16/01/2017

Uma tendência forte para 2017 é a volta do sofá de veludo, que aparece agora numa releitura bem mais moderna que seus antepassados lá dos anos 70. Naquela época, o veludo se fazia presente nos estofados com o cotelê, aquele estriadinho. Hoje, ele retoma seus momentos de glória na versão lisa, sem estrias, mais limpo e, por incrível que pareça, versátil.

sofá de veludo

Imagem: Cision

Fato: o veludo é um tecido bem quente. Quem mora em regiões frias pode tirar proveito disso; não é o caso da maior parte do país que, quando muito, “sofre” com temperaturas acima de 10 graus no inverno. Climatizar o ambiente pode ser uma solução, se você quer muito ter um sofá de veludo e mora num lugar quente.

sofá de veludo

Imagem: Pinterest

Quando a gente pensa em veludo, associa logo a sofisticação. Mas a verdade é que um sofá de veludo pode se adaptar a diferentes estilos de decoração, não necessariamente os mais opulentos. Sofás de linhas retas, por exemplo, têm características mais cosmopolitas e conversam bem com decorações minimalistas e até descontraídas.

sofá de veludo

sofá de veludo

sofá de veludo Imagens: 123

Se você quer um modelo diferenciado, escolha um sofá com detalhes em capitonê. Há quem ache esse acabamento cafona, mas tudo vai depender do contexto em que seu sofá estiver inserido. É possível criar uma composição moderninha com ele; use uma cor bem vibrante e decore o ambiente num estilo mais despojado.

sofá de veludo

sofá de veludo

Imagens: 12

Sofá de veludo verde, principalmente os mais escuros, estão super em alta esse ano. Em vez de investir em um novo, vale a pena mandar trocar o revestimento do seu sofá; fica muito mais barato, se você gosta de acompanhar as tendências de decoração.

sofá de veludo

sofá de veludo

Imagens: 12

Verde-musgo é o campeão da temporada. Apesar de parecer difícil de combinar, ele pode virar a estrela de um ambiente neutro, quebrando a monotonia do lugar. Vai muito bem com tons terrosos e cores claras, principalmente branco.

sofá de veludo

Imagens: 12

Mesclado com toques de dourado no ambiente, compõe muito bem uma decoração glam e feminina. Ótima alternativa para usar no lugar do tradicional rosa e que funciona demais.

sofá de veludo

Imagem: Apartment Therapy

Nuances mais clarinhas de verde, como o oliva, aquecem o ambiente. Perfeitos para quebrar a frieza de cores como o azul marinho, cinza e até preto. Além de ser mais tranquilo de combinar que o verde-musgo também.

sofá de veludo

Imagem: Home Decor Ideas

Cores vibrantes e alegres, como o fúcsia e o amarelo, destacam o móvel e criam um ponto focal na sala. Dica boa para quem quer desviar a atenção para algum canto inacabado ou detalhe, como uma viga, por exemplo.

sofá de veludo

sofá de veludo

Imagens: 12

Inclusive, nesse link, eu já dei várias dicas de como usar sofá amarelo na decoração.

Sofás cor de vinho criam uma estética mais sóbria, quase introspectiva. Fica muito elegante combinado com cores neutras, como o branco, o gelo e o cinza.

sofá de veludo

sofá de veludo

Imagens: 123

Se seu ambiente for escuro, procure usar estampas alegres, como as florais, para equilibrar o conjunto e amenizar a frieza. Nesse caso, prefira cores neutras no seu sofá, como o cinza. É a opção mais fácil de combinar de todas.

sofá de veludo

sofá de veludo

sofá de veludo

Imagens: 123

Dicas para limpar sofá de veludo – e de tecidos em geral

Talvez você não saiba, mas sofás juntam muito ácaro com o passar do tempo, tanto quanto nossos colchões e tapetes. Não apenas os de veludo, mas os de tecido, de uma forma geral, requerem mais atenção na sua higienização.

► Uma vez por semana, passe o aspirador de pó para retirar a sujeirinha mais visível. Se você tem gatos muitos peludos como eu, talvez esse intervalo precise ser menor. Eu passo aspirador no meu a cada 2 ou 3 dias e, ainda assim, sai bastante pelo.

dr lava tudo

Imagem: Blog da Dr. Lava Tudo

Se você não tem aspirador, pode usar luvas de borracha limpas. Daquelas que a gente compra no supermercado, sabe? Elas removem pelos com muito mais facilidade que o aspirador de pó, só que depois, você vai precisar varrer tudo (por isso que eu ainda prefiro o aparelho). O problema é que elas não retiram sujidades com eficiência, como farelos de comida.

Se precisar tirar alguma mancha do seu sofá de tecido, inclusive veludo, faça isso na mesma hora que ela aparecer; quanto antes você limpar, maiores as chances de ela sair completamente. Uma receitinha infalível da Dr. Lava Tudo, empresa especializada em limpeza e impermeabilização de estofados (e parceira do Simplichique), é usar 1 litro de água morna com 1/4 de vinagre branco. Passe delicadamente essa mistura na mancha com um pano úmido, nunca esfregue e siga a direção das fibras do tecido. Leia essa matéria pra aprender mais dicas práticas como essa e veja aqui o que NUNCA fazer na hora de limpar seu sofá.

dr lava tudo

Imagem: Blog da Dr. Lava Tudo

Duas vezes por ano, é bom você contratar um serviço de limpeza profunda pra deixar seu sofá limpo; quem sofre com problemas respiratórios deveria ter essa como uma prioridade na manutenção da casa. Eu  já experimentei por duas vezes os serviços de limpeza e impermeabilização da Dr. Lava Tudo e continuo recomendando a empresa pela excelência no trabalho.

Fiz uma resenha em vídeo contando com detalhes como foi, se você ainda não viu e tem curiosidade de saber como é o serviço antes de contratá-lo, assista ao vídeo. Eu asseguro, como dona de casa, arquiteta e blogueira, que nunca tinha visto um trabalho tão bom e profissional. E coisa boa, a gente tem mais que recomendar mesmo.

Em parceria com o blog, a Dr Lava Tudo está disponibilizando um cupom de desconto de 12% em qualquer serviço contratado pelo site. Se você tem interesse, digite SIMPLICHIQUE no campo do código promocional. Aproveite! 😀


Tem mais Simplichique aqui:

Arquivado em: Ambientes, Decoração, Móveis, Tendência
Tags: , , , , ,


    […] Simplichique – Como usar sofá de veludo e dicas para limpar sofá […]


Deixe seu comentário