31/07/2017

Para decorar um ambiente, uma das ferramentas mais acessíveis e com alto poder transformador que existem é, sem dúvida, a tinta. Basta aplicar uma cor impactante na parede do quarto, da sala ou da cozinha para tudo mudar de perspectiva: o cenário, o clima e o estado de espírito.

como pintar paredes

Mas, agora, a Coral inspira seus consumidores a renovar os cômodos da casa de um jeito inusitado e lança seis tutoriais para reproduzir – com facilidade – técnicas de pintura ombré, circular, geometria irregular, estuco moderno, quadrados sobrepostos e listras envelhecidas. Os quatro últimos efeitos, aliás, foram co-criados com as artistas plásticas Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian. Mais do que nunca, as paredes deixam de ser meras divisórias de áreas e assumem o papel principal, tornando-se protagonistas do décor.

Por que pintar paredes usando essas técnicas?

Como pondera Fernanda Figueiredo, gerente de Cores e Comunicação de Marca da AkzoNobel Tintas Decorativas, esses efeitos transportam para o universo da decoração duas importantes tendências de comportamento: o handmade (feito artesanalmente) e o exclusivo. “No primeiro caso, o foco é o processo de produção em si; mãos, corpo e alma trabalham juntos para criar mais do que simples objetos. O exclusivo, também nessa linha, traz uma liberdade criativa que modifica elementos e ambientes para que sejam verdadeiramente pessoais”, esclarece. E completa: “As paredes protagonistas combinam esses dois movimentos de maneira contundente e única: elas são 100% handmade e 100% exclusivas, sempre.”

As técnicas de pintura diferenciada promovem efeitos decorativos surpreendentes e sofisticados, mas são simples de serem reproduzidas, como atesta Fernanda. “É importante ter fitamento, claro, mas não precisa ser tudo milimetricamente certo. Vale brincar com as cores e formas. Essa, aliás, é a liberdade criativa que trará personalidade para o lar”, diz a especialista. “Repaginar um ambiente é muito mais fácil e divertido do que se imagina”, finaliza.

TUTORIAL 1: Listras Envelhecidas

Materiais: 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Bronze de Milão” – 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Caramelo Suave” – 5,4 kg Coral Textura Efeito na cor “Porto de Pedras” – 5,4 kg Coral Textura Efeito na cor “Vida Serena” – 1 rolo antirrespingo de 30cm – 1 fita crepe de 45mm – 1 bandeja – 1 espátula de silicone – 1 espátula de alumínio – 1 trincha de 12mm – Lápis – Borracha – Régua

Passo a passo

1. Aplique duas demãos da tinta Coral Decora na cor “Bronze de Milão” em toda a parede e espere secar.
2. Com o auxilio da régua, delimite três áreas com fita crepe na vertical. Veja abaixo:como pintar paredes

3. Com a espátula de metal, passe Coral Textura Efeito na cor “Vida Serena” nas áreas 1 e 3, deixando bem falhado. Na área 2, passe Coral Textura Efeito na cor “Porto de Pedras”. Espere secar e retire a fita.
4. Aplique mais fita vertical em cima das áreas que receberam Coral Textura Efeito a fim de formar novas listras, conforme abaixo:como pintar paredes5. Com a espátula de metal, aplique Coral Textura Efeito na cor “Porto de Pedras” nas áreas 1 e 3 somente dentro dos limites feitos com as fitas, deixando bem falhado. Na área 2, aplique Coral Textura Efeito na cor “Vida Serena” dentro dos limites feito com as fitas, deixando bem falhado. Espere secar e retire a fita.
6. Marque mais listras com fita na vertical, a fim de formar novas listras, conforme abaixo:como pintar paredes7. Com a trincha, passe a tinta Coral Decora na cor “Caramelo Suave” nas áreas delimitadas. Se quiser um efeito transparente, dilua um pouco a tinta na proporção cinco partes de tinta para uma parte de água. Retire a fita. A parede protagonista está pronta!

como pintar paredes

TUTORIAL 2: Geometria Irregular

Materiais: – 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Rosa Muralha” – 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Brigadeiro” – 5,4kg Coral Textura Efeito na cor “Seda Ondulada” – 1 bandeja – 1 rolo antirrespingo de 30cm – 1 fita crepe de 16mm – 1 espátula de silicone – 1 trincha de 12mm – Lápis – Borracha – Régua

Passo a passo

1. Aplique duas demãos da tinta Coral Decora na cor “Rosa Muralha” em toda a parede.
2. Marque um ponto na parede com lápis e puxe duas fitas crepe do ponto até a extremidade da parede, formando um triângulo.como pintar paredes3. Pinte a área do triângulo com a tinta Coral Decora na cor “Brigadeiro”. Dê de duas a três demãos. Espere secar e retire a fita.
4. A partir do mesmo ponto, puxe mais duas fitas, formando um novo triângulo, marcando uma parte da área da cor “Rosa Muralha” e uma parte da área da cor “Brigadeiro”.
5. Com uma espátula de silicone, aplique duas camadas de Coral Textura Efeito na cor “Seda Ondulada”, deixando secar de duas a três horas entre demãos. Espere secar e retire a fita.como pintar paredes6. A partir do mesmo ponto, puxe duas fitas do lado oposto, formando um triângulo apenas na área da cor “Rosa Muralha”.
7. Com uma espátula de silicone, passe uma fina camada de Coral Textura Efeito na cor “Seda Ondulada” na área. Espere secar e retire a fita. A parede protagonista está pronta!como pintar paredes

como pintar paredes

TUTORIAL 3: Ombré

Materiais: 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Noite Fria” – 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Canto da Cidade” – 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Praça de Inverno” – 1 bandeja – 3 rolos antirrespingo de 30cm – 1 fita crepe de 16mm – Lápis – Borracha – Régua

Passo a passo

1. Para começar, separe a parede em três partes na horizontal, deixando a parte superior maior.
2. Pinte a parte superior na cor “Praça de Inverno” e, na sequência, a parte do meio na cor “Canto da Cidade”. Por fim, pinte a última parte na cor “Noite Fria”. Espere secar.
3. Dê a segunda demão nas três partes e espere secar.
4. Para fazer o efeito ombré entre as faixas, utilize o rolo na cor “Canto da Cidade” e aplique com movimentos aleatórios na junção das duas cores (“Praça de Inverno” e “Noite Fria”). Com a parede úmida, repita o processo de junção com a cor “Praça de Inverno”, sobrepondo à cor “Canto da Cidade”. Aplique novamente a cor “Canto da Cidade” para deixar a junção entre as cores mais suave. Repita esse mesmo processo com as cores “Noite Fria” e “Canto da Cidade” na parte inferior da parede.

Dica 1: para suavizar a junção entre as cores, tire o excesso de tinta do rolo.
Dica 2: a porção escura do ombré na parte alta da parede gera a sensação de aconchego e reduz o pé direito. Em contrapartida, o tom escuro na parte de baixo da parede alonga o pé direito e amplia o ambiente.

como pintar paredes

TUTORIAL 4: Efeito Circular

Materiais: – 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Cheiro de Chuva” – 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Mergulho Sereno” – 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Mistério do Oceano” – 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Azul dos Andes” – 1 bandeja – 1 rolo antirrespingo de 30cm – 1 fita crepe de 16mm – 1 trincha de 2 ½ polegadas – 1 trincha de 1 ½ polegadas – Lápis – Borracha – Régua

Passo a passo

1. Aplique duas demãos da tinta Coral Decora na cor “Cheiro de Chuva” em toda a parede.
2. Após secar, faça a marcação, com a fita crepe, de faixas na vertical e horizontal, deixando a parede toda quadriculada, o que facilitará para criar os círculos.
3. Agora é hora de fazer os círculos. Pegue a trincha de 2 ½ polegadas e escolha uma cor para começar. Para nivelar os círculos, apoie a trincha no canto inferior esquerdo do quadrado feito com a fita crepe. Aguarde secar e aplique a segunda demão. Repita o processo, alternando com as demais cores.
4. Após secar, escolha alguns círculos para fazer o efeito vazado. Use a trincha de 1 ½ polegada com a cor “Cheiro de Chuva”. Centralize a trincha no círculo e gire em sentido horário.
5. Para finalizar, remova a fita crepe. A parede protagonista está pronta!

