9 maneiras de reaproveitar molduras

CABEÇALHOImagem de fundo: via

Era uma vez um belo quadro enfeitando a parede da sua sala. Um dia, por algum motivo, você percebeu que ele rasgou. Ou que a traça roeu. Ou que seu filho riscou ele todinho. Não tem conserto que dê jeito. O que fazer? Reaproveitar a moldura, ÓBVIO. De que jeito? Vou te dar 9.

E a boa notícia é que não precisa necessariamente ser uma moldura grande! Dá pra reaproveitar moldurinhas fofas de porta-retratos que quebraram, por exemplo. Inspire-se com as sugestões!

1. ORGANIZADOR DE MESA

Com um pedaço de tecido, você consegue fazer esse organizador de mesa e deixar suas correspondências todas em ordem. Se a moldura for simples, vale dar uma mão de tinta nela – e aqui vai uma dica: procure um tecido cuja estampa faça uma composição bem bonita com a cor escolhida da moldura. Tem o PAP no link da imagem.

1 DIY-fabric-organizer-boardImagem: via

2. BANDEJA DECORATIVA

Uma moldura solitária perdida pela casa pode ser colada num pedacinho de vidro, que você pode decorar com tecido ou papel estampadinhos. A moldura vai funcionar como a borda da bandeja e vai dar um charme todo especial àquele cantinho que precisa urgente de um mimo.

molduras decoração 2 8Imagens: 12

3. PORTA-CHAVES

Quem aí vive perdendo as chaves? Com esse projeto, isso vai acabar para sempre (eu espero)! Prenda alguns ganchinhos na parte interna de uma moldura bem linda. Se quiser ir um pouco além, também vale a pena dar uma repaginada na moldura, mas se ela estiver em bom estado, nem será necessário.
E pendura esse porta-chaves perto da porta da sua casa, pelamordedeus.

3 1-diy-key-holder-ideasImagem: via

4. QUADRO VIVO

Se você sonha com um painel verde, daqueles dignos de revista de arquitetura, mas não tem paciência nem grana pra investir em um, esta pode ser uma solução. Também tem passo a passo no link da imagem, mas já adianto que além da moldura, você vai precisar de uma caixa de madeira e de tela de galinheiro.
E de plantinhas, é claro. Suculentas são a escolha ideal, porque são de manutenção fácil e não pedem muita água.

4 101671232.jpg.rendition.largestImagem: via

5. TOALHEIRO

Já tinha pensado em usar molduras para pendurar toalhas? Quem está em processo de montar a casa sabe como esses acessórios de banheiro são caros. Dá pra economizar um bocado reaproveitando uma moldura antiga e o resultado fica incrível! Só preste atenção para deixá-la um pouco afastada da parede (e você pode fazer isso usando algum calço por trás da moldura, como pedacinhos de madeira).

molduras decoração 5 6Imagens: 12

Preciso providenciar um desses pra mim!

6. MURAL DE FOTOS

Por que usar só uma foto dentro de uma moldura quando, na verdade, você pode pendurar um montão? Faça um mural para eternizar momentos especiais usando apenas uma moldura, alguns fios e pregadores fofinhos.

molduras decoração 9 16Imagens: 12

A Lívia, do blog Decorar É Preciso, ensinou a fazer um mural de fotos com tela de galinheiro, que é um material super baratinho e acessível. E ficou muito legal!

15 DSCF2359-1024x768Imagem: via

7. ORGANIZADOR DE BIJUTERIAS E ACESSÓRIOS

Se você é como a minha irmã e nada em bijuterias igual o Tio Patinhas nada nas moedinhas dele, esse projeto pode interessar. Cole uma telinha metálica por trás da moldura (a tela de galinheiro também funciona nesse caso) e deixe as bijuterias penduradas nela. Fica muito mais fácil de ver e pegar colares e brincos do que se eles estivessem guardados dentro de uma caixa.

molduras decoração 11 17Imagens: 12

Sua coleção de óculos escuros também já fugiu do seu controle? Olha aí uma excelente maneira de deixá-los arrumadinhos!

10 repurposed-picture-frame-19Imagem: via

Aliás, essa sugestão de uso para molduras serve até para os crafteiros. Só lembre de deixar as fileirinhas internas fáceis de desmontar, pra quando acabar o material, você ter como tirar a bobina vazia e substituir por outra.

13 repurposed-picture-frame-331Imagem: via

8. ALFINETEIRO

Alô, galera de cowboy da costura! Se você tiver uma moldurinha fofa sobrando por aí, que tal adaptá-la pra ser um alfineteiro? Além de ajudar a organizar seus materiais, ainda vai dar um charme a mais no seu ateliê.

12 pin-cushionsImagem: via

9. PAINEL DE MOLDURA

Com certeza, vocês já viram esse tipo de painel em algum lugar: ele vai até uma certa altura da parede e tem relevos que formam um padrão. Esse tipo de painel é conhecido como boiserie (lê-se “boazerrí”). Como geralmente é feito sob medida, o valor pra execução acaba assustando um pouco, por se tratar de um trabalho minucioso.

molduras decoração 18 19Imagens: 12

Agora esqueça o que eu disse na última frase, porque a Shelley e o Cason, do blog The House of Smiths, criaram um pequeno painel bem com essa pegada boiserie usando apenas duas molduras e papel contact, gastando quase nada! Eu ouvi um ohhhh?

molduras decoração 15Imagens: via

Sério? Quão genial é isso? Custo baixíssimo pra deixar o banheiro super chique. Eles mostraram todo o processo de execução, que nem é tão difícil. Fica aqui como sugestão pra vocês.


Todo mundo separando molduras em 3, 2, 1…

Tem mais Simplichique aqui:

Este post tem um comentário

  1. Cleo

    Adorei as idéias, super original e criativo.

Deixe um comentário