5 coisas que não funcionam na decoração

5 coisas que não funcionam na decoração

Confesso que pensei muito antes de escrever esse post, porque é o tipo de conteúdo que gera mimimi. Mas antes de fazer coisas bonitas, eu também prezo pela praticidade e funcionalidade de tudo, inclusive na decoração.

E cada vez mais, tenho me deparado com dicas e projetos questionáveis quanto a essas duas finalidades. O ser humano é bastante criativo, mas será mesmo que tudo que a gente vê na internet funciona bem dentro de casa? Por isso, apertem os cintos o piloto sumiu que a turbulência pode ser um pouco forte.

1. CABECEIRA DE JANELA

não funciona na decoração 01Imagem: via

Imagine se uma pessoa com rinite inventa de fazer isso em casa, principalmente se for uma janela veneziana. A menos que ela seja muito dedicada e limpe cada uma das venezianas, de uma por uma, todo santo dia, aí eu até aprovo a ideia. Mas creio eu que o acúmulo de poeira num local tão relaxante não seja uma boa ideia. Sem falar que elas estarão em contato direto com travesseiros e lençóis.

não funciona na decoração 03Imagem: via

Reaproveitar venezianas na decoração é uma ótima sacada; elas podem servir como elementos decorativos em uma parede pelada, por exemplo. Mas como cabeceira, definitivamente, não.

2. PLANTAS ACIMA DO SOFÁ OU DA CAMA

Quando vejo essas fotos com um monte de planta acima de sofás ou até de camas, não consigo pensar em outra coisa a não ser que foi um cenário montado exclusivamente para aquela foto. Ou que são plantas artificiais.

não funciona na decoração 04Imagem: via

Como é que uma pessoa põe água em todas essas plantinhas? Com um conta-gotas? Porque não existe borrifador no mundo que deixe de espirrar umas duas ou três gotinhas pra fora. Se seu sofá não é impermeabilizado, com o passar do tempo, a chance de ele manchar ou até estragar é muito grande. O mesmo vale pro colchão.

não funciona na decoração 05Imagem: via

Eu amo plantas naturais e sou super a favor delas espalhadas pela casa. Mas prestem atenção ao local onde elas serão colocadas e lembrem-se de que muitas delas pedem rega diária. Por isso, escolham com sabedoria o cantinho onde elas irão morar.

3. PAREDE LOUSA NA COZINHA

Amo parede lousa! Sou louca por uma na minha casa. Mas em cozinhas, só consigo imaginar uma nuvem de pó de giz voando e indo direto pro prato ou pra panela. É claro, há paredes em localidades estratégicas, ou seja, você pode pintar e bordar nelas que o pozinho não vai contaminar os alimentos. Mas perto de pias, fogões ou bancadas de refeição, sinceramente, não dá.

não funciona na decoração 06Imagem: via

4. PORTA-TRECOS COM AREIA OU SAL

Um dos DIYs gringos que mais me chamou a atenção foi uma espécie de porta-trecos que as pessoas preenchem com algum tipo de granulado para que as coisas fiquem bem acomodadas dentro dele. Vejo muito isso em blogs de maquiagem, onde as blogueiras ensinam esse projeto para armazenar os pincéis de forma prática.

não funciona na decoração 07Imagem: via

De forma prática? Peraí que não entendi. É pra enterrar os cabos dos seus pincéis na areia e chamar isso de prático? Só eu no mundo imagino a sujeirada que isso vai fazer? Já vi, inclusive, alguns modelos feitos de sal e até de purpurina!

E eu testei em casa. Realmente não funciona; o cabo do pincel sai todo sujinho de sal.

pincel simplichiqueImagem: acervo Simplichique

Gente, desculpa. Se você quer muito um projeto desses na sua penteadeira, escolha bem o material que vai no copinho, por favor. Algumas sugestões: mini seixos coloridos (aquelas pedrinhas que você usa pra decorar vasos), pérolas ou miçangas não tão pequenas, sal grosso. Evite qualquer material cujos grãos são muito fininhos ou além de sombra e blush, sua mão vai acabar passando pro rosto um temperinho a mais. Ba dum tss!

5. CAIXOTES E PALLETS ENCONTRADOS NA RUA

Calma lá, antes que me linchem. Não sou contra levar caixas e pallets da rua, mas muito cuidado com o tipo de material que vocês encontram dando sopa por aí. A madeira é um material poroso e seu poder de absorção é alto. Você não sabe há quanto tempo eles estão ali na rua, podendo ter tomado (muita) chuva, estar infestados de fungos ou com muitas rebarbas e pregos soltos.

não funciona na decoração 09Imagem: via

É claro que, se você encontrar alguns deles na rua e estiverem em bom estado, eu serei a primeira a dizer “leve pra casa”. Mas não deixe de prepará-los para que seus projetos fiquem bonitos e seguros. Como fazer isso? Simples: dando uma boa lixada e aplicando uma seladora (algumas delas já vêm com tratamento antimofo) e seus caixotes e pallets já estarão prontos pro seu projeto top!


Minha intenção com esse assunto não é menosprezar o trabalho de ninguém. Apenas quero mostrar que certas coisas, apesar de muito bonitas, não funcionam em nosso dia-a-dia. E indo um pouco mais além, aprendam a desenvolver um pensamento crítico a respeito do que vocês vêm por aí. Não é porque saiu na revista X que vai servir pra você; não é porque foi sua melhor amiga que fez que ficou uma graça; não é porque está na moda que é bonito.

Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário aqui; assim, dependendo do resultado, posso fazer dele uma série no blog. Futuros posts sobre “o que não funciona na decoração”, o que vocês acham?

Tem mais Simplichique aqui:

28 Reviews on 5 coisas que não funcionam na decoração

  1. Adorei as dicas Manu, com certeza vou esperar por mais!
    Adoro seu blog 🙂

    1. Luana, suuuuper obrigada pelo carinho! Pode deixar que vem mais por aí, vcs me motivaram bastante! hahaha
      Bjo!!

  2. Oi!!!Amei as dicas!!!!muito, muito bem vindas e ajudam a gente a refletir um pouco sobre muitos projetos que vemos na net,e que à vezes temos vontade de colocar em prática!!!!este post bem que podia virar série mesmo,como vc disse,bj

    1. Oi Marcia, que bom que vc gostou! Concordo com tudinho que vc falou, é bem por aí mesmo.
      Sinceramente, não esperava que esse post fosse assim tão bem aceito rsrs com certeza, virão outros por aí.
      Um beijão e obrigada pelo comentário!

  3. Manu do céu, adorei o post.
    Sobre a veneziana confesso que nunca havia pensado dessa forma..rss
    Realmente não é uma boa ideia.
    Sobre a lousa eu super curto, tenho até uma parede aqui em casa, porém não na cozinha, mais na sala de jantar e aqui o pó não interfere pois evito escrever durante as refeições..rs
    Tenho um sofá de pallets, peguei eles super destruídos da rua e eu fiz uma série de tratamentos com eles, lavar, lixar, impermeabilizar e várias outras coisas. E super concordo com você em número gênero e grau. Não é porque serviu pra minha pessoa, que vai servir pra você.
    Acho que ficaria legal fazer vlogs com esses temas. hahaha seria bem interessante.
    Beijos

    1. Aaai, Lívia, quero ver sua parede lousa! Eu acho que usaria na sala de jantar sem problemas, porque aqui em casa, a gente quase nunca usa o ambiente, só qdo recebe alguma visita mesmo.
      Eu costumo dizer que os lixos dos lugares por onde eu passo vou são verdadeiros lixos mesmo, os de vcs são uns tesouros! Eu nunca encontro nada legal dando sopa na rua 🙁 poxa! rsrs
      Vlog, caraca, uma excelente ideia! Não tinha pensado nisso… posso amadurecer essa ideia.
      Obrigada pela visita, viu?
      Um beijão!

