Decorar uma sala sem gastar muito parece uma missão quase impossível, às vezes. Não se iluda: por maior que seja a economia que você faça, sempre vai haver uma despesa ou outra.

Imagem: Apartment Therapy

O desafio está em otimizar esses gastos de maneira criativa para que sua sala fique maravilhosa, sempre com muito bom gosto, digna de revista de interiores. E nem sempre é preciso desembolsar quantias vultosas para alcançar esse nível de resultado.

Com minhas dicas a seguir, você vai conseguir trabalhar a decoração da sua sala do seu jeito, mas agregando muito valor ao ambiente.

Madeira fake nas paredes

decorar sala sem gastar muito

Imagem: Design Sponge

Se você quer montar um painel na parede, uma solução econômica é usar piso vinílico. Ele é facilmente encontrado em lojas de pisos laminados e não custa tão caro. A brincadeira vai sair ainda mais barata porque não será preciso contratar mão de obra para instalação, já que é você quem vai montar o painel.

decorar sala sem gastar muito

Imagem: Minha Casa Minha Cara

O piso vinílico, na verdade, não é de madeira. É feito em PVC, que o torna um pouco mais resistente à umidade. Ele vem em placas flexíveis, prontas para serem coladas; para isso, você vai precisar de cola PVA. Se você optar pelos modelos adesivos, nem precisa se preocupar com a cola, mas vai desembolsar um tiquinho a mais pela conveniência.

Mãos-francesas de apelo estético

Prateleiras com suporte invisível são lindas; porém, são muito mais caras. Quando não tiver jeito e as mãos-francesas precisarem ficar expostas, invista em modelos esteticamente agradáveis. Lembre-se de que elas vão fazer parte da composição do ambiente.

decorar sala sem gastar muito

Imagem: Design Sponge

Mas se você tiver dificuldades em encontrar um modelo legal, pode transformar qualquer um com uma nova cor. Usar dourado vai garantir um aspecto mais sofisticado à mão-francesa; usar cores alegres e vivas, como o amarelo, confere uma aparência mais moderna e jovial. Tudo vai depender do estilo que você quer dar a elas.

Imagem: Petiscos

Tons quentes de madeira nos móveis

Mobiliário com tons mais quentes de madeira são verdadeiros coringas na decoração. Esteticamente, eles são muito mais versáteis que as madeiras de cor escura, que precisam estar muito bem contextualizadas para não pesarem na ambientação.

decorar sala sem gastar muito

Imagem: Apartment Therapy

Além disso, os tons mais claros e até avermelhados passam maior sensação de aconchego do que os escuros. São madeiras claras: cumaru, cedro, teca e MDF; tons escuros: tabaco, ébano, imbuia. Usar madeira crua também é uma ótima opção.

Flores naturais espalhadas pela sala

Não tem nada mais adequado para trazer beleza e requinte a um ambiente do que flores naturais. Independente da espécie, elas sempre dão vida dentro de casa e arrematam toda a composição criada para o ambiente, como se fosse a cereja do bolo.

decorar sala sem gastar muito

Imagem: Apartment Therapy

Para quem não tem o “dedo verde”, as flores de corte são ideais. Hoje em dia, a gente encontra flores de corte até nas feiras e nos supermercados; para que elas durem mais, coloque-as num vaso com água (ponha gelo na água se estiver muito quente) e faça a troca dessa água a cada dois dias.

Agora me conte se essas dicas foram úteis pra você! 😉


Siga o Simplichique nas redes sociais:simplichique

Compartilhe: