Ainda na pegada da Mega Artesanal, quero mostrar como é possível inserir artes manuais na decoração de interiores sem parecer brega ou fora de contexto. Esse quadro com trabalho em ponto cruz feito pelo blog DIY Candy é um bom exemplo, porque mescla a delicadeza do artesanato à irreverência das frases na decoração.

E não se preocupe: mesmo que você não saiba costurar, eu garanto que dá pra fazer. Eu mesma não sei costurar e consegui fazer um bordado com ponto caseado lá na Mega, lembra? Então, basta acreditar que você consegue, arregaçar as mangas e correr atrás!

Basicamente, você vai precisar de uma tela do tamanho de sua preferência, tintas para pintá-la, que podem ser tintas para artesanato mesmo (veja as dicas que eu dei sobre isso quando fui no programa do Darghan), pincel ou rolinho de espuma para a pintura e os materiais para o ponto cruz. Acredito que dá pra fazer até com lã (se alguém expert nisso quiser compartilhar dicas lá no campo dos comentários, por favor, fique à vontade!); nesse caso, use uma agulha grossa.

O primeiro passo é pintar a tela. Nesse projeto, a blogueira usou um pincel e deu 3 demãos para que não houvesse falhas na superfície. Particularmente, prefiro pintar com rolinho de espuma porque ele agiliza mais o trabalho, mas fique à vontade para fazer da maneira que achar mais confortável.

Espere a tinta secar completamente para começar a bordar.

Existem duas maneiras de fazer o ponto cruz. Se você já possui uma certa experiência, faça a olho nu mesmo. Mas para aquelas pessoas que, como eu, não têm esse costume, fica mais fácil procurar moldes para imprimir e usar como guia.

Nesse caso, ela usou o molde na parte de trás da tela. Para isso, ela imprimiu tudo espelhado, para sair do jeito certinho na parte da frente do quadro. Se quiser, você pode fixar com fita crepe o molde normal na frente mesmo, para não precisar espelhar seu desenho.

Em seguida, faça furos acompanhando o desenho, que serão marcações para seu bordado. Note que nesse molde (que você pode baixar lá no blog dela), os pontos estão dentro de quadrados. Ela montou esse desenho numa planilha do Excel para saber exatamente onde furar: nos cantinhos de cada quadrado marcado com um X.

Com as marcações feitas, é só começar a passar a linha, formando as letras que compõem a frase. O ponto cruz, na verdade, parece mais um X do que uma +, então é só puxar as linhas para formar o X que não vai ter erro.

Se quiser mesclar cores na sua frase, o que eu recomendo pra realçar ainda mais sua arte, basta ir trocando os fios nas respectivas letras, de acordo com sua preferência.

Foi o caso aqui. A Amy fez uma composição bem bacana de cores somente na última palavra: LOVE. Isso cria um efeito bem bonito no quadro e destaca a palavra-chave. Fica a dica aqui para você se inspirar.

É claro que quanto maior a frase, mais trabalho você terá, mas não veja isso como um empecilho para criar. No fim das contas, você terá um quadro único, feito por suas próprias mãos, que custou pouco e vai deixar sua casa muito mais linda!

Imagens e tutorial: DIY Candy


Tem mais Simplichique aqui:simplichique

Compartilhe: