17/11/2016

No meu ateliê, eu havia colado dois pedaços de papel contact preto para usar como lousa, mas tive que removê-lo porque precisava da parede branca para fazer fotos aqui pro blog. Quando tirei o papel, a pintura acabou descascando em vários pontos, então tive que consertar o estrago.

E é claro que vou dividir a experiência com vocês, e aproveitar para dar algumas dicas que adquiri na prática, tanto para pintar uma parede como para consertar uma pintura descascada, mesmo que você nunca tenha feito isso antes.

pintura descascada simplichique

O estado da parede estava bem bom, apesar de ter pontos de pintura descascada; como a cor da tinta era branca, só dava pra notar se aproximando bastante dela.

pintura descascada simplichique 01

A primeira providência foi passar massa corrida em todos os locais onde havia buraquinhos de tinta. Para isso, você precisa usar uma espátula metálica (não vale a pena comprar de plástico) para aplicar a massa e alisá-la depois, como se estivesse decorando um bolo com cobertura.

Clicando nas fotos, elas vão abrir ampliadas para você não perder nenhum detalhe.

pintura descascada simplichique 03

Não tem segredo, basta passar a massa e, em seguida, passar a espátula para nivelar a massa dentro da imperfeição e esconder a pintura descascada.

pintura descascada simplichique 04

E ela fica assim mesmo, como se fosse uma manchinha na parede. Nada que uma mão de tinta não esconda depois.

Quando tiver passado a massa corrida em todos os defeitos, onde a pintura descascou, lixe a parede toda. Isso vai garantir que fique tudo bem lisinho e uniforme e o acabamento da pintura vai ficar muito mais bonito. Usei lixa de parede nº 220.

pintura descascada simplichique 02

Terminada a etapa de lixar, passe um pano úmido com água em toda a parede, para remover o pó que fica. A massa solta bastante pó e ele pode prejudicar a fixação da tinta na parede.

Agora vem a parte divertida: pintar! Dilua a tinta de acordo com as instruções do fabricante; não bote água a mais “pra render” porque isso vai comprometer a qualidade da tinta. Faça a mistura na bandeja, e não dentro da lata, a menos que você tenha certeza que vai usar toda aquela quantidade de tinta na parede.

pintura descascada simplichique 06

Prefira usar um rolo macio para pintar grandes superfícies, mas use um pincel (pode ser uma brocha) para pintar os cantinhos. Primeiro, você pinta todo o contorno da parede usando o pincel; depois, com o rolo, pinta a parede toda.

pintura descascada simplichique 10

Pra facilitar, reuni as principais dicas numa única foto; pine usando o botão do Pinterest em cima dela ou salve a foto aí no seu computador pra conferir sempre que precisar:

pintura descascada simplichique 07

E minha parede voltou ao normal, no fim das contas. Nem parece que ela teve a pintura descascada um dia!

pintura descascada simplichique 09

Mais de pertinho pra vocês verem o acabamento… usei tinta acrílica super lavável branca com acabamento acetinado.

pintura descascada simplichique 08

Não tenha medo se sua parede descascar. Siga essas dicas, bote a mão na massa e conserte o estrago sem xilique nem insegurança. Com isso, você não só deixa sua casa muito mais bonita como também economiza uma dinheirama por não precisar chamar mão de obra só pra isso!

Quer mais dicas de pintura de parede? Então veja aqui como eu pintei minha parede de triângulos!


Tem mais Simplichique aqui:

Arquivado em: Baixo custo, Decoração, DIY, Meu Apê
Tags: , , , , , ,

Deixe seu comentário