Quando falamos em tendências de decoração, muitas vezes associamos a soluções estéticas rebuscadas, que normalmente não cabem no nosso bolso. Isso resulta em um efeito muito negativo, porque desmotiva a pessoa a decorar e, por consequência, ela se acomoda e desiste de ambientar sua casa. É aquele famoso “é lindo, mas não é para mim” que nos deixa super pra baixo.

tendências de decoração

Morar Mais Por Menos Rio/Divulgação  

Só que isso não pode ser uma barreira para você deixar de usar aquele elemento decorativo maravilhoso que você viu em alguma mostra de decoração. Conheço várias pessoas, dentre jornalistas e outros formadores de opinião, que sempre dizem que esses eventos são puramente elitistas. Eu digo que se você realmente quiser ter aquilo na sua casa e acreditar que quer, você vai conseguir.

Falta de grana não é desculpa; se você deixar sua criatividade fluir, vai perceber como é simples correr atrás disso. Reuni aqui seis tendências de decoração que vi em algumas mostras renomadas para dar alternativas mais acessíveis de como você pode executá-las aí, na sua casinha, gastando o menos possível. Então, confira quais são!

1. LUMINÁRIAS TUBULARES

tendências de decoração

CASACOR SP/Divulgação  

Elas estão presentes em todas as mostras da atualidade. Geralmente, vêm em cores metalizadas, como o dourado e o cobre, ou foscas, como o preto e o prata escovado (acho que o acabamento prata cromado já era…). Mas essas opções nos deixam mais confortáveis para o Faça Você Mesmo, porque não é difícil encontrar tinta em spray nessas cores.

tendências de decoração

CASACOR SP/Divulgação  

Quanto aos tubos, a dica é uma que já dei nesse post aqui: usar canos de PVC para água fria (aqueles marrons) de meia polegada (1/2”), que são mais fininhos e deixam qualquer luminária muito mais delicada. Note que todas elas são bem delgadas e é isso que as torna elegantes.

2. ESTAMPAS DE FOLHAGENS

Quando alguém vir essa solução decorativa na sua casa, pode falar com autoridade: “essa tendência veio direto de Milão”. As estampas de folhagens foram uma grata surpresa que apareceu bastante na Semana do Móvel em Milão e não poderia ser diferente, estourou como tendência.

Esse, inclusive, é um artifício que pode trazer muita tropicalidade à decoração; em tempos de inspirações escandinavas cada vez mais em alta, é gostoso ver que ainda podemos – e devemos! – resgatar nossa brasilidade na decoração.

tendências de decoração

Morar Mais Por Menos Rio/Divulgação  

Se você gostar, procure por papeis de parede com essa temática; quanto maior a folha, mais ousada sua ambientação. Se preferir algo mais discreto, escolha modelos com padrões menores, mais delicados. Outra maneira de introduzir essa tendência aí na sua casa é usar a estampa em tapetes e capas de almofadas, e se a grana estiver muito curta para comprar algo pronto, você pode pintar superfícies neutras usando tinta para tecido. Aqui tem algumas sugestões de tapetes que você pode fazer sem gastar muito.

tendências de decoração

Morar Mais Por Menos Rio/Divulgação  

3. COBRE

Faz tempo que o cobre está em alta e, pelo visto, não vai sair tão cedo. Essa é uma das tendências de decoração que, na minha humilde opinião, só combina com estilos muito específicos. Eu, por exemplo, faço a linha mais colorida, com uma decoração mais pop, então o cobre só cairia bem em detalhes bem pontuais.

tendências de decoração

CASACOR SP/Acervo Simplichique  

Mas se você prefere um estilo mais glam, romântico ou até escandinavo, essa é a sua tendência. Uma latinha de tinta spray resolve muito bem e você pode pintar qualquer coisa: pendentes, cachepôs, cestos… o que sua imaginação permitir.

tendências de decoração

Morar Mais Por Menos Rio/Divulgação  

4. ARRANJOS DE MESINHAS

tendências de decoração

Morar Mais Por Menos Rio/Divulgação  

Essa solução passou um tempo meio esquecida, mas parece que voltou com força. Se sua sala tiver espaço suficiente (lembre-se do que eu sempre falo aqui: não queira colocar móveis a mais no seu ambiente; respeite seu espaço disponível!), é uma boa ideia fazer um arranjo de mesinhas, e aqui vai o pulo do gato.

Quanto mais diferentes elas forem, mais moderno o resultado. Brinque com formatos, cores, texturas e alturas diferentes também, mesmo que elas sejam do mesmo modelo, exatamente como fez a leitora Eliane Peixoto na sala dela, que ela decorou sem gastar muito.

tendências de decoração

Morar Mais Por Menos Rio/Divulgação

Outra alternativa é usar bancos nessa composição, junto às mesinhas. Eles vão servir como apoios extras para você acomodar convidados também, quando não houver mais assentos disponíveis.

5. ARTESANATO CONTEMPORÂNEO

Já percebeu que as principais mostras de decoração estão dando cada vez mais espaço ao artesanato? Mas não se engane, é claro que o que você vai ver nelas não é aquele artesanato modesto e amador, tipo bonequinhas pintadas em EVA ou potinhos de sorvete repaginados com tecido.

tendências de decoração

Morar Mais Por Menos Rio/Divulgação – CASACOR SP/Acervo Simplichique   

São sempre produtos de muito bom gosto, com acabamento impecável e que conversam com uma decoração mais atual. A esse tipo de trabalho eu chamo de artesanato contemporâneo, que nada mais é do que um handmade concebido com técnicas modernas. Como aqueles que eu fiz com objetos de 1,99 usando pintura geométrica.

6. PINTURAS DE PAREDE DIFERENCIADAS

Uma das tendências de decoração que eu mais curto! É uma maneira bem eficiente de expressar sua criatividade na decoração da sua casa. As pinturas geométricas ainda estão sendo muito usadas nas principais mostras de decoração e se você está na dúvida se opta por elas ou não, eu já escrevi um post mostrando as vantagens e desvantagens desse tipo de acabamento que pode lhe ajudar a decidir.

tendências de decoração

Morar Mais Por Menos Rio/Divulgação – CASACOR SP/Acervo Simplichique   

Mas existem outros tipos de pinturas “diferentonas” para explorar nas paredes: ombré, dip dye e chevron são alguns exemplos; ou você também pode simplesmente fazer algo bem aleatório, por que não? Se faz sentido para você, experimente! Sua casa só tem a ganhar.

tendências de decoração

Morar Mais Por Menos Rio/Divulgação  

Espero que essas dicas possam ajudar você, que gosta de aplicar tendências de decoração em casa, a fazer isso de uma maneira mais econômica. Não importa qual delas seja, apenas faça bem feita, para que você sempre sinta prazer naquilo e não corra o risco de querer se desfazer delas. Ninguém consegue ficar de bem com a vida num ambiente de que não gosta, não é verdade?


Tem mais Simplichique aqui:simplichique

Compartilhe: