Quem mora em apartamento pequeno e alugado e pretende reformar, mas não quer (ou não pode) fazer intervenções drásticas, vai receber uma boa dose de inspiração.

Tenho dito algumas vezes aqui no blog que ambientes pequenos e cores escuras não dão muito certo juntos. Meu apê, apesar de nem ser tão pequeno para um casal, era cheio de móveis de cor escura e isso deixava a maioria dos ambientes muito pesados. Lembram quando eu contei a historinha?

Esse é o mesmo caso do apê que você vai ver nesse post. Note como os ambientes eram muito monocromáticos, quase sem vida, e com móveis muito escuros.

antes-simplichiqueapartamento pequeno

apartamento pequeno

No caso da cozinha, o revestimento cerâmico cobre só metade da parede; o restante, era pintura num tom de verde menta até bem bonitinho, mas que não combinava com nada. O excesso de móveis também fazia o ambiente parecer muito apertado.

apartamento pequeno

apartamento pequeno

O mobiliário também não ajudava muito. Os desenhos eram muito antigos e a impressão que nos passa é que seus moradores eram pessoas já de muita idade, bem conservadoras e introspectivas. O que, ao que parece, não é verdade.

apartamento pequeno

A renovação é super impactante. O papel de parede da sala deu lugar a uma pintura branca, que iluminou absurdamente o local e trouxe mais vida ao cômodo com o detalhe feito em azul.

depois-simplichiqueapartamento pequeno

Muita coisa nessa reforma foi feita no estilo DIY (Faça Você Mesmo) e isso já barateia os custos de todo o processo. A cortina ombré tingida, as bolinhas de barbante na mesa e a pintura feita na diagonal são alguns exemplos. A pintura, inclusive, me lembrou da minha própria sala!

As poltronas individuais foram trocadas por um sofá maior, e eu preciso dizer que AMEI essa combinação do verde dele com o azul da parede. Um contraste muito bonito e singelo.

apartamento pequeno

No lugar do móvel alto para a TV, foi colocada a cômoda do quarto, que funcionou como um rack. Ótima dica para você aproveitar na sua sala. Evite aquele móveis muito grandes e altos, porque eles fazem o ambiente parecer ainda menor. Prefira um rack baixo e comprido e, se for o caso, instale um armário aéreo ou prateleiras acima da TV.

apartamento pequeno

A cozinha desse apartamento pequeno também ganhou vida nova. O verdinho deu adeus e ela também foi pintada de branco. Não existe melhor maneira de ampliar visualmente um cômodo. Os móveis aéreos também foram removidos e nem parece que é a mesma cozinha depois disso.

DICA: se tiver encanamento aparente, pinte da mesma cor da parede para disfarçá-lo.

apartamento pequeno

Muita gente já me perguntou o que fazer com os revestimentos de meia parede na cozinha. Esse é um belo exemplo de que nem sempre, é preciso retirá-lo (ou preencher a parede até o final). Por si só, ele demarca a área molhada e pode até dar um destaque pontual à bancada. Aproveite a área acima dele para instalar os móveis.

apartamento pequeno

Se sua cozinha é muito pequena, não insista em querer colocar mais do que ela pode comportar. Uma pequena mesa com duas cadeiras ou banquetas é mais do que suficiente.

dapartamento pequeno

No quarto, a mudança foi mais sutil, mas ainda assim, muito inspiradora. Só a retirada da cômoda garantiu uma circulação muito melhor no ambiente; deixou o quarto bem mais fluido. Uma bela roupa de cama também faz toda a diferença. Para arrematar, novas cortinas deram um toque extra de aconchego.

apartamento pequeno

Apartamento pequeno e alugado não é problema; o problema é falta de criatividade, porque em decoração, sempre tem jeito pra tudo.

antes-e-depois-01antes e depois

antes-e-depois-02antes e depois

antes-e-depois-03antes e depois

Imagens: L’Essenziale Home Designs


Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: