Quando criei o blog, eu disse que uma das razões para isso foi ouvir de muita gente que “decorar é caro”. Agora vou provar que isso é um mito e que é possível decorar sua casa com custo zero, ou seja, sem gastar um centavo. Duvida? Então vamos conferir as sugestões!

1. FAÇA ARTES COM PAPEL

Os mais variados tipos de papel permitem a criação de coisas lindas para decorar a casa. Enfeites de papel crepom podem até soar meio bregas num primeiro momento, mas fazem a diferença numa parede pelada.

decoração custo zero 01 e 01a

decoração custo zero 02Imagens: 123

Ah, Manu, mas não tenho esses papeis em casa, vou ter que comprar e comprar = gastos.
Calma lá! Duvido que você não tenha um jornal ou revista velhos enchendo seu armário de traça. Ou aquela caixa cheinha de papel de presentes que você ganhou e guardou pra uma “futura ocasião”. Bote a caixola pra funcionar e crie projetos legais.

decoração custo zero 04 e 05Imagens: 12

Leitura recomendada (clique na imagem):

diy simplichique bandeja 2a

2. TIRE PROVEITO DE SUAS PLANTAS

Você até tem um monte de plantinhas espalhadas aqui e ali, mas reclama que queria um jardim digno de revista de decoração. Eu tenho a solução: reúna todas elas e crie um cantinho verde na sua casa, varanda, jardim de inverno, onde for.

decoração custo zero 07

decoração custo zero 08 e 09Imagens: 123

O efeito visual que muitas plantinhas juntas causam é bem legal, mais bonito até do que se fosse apenas uma ou duas plantas sozinhas. Tire proveito desse recurso e destine um lugarzinho só para elas – que pode ser um aparador, uma prateleira ou até uma jardineira velha, como foi o caso da sortuda Alice Saraiva, do Jardim do Coração, que achou essa belezinha na rua, levou pra casa e fez o jardim de cactos e suculentas mais fofo que eu já vi.

decoração custo zero 10Imagem: via

Leitura recomendada (clique na imagem):

simplichique plantas decoração 2a

3. COMBINE ITENS QUE VOCÊ JÁ TEM

Pare e olhe para o que você tem em casa. O que parece ser uma simples tranqueira pode ser matéria prima para um projeto muito legal pra decorar sua casa.
Aqui, é importante ter um olho criativo pra perceber o que pode ser aproveitado e de que forma isso pode ser aproveitado. Vou dar exemplos de itens decorativos que eu mesma fiz partindo desse princípio (clique nas imagens para ir aos respectivos posts).

diy simplichique vasinho 2a

diy simplichique pisca-pisca 2a

diy simplichique lousa 2a

Mas veja bem, não estou dizendo pra você virar um colecionador de entulhos e começar a guardar até palito de dente usado. A intenção é que você comece a reparar em itens únicos e tente misturá-los com alguma outra coisa, criando um objeto diferente a partir de vários.

4. IMPRIMA PÔSTERES

Quem tem impressora em casa tem munição suficiente pra declarar guerra contra a monotonia das paredes peladas. Hoje em dia, é muito fácil encontrar pôsteres na web pra imprimir e decorar nossa casa.

Sugiro a visita aos links dos créditos (que estão logo abaixo das imagens), tem vários pôsteres legais nos respectivos sites.

decoração custo zero 11 a 14Imagens: 1234

E você pode ir mais além do que simplesmente colá-los na parede (o que, por si só, já fica bem legal). Procure tudo (e é tudo mesmo) que você tem em casa que possa servir de moldura ou suporte pros seus quadrinhos, como pranchetas e cabides, ou emoldure suas artes usando washi tape direto na parede.

decoração custo zero 15 e 16Imagens: 12

5. CRIE NOVOS MÓVEIS

Tem tinta sobrando? Eis uma ótima oportunidade de usá-la: repaginar seus móveis. É impressionante o que umas duas ou três demãos de tinta podem fazer por um móvel velho, sem graça ou que já deu o que tinha que dar.

decoração custo zero 17 e 18Imagens: 12

Vale misturar mais de uma cor ou usar a técnica dip dye pra pintar só um pedacinho do móvel. O importante é que ele ganhe uma nova cara, dando um aspecto totalmente diferente ao ambiente inteiro.

E nem só de tintas nasce uma repaginada num móvel. Use papel contact ou tecido pra revestir algumas partes (ou até o móvel todo) e ganhar instantaneamente uma peça nova, sem gastar nada.

Leitura recomendada (clique na imagem):

simplichique repaginadas

DICA BÔNUS!

Aos pouquinhos, vá criando um pequeno estoque de materiais para usar em projetos DIY. Papel contact, papel de presente, sobras de tecidos, tintas para artesanato, washi tapes, enfim. Qualquer matéria prima para projetos manuais, mesmo que você ache que não tem o dom. Reserve uma caixa ou cestinho dentro de um armário e guarde tudo lá. Quando você quiser criar algo novo para sua casa, não vai precisar sair só pra comprar o que precisa.


Quer dar alguma sugestão, fazer críticas ou tirar alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@simplichique.com.br e terei o maior prazer em trocar uma ideia!

Gostou desse post? Compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe: