7 dicas para comprar bem e não gastar à toa

7 dicas para comprar bem 1

Vou confessar uma coisa pra vocês. Tem mulheres que são loucas por sapatos, outras por bolsas; eu sou a louca das coisinhas de decoração. O problema é que nem sempre a gente tem dinheiro pra comprar o que quer, fora outras prioridades como contas a pagar, investimentos, supermercado e por aí vai. Pensando nisso, fiz uma lista com dicas para você não gastar até as tampas na hora das comprinhas para sua casa.

1 – Pesquisar muito

7 dicas para comprar bem 2

Eu costumo ter um bloquinho de anotações sempre à mão; quando vejo algo que me interessa, anoto o nome do produto com o código, o valor, o nome da loja e a data dessa minha pesquisa. Assim dá pra comparar valores do mesmo produto em lojas e datas diferentes e saber onde e quando é melhor fazer a compra.

2 – Aproveitar as épocas de liquidações e promoções

Essa, aliás, é a melhor época para comprar móveis e artigos de decoração. Por isso, é importante você ficar sempre antenado nas propagandas de suas lojas preferidas – assinar newsletters delas é uma boa opção. Alguns grandes home centers sempre fazem mega liquidações no começo do ano, entre janeiro e março, e os preços valem muito a pena. Outras fazem promoções de tempos em tempos naquele estilo de “quinzena do estofado” ou “semana dos acabamentos”; e tem ainda as promoções do dia, que são ofertas válidas somente naquele dia, mas com descontos super bacanas. É sempre bom ficar de olho!

promoção

3 – Visitar a loja física quando possível

Tem lojas especializadas que oferecem desconto se você for pessoalmente comprar lá ao invés de comprar pelo site. Minha dica é que você pesquise antes no site da loja o que quer comprar e só depois vá até lá e, se possível, peça pra conversar com o gerente. Consegui um desconto de 5% e mais entrega grátis num móvel que comprei para minha sala de jantar dessa forma.

4 – Brechós e móveis usados

Já conversei com tanta gente que diz ter vergonha de comprar móvel usado… aí eu faço sempre a mesma pergunta: “você teria vergonha de comprar um carro seminovo? Sabia que esse ‘seminovo’ significa USADO?” Por que as pessoas compram carros usados mas não querem comprar móveis usados? Eu adoro garimpar em brechós! Existem peças que você não encontra em lugar nenhum a não ser nessas lojas. Sem falar na possibilidade de adquirir uma peça a um precinho camarada e personalizá-la depois. Garanto que suas visitas vão morrer de inveja da sua nova peça usada.

5 – Ter foco

7 dicas para comprar bem 3

Nunca se esqueça disso. É bom você já ir sabendo o que vai querer levar, senão você acaba perdendo o foco e compra muito mais do que deveria, e é bem provável que a maioria desse “mais” seja um monte de coisas desnecessárias no momento.

6 – Comprar aos pouquinhos

7 dicas para comprar bem 4

Se você precisa comprar móveis mais caros, como sofás, mesas, cadeiras, por exemplo, sugiro que você faça uma lista de prioridades. Veja o que você mais precisa primeiro, junte a grana e invista nisso. E nada de parcelar; compre à vista, se possível. Passado um tempo, comece a se programar para comprar o próximo item dessa relação. Esse método é muito bom para você não se endividar comprando o que não pode, mesmo que sejam coisas um pouquinho mais caras. Assim você garante as peças do seu sonho sem comprometer seu orçamento. Só pra vocês terem uma ideia, demorei quase quatro anos para deixar minhas salas de estar e jantar do meu jeito (e olhem que ainda não comprei tudo o que queria) e hoje, é uma música linda nos meus ouvidos quando alguém entra em casa e fala que está tudo lindo. Vale a pena esperar, vai por mim.

7 – Pechinchar

Parece uma dica óbvia, mas ainda vejo muita gente com vergonha de negociar. Se você não manja dos paranauê das lábias hipnotizantes pechinchadoras, chame algum amigo ou parente que saiba fazer isso bem, mas não deixe de chorar na hora da compra. Garanto a você: não é humilhação nem faz vergonha. E se você deixar pra comprar no fim do mês, tem vendedores que aceitam qualquer coisa pra fechar a meta de vendas deles. Tá, quase qualquer coisa.

7 dicas para comprar bem 5

Imagens: 12345

Deixe uma resposta