  4. A da cabeceira eu super concordo. Que dó dos alérgicos. Eu fiz o projeto do meu quarto com cabeceira vertical estofada e esqueci de um pequeno detalhe, meu marido tem renite e sinusite rsrsrs. Tive que mudar o projeto. Outro item que eu acho que nao é em tudo que funciona é o uso do espelho com a intenção de ampliar o ambiente. Quando eu trabalhava numa marcenaria o pessoal pedia pra por espelho no guarda roupa para ampliar o quarto, porém o espelho não ficava numa parede estrategica que daria essa sensação de amplitude.

    A lousa eu concordo também, além do fato de que fica feio a parede toda esbranquiçada, na minha opinião rs

    Tenho uma lista de coisas que eu acho que nao funciona na decoração kkkk

    Ótimo post. Bjo

    1. Essa questão dos espelhos realmente é bem complicada, Mayara. De tanto ver em revista, sites e até televisão, que espelho amplia os cômodos (o que realmente é verdade), todo mundo acha que é só sair colocando em qualquer lugar que o efeito sempre vai ser funcional e não é bem assim.
      Opaaaa, manda suas sugestões de coisas que não funcionam pro contato@simplichique.com.br! Olha aí, vc já tá me dando a ideia de fazer um post com a colaboração dos leitores! <3 Adorei!!
      Um beijão pra vc!

  5. Um dos melhores posts que li nos últimos tempos!
    Acho que são coisas que não dá né, e o povo força a barra principalmente a questão das janelas como cabeceira haha
    A única coisa que discordo um pouquinho é da lousa, eu até quis fazer na minha cozinha mas acabei optando pelo cinza ao invés do preto.

    1. hahaha totalmente, Amanda! Tem coisas que não rolam de jeito nenhum.
      Sua parede lousa é na cozinha? Conta um pouquinho da sua experiência pra gente! Vai ser uma ótima contribuição ao texto.
      Um beijão!

  6. hahahaha realmente, gente!
    Nem tudo que é cool, funciona, rs
    beijosss

  7. Grandes considerações, Manuela.
    Sobre o uso do giz, vejo sugestões de se usar em potes de temperos e mantimentos na cozinha. Mas se esquecem são objetos muito manipulados, que a inscrição sumirá ao primeiro uso.
    Quanto aos pallets e caixotes, tenho verdadeiro horror ao uso dentro de casa, principalmente na cozinha. Tenho um jardim inteiro apoiado em caixotes, mas fora de casa. Adoro a rusticidade deste itens.
    É uma lista sem fim esta de “só funcional na revista/blog”.
    Beijo

    1. Odete, adorei sua colaboração! Você tem toda razão quanto aos potes de mantimentos; eu até já pensei em fazer isso aqui em casa e cheguei a encapar uma lata com papel contact preto, mas só depois é que percebi que seria um trabalho inútil, já que tudo que eu escrevesse seria apagado facilmente. Abandonei a ideia, mas a latinha continua lá, toda preta e até que ficou bonitinha.
      Um beijo grande!

      1. Manu, parabéns pelo blog, dicas e considerações que faz. Facilitam muita coisa. Lendo os comentários, também tenho uma dica para as queridas Manu e Odete: Usar caneta corretivo branca para escrever nas etiquetas. Super funciona. E quando quiser alterar o nome na etiqueta, basta passar um pano úmido. As canetas corretivo podem ser compradas em papelarias e lojas de artesanato. Tem de todo tamanho, marca e preço, custando em média R$ 3,00. E rende bem. Sucesso sempre, Manu!!!

  8. Boa tarde gata…
    Realmente suas palavras fazem todo o sentido.
    Na hora da decoração nem sempre vale tudo não é?
    Suas dicas são muito importantes pra mim, elas fazem todo o sentido, porque você não fala as coisas da boca pra fora, você faz as pessoas entenderem que aquilo pode sim não dar certo…rs
    Não se preocupe comigo, eu adorei o post, e com certeza voltarei no próximo!
    Beijinhos!
    🙂

    1. Ai, Mila, muito amor sempre por seus comentários! <3
      Que bom que vc gostou! Podexá que vai sair ainda muita coisa que não funciona aqui no blog! rsrs
      Um beijão!