como pintar paredes

TUTORIAL 5: Quadrados Sobrepostos

Materiais: 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Branco Suíço” – 5,4kg Coral Textura Efeito na cor “Promessa Secreta” – 5,4kg Coral Textura Efeito na cor “Concha Prateada” – 5,4kg Coral Textura Efeito na cor “Força de Titânio” – 1 bandeja – 1 rolo antirrespingo de 30cm – 1 fita crepe de 45mm – 1 espátula de silicone – Lápis – Borracha – Régua

Passo a passo

1. Passe duas demãos da tinta Coral Decora na cor “Branco Suíço” em toda a parede.
2. Com o auxilio da régua, delimite com a fita crepe um grande retângulo centralizado na parede.como pintar paredes3. Com a espátula de silicone, aplique duas camadas de Coral Textura Efeito na cor “Promessa Secreta” dentro da área delimitada, deixando secar de duas a três horas entre demãos. Retire a fita.
4. Marque um novo retângulo e aplique apenas uma camada de Coral Textura Efeito na cor “Concha Prateada” para que fique com efeito transparente. Espere secar e retire a fita.como pintar paredes5. Marque um novo retângulo e aplique duas camadas de Coral Textura Efeito na cor “Força de Titânio”. Espere secar e retire a fita. A parede protagonista está pronta!como pintar paredes

como pintar paredes

TUTORIAL 6: Estuco Moderno

Materiais: – 3,2 litros da tinta Coral Decora na cor “Marajoara” – 5,4kg Coral Textura Efeito na cor “Verde Iônico” – 5,4kg Coral Textura Efeito na cor “Recanto Sertanejo” – 5,4kg Coral Textura Efeito na cor “Creme Batido” – 1 bandeja – 1 rolo antirrespingo de 30cm – 1 fita crepe de 45mm – 1 espátula de alumínio

Passo a passo

1. Aplique duas demãos da tinta Coral Decora na cor “Marajoara” em toda a parede.
2. Com a espátula, aplique Coral Textura Efeito na cor “Verde Iônico”, deixando bem falhado em toda a parede. Espere secar por três horas.
3. Também com a espátula, aplique Coral Textura Efeito na cor “Recanto Sertaneja”, deixando bem falhado em toda a parede. Espere secar por três horas.
4. Com a espátula, aplique Coral Textura Efeito na cor “Creme Batido”, deixando bem falhado em toda a parede. Espere secar. A parede protagonista está pronta!

Agora conte pra gente se você tem o costume de pintar paredes aí na sua casa e qual é sua técnica preferida! Tenho uma queda pelo ombré e não vejo a hora de fazer uma aqui em casa! 😀

Tutoriais e Imagens: Tintas Coral/Divulgação


Siga o Simplichique nas redes sociais:simplichique

Arquivado em: Ambientes, Decoração, Dicas, DIY
Tags: , , , , ,


    Gravatar Rê Becker Wentz
    31 julho 2017

    Manu, q ideias diferentes! Eu fiquei ENLOUQUECIDA com o ombré e a com as listras envelhecidas, nossa fica muito legal! E os tons de cinza do ombré estão lindos!

    bjos

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Estão mesmo! Eu gosto muito do efeito ombré, mas cadê tempo pra eu parar e fazer uma parede lindona assim aqui no meu apê? rs
    Bjo grande!

    [Reply]


    Gravatar Juliana Amado
    4 agosto 2017

    Que post incrível! De utilidade pública! Vou até me programar pra divulgar no stories!

    Beijos!

    [Reply]

    Manuela Lopes Reply:

    Que amor! 😀 obrigada, de coração!! <3

    [Reply]


Deixe seu comentário