos de adegas feitas com telhas! E o melhor de tudo é que você pode fazer com tipos diferentes de telhas. No primeiro exemplo, foram usadas telhas coloniais de barro, apoiadas em prateleiras de vidro suspensas por cordas.

materiais de construção na decoração 12Imagens: 12

No segundo, telhas onduladas presas na parede e pintadas de azul servem de apoio para as garrafas de vinho. Achei simples e chique!

Mas só recomendo esse tipo de armazenamento se for temporário, no caso de receber uma visita pra um jantar, porque os vinhos não podem ficar expostos assim à luminosidade no dia a dia, tá gente?

7. VERGALHÕES

Por mais incrível que possa parecer, os vergalhões de ferro também são bastante versáteis no mundo da decoração. Um belo exemplo é esse mural, criado a partir de uma malha de vergalhões presa numa moldura de madeira, que também pode ser feita de sobras de algum projeto.

materiais de construção na decoração 12aImagem: via

Também são muito úteis para criar estruturas para jardins verticais; e se eles estiverem em bom estado, podem ficar aparente sem o menor problema.

materiais de construção na decoração 13Imagens: 12

Por serem materiais mega resistentes, eles servem muito bem na confecção de móveis, como essas mesinhas. E se pintar as hastes, fica mais bonito ainda, vai por mim.

materiais de construção na decoração 14Imagem: via

Viram como a gente pode aproveitar na decoração muita coisa que veio da obra? A natureza e sua casa agradecem.






Arquivado em: Baixo custo, Decoração, Móveis, Reaproveitamento
Tags: , , , ,


    Gravatar Livia
    3 agosto 2015

    Manu que post babado, conhecia algumas dessas ideias, mais as do conduíte me surpreendeu, que fantásticooo! Essa do vergalhão é do Morar mais do ao passado aqui no Rio, que pude ver pessoalmente e que ficou muito legal.
    Adoreiii!
    Beijos

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Isso mesmo, Lívia! Encontrei muita coisa legal da Morar Mais na minha pesquisa, imagino que vendo ao vivo tenha sido incrível! Uma pena que não tem essa mostra aqui em SP 🙁
    Beijão!!!

    [Reply]


Deixe seu comentário