  9. Nossa adorei suas considerações Manuela!
    Nunca tinha pensado na cabeceira de janelas, realmente deve acumular bastante poeira! Mas eu acho elas tão lindas! rsrs

    Agora a parede de giz eu acho que depende muito de onde você coloca, e se você molhar um pouco o giz antes de escrever e escrever com ele úmido, além do giz ficar mais forte ele não faz poeira e também não sai tão fácil. Eu coloquei contact em uma das portar do meu guarda roupas e só escrevo nelas assim, com o giz úmido. Antes quando escrevia com ele seco sai super rápido e fazia muito pó. Agora não sai tão fácil assim e a poeira se reduziu a praticamente zero. Pra apagar eu uso um paninho úmido também. Não estraga nada o contact (se a parede é pintada de tinta ai que não estraga mesmo) e apaga sem poeira nenhuma também! É uma dica legal! Mas realmente na cozinha em alguns lugares deve ser bem pensado, mas por conta da gordura que pode grudar tudo e ficar uma meleca só!

    Os caixotes também adoro eles! Já fiz várias coisas com eles em casa, mas é como você falou mesmo… tem que pegar um em bom estado, lixar e passar um selante pra evitar mofos e proliferação de bactérias!

    Beijinhos 🙂
    Bru Santos
    http://www.queseame.com

    1. Nossa, Bru, amei sua contribuição! Não sabia dessa do giz úmido! E aí, quando vc apaga, usa um paninho úmido também ou apaga normal, com ele seco? Gostei bastante de saber disso, eu ando pensando em fazer uma parede lousa aqui em casa (mas não na cozinha hehehe) e desanimava só de pensar no pozinho. Super curti sua dica! Obrigada!!
      Bjo!!!

  10. Adorei e ri muito! Eu sempre fico pensando nessas coisas quando vejo no Pinterest ou em revistas! Eu incluiria na lista aqueles tapetes brancos super felpudos na sala de estar!

    1. rsrs é uma boa, Lu! Quem sabe eu não incluo essa super dica nos próximos posts? 😉
      Abração!

  11. Bem divertido seus comentários. E é bem verdade que o que ficou lindo nos editoriais nem sempre é prático em nossa casa 🙁 !

  12. Olá Manu!! Noooossssaaaa como é bom saber que você não está ficando doida!!! Sabe, há tempos tenho procurado pallets, caixas de fruta, mas pra mim era impossível….tudo que eu achava era exatamente como ilustraste na foto! Eu pensava, será que não sei procurar direito? Pq nunca achava algo que pudesse de fato reaproveitar!!! Ufaaaaaaaa……..não sou só eu!! Parabéns pelo teu blog, pelas dicas, pela originalidade !! Beijo

    1. Pois é, Duda, não é bem assim, né? Antes de pegar qualquer coisa na rua, é super importante ver se aquilo vai servir de maneira segura, senão, nem vale a pena.
      Muito obrigada pelo seu carinho, fiquei muito feliz ao ler seu comentário 🙂
      Um grande beijo!

  13. Menina…. perfeito teu post..
    Alguém que pensa como eu… Tem coisas que realmente são só para foto.
    Como as plantas… quer ver em fotos que vejo… em prateleiras em cimas da TV.. :O sempre penso isso.. ” será que só acontece comigo… que qndo molho as plantas vaza água???”
    As pedrinhas no porta pincel a mesma coisa… cara.. e o pó?? como faz p tirar?? kkkkk
    Adorei saber que não sou a unica a pensar nesses detalhes quando vejo fotos de decoração!!
    Bjuusss

  14. Olá, Manu!
    Ameeei o post, engraçado que eu estava doida para comprar uma planta (avenca\artificial) para colocar acima do sofá, e quando li seus comentários, já pensei diferente. Realmente temos que ter o cuidado onde iremos colocar as plantas, mesmo que seja artificial. Amei todo conteúdo, parabéns e obrigada por nós esclarecer vários pontos, que muitas vezes a gente nem presta atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *