26/07/2017

Grave esse nome: subway tiles ou, numa tradução literal, azulejos de metrô; se você ainda não conhece, vai ouvir muito sobre ele. O danadinho deu um chega pra lá nas pastilhas e virou a nova sensação do momento.

subway tiles

Imagem: The Design Files

Na verdade, os famosos subway tiles nem são uma novidade. Esses foram os revestimentos usados nas paredes dos metrôs (daí seu nome) nos EUA, Londres e Paris na década de 20. Trata-se de plaquinhas retangulares, brancas, sem muito frico-frico, paginadas na horizontal, com as extremidades alinhadas na metade das placas adjacentes, a famosa paginação de tijolinho.

Compre aqui o Subway Tiles!

subway tiles

Imagem: Decorrosion

Com o passar dos anos, eles começaram a invadir o interior das residências também; à medida em que isso acontecia, o azulejo foi ganhando novas tonalidades, formatos mais ou menos alongados, mas sempre mantendo sua identidade visual.

Hoje, as principais empresas do ramo têm investido bastante nos subway tiles; tanto que, como eu mencionei no início do texto, eles conseguiram desbancar as pastilhas e passaram a ser preferência quando o assunto é revestimento para cozinhas e banheiros.

subway tiles

Imagens: 12

O modelo padrão possui um aspecto retrô que conversa bem com estilos mais limpos na decoração, como o minimalista e o escandinavo. E o fato de esses estilos estarem super em alta tem aumentado cada vez mais a procura pelos azulejos de metrô.

E praquela turma que sempre pensa na praticidade antes da estética, é muito comum vermos os subway tiles originais, ou seja, na cor branca, utilizados com rejunte preto. Além de disfarçar possíveis manchas, o rejunte escuro cria um contraste bem marcante ao revestimento, que acaba ressaltando toda a parede.

subway tiles

Imagens: 12

Uma das tendências mais usadas – e que me encanta bastante – é combinar a leveza dos subway tiles à complexidade dos revestimentos com estampas geométricas. Esse é um casamento que está super em alta, perfeito para quem curte um estilo mais clean na decoração, com uma pegada contemporânea.

subway tiles

Imagem: Casa Vogue

Subway Tiles em cores

Hoje em dia, é possível encontrar os subway tiles nas tonalidades mais variadas, o que amplia bastante as opções de ambientação e permite criar composições mais diferenciadas.

subway tiles

subway tiles

Imagens: 123

Com isso, sua aplicação pode até ser mais econômica, já que não é necessário cobrir uma parede inteira para que ela ganhe destaque.

subway tiles

subway tiles

Imagens: 12

O diferencial dos modelos mais novos são as bordas bisotadas, ou seja, as extremidades do azulejo possuem um acabamento levemente chanfrado, que dão um certo dinamismo à composição.

subway tiles

Imagens: 12

Como usar os subway tiles?

Como qualquer piso, existem várias maneiras de assentar as placas. O formato retangular possibilita uma variedade muito maior de paginação, que é o termo técnico usado para descrever o desenho do revestimento colocado. A maneira como ele foi usado nos metrôs é a mais conhecida e mais usada, mas existem outras formas.

Fiz um esqueminha pra mostrar as opções mais utilizadas.

subway tiles

Minhas preferidas são a subway padrão e as de escama e espinha de peixe. Essas duas últimas são bem parecidas; a diferença é que na escama, o revestimento começa a ser colocado na horizontal e vai sendo alternado com placas na vertical, como nos ambientes abaixo.

subway tiles

Imagens: 12

Já na paginação tipo espinha de peixe, as placas são colocadas diagonalmente, sendo intercaladas por outras de maneira perpendicular.

subway tiles

Imagem: Home Dekoidee

De todas, acho que curto menos a vertical; é bonito, mas me passa a impressão de que o estilo foi descaracterizado. O que você acha?

subway tiles

subway tiles

Imagens: 12

Qual sua preferida? Comenta aqui embaixo se você gosta dos subway tiles e se já tiver em casa, deixa sua experiência com eles no dia-a-dia aqui pra gente ajudar a quem estiver procurando informações! 😉


Siga o Simplichique nas redes sociais:simplichique

Arquivado em: Decoração, Inspiração, Tendência
Tags: , , , , , , ,


    Gravatar Juliana Amado
    4 agosto 2017

    Acredita que eu nunca fui muito fã de pastilhas? São poucos os modelos que eu gosto, e ainda assim, com moderação. Por isso amei quando surgiu a tendência dos azulejos de metrô! Adooooooro, em praticamente qualquer versão. Mas a minha preferida é a branca com rejunte branco ou cinza (acho que o preto pesa muito), ou o azulejo cinza claro.

    Abraços

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Eu até gosto de pastilhas, mas as de vidro, confesso, acho que já deram o que tinham de dar. Gosto do formato de pastilhas de pedra e de madeira, principalmente! Mas é fato: os azulejos de metrô vão desbancá-las – se é que já não fizeram isso!

    [Reply]


Deixe seu comentário