Organização de ambientes: o que fazer para pôr ordem na casa

Organização de ambientes: o que fazer para pôr ordem na casa

5 dicas de organização para deixar a casa sempre em ordem

Uma casa organizada é uma casa saudável. Ela oferece ambientes de atmosfera mais agradável aos seus moradores. Também facilita as suas rotinas.

Além disso, tudo nela é muito mais fácil de ser limpo e sofrer manutenção. Esta lista poderia se desenvolver em mais mil itens, mas só este deve bastar para convencer qualquer pessoa de que é importante pôr ordem nas residências – do armário de cozinha ao criado-mudo do quarto.

ordem na casa
Revista Viva Decora

#1 Siga uma filosofia minimalista de viver

Quanto mais coisas acumuladas dentro de casa, mais difícil pode ser administrar as tarefas domésticas e manter tudo em ordem. De acordo com a filosofia que algumas pessoas seguem, a vida pode ser mais simples.

Esta ideia se baseia no conceito artístico moderno de que “menos é mais”. Ou seja, reduzindo a lista de pertences ao mínimo, em tese, faria a nossa casa parecer mais clara, bem ventilada, limpa e com aparência organizada.

estilo minimalista
Revista Viva Decora

#2 Faça o bem doando o que se tem

O fato é que ter menos objetos espalhados pelos ambientes e dentro dos armários torna a tarefa de limpar a casa mais fácil e rápida. Mas isto não significa ter de limitar os desejos das pessoas.

Claro, é prazeroso fazer compras. Só que pode ser mais prazeroso doar. Há dois propósitos ou duas alegrias em se fazer isto: ajudar quem mais precisa e liberar espaço para coisas novas. E, assim, podemos reduzir ao mínimo os itens dentro de casa.

Já entendemos que comprar menos ou mais é bom, dependendo do ponto de vista. Também que doar o que não se precisa é benéfico. E outra atitude louvável é sempre agir de forma correta, sendo sustentável, socialmente responsável, amigo da natureza e não comprometendo valores e orçamento, mas atendendo às necessidades da família. Isto é ser consciente.

ordem na casa
Revista Viva Decora
organizadores quarto infantil
Revista Viva Decora

#3 Crie um sistema de organização lógico

Para pôr ordem na casa periodicamente e o mais rápido possível é preciso se seguir algum tipo de sistema de organização. Mas a sua lógica vai depender da pessoa que elaborar.

Para a sua casa, crie você um modelo que seja compatível com a sua agenda de compromissos e com a sua capacidade física, sem se esquecer de levar em consideração a ajuda de certos aparelhos e acessórios. Por exemplo, etiquetador e caixas plásticas.

organizadores
Revista Viva Decora
ordem na casa
Revista Viva Decora

#4 Aposte nos armários certos

Neste tópico, vamos tomar como exemplo um dos ambientes mais difíceis de manter organizado dentro de casa, a cozinha. O segredo para este cômodo é saber escolher não só os acessórios, mas principalmente os módulos certos de armário de cozinha.

Bem, mas os projetos planejados vêm justamente com essa proposta de oferecer uma variedade de opções de armários. A ideia é encontrar uma combinação que facilite a vida dos usuários.

quarto de casal organizado
Paula Carvalho

Cada opção de módulo apresenta uma subdivisão interna diferenciada. Armários com uma divisão ou duas divisões; armários com gavetas; com nichos abertos; e muito mais. E mesmo de apesar seguir uma lógica padrão, estas diferentes divisões facilitam com que os usuários arrumem, de modo personalizado, os seus utensílios. Por isso, é importante conversar com o projetista e explicar quais e quantos pertences serão guardados no local.

closet organizado
Revista Viva Decora

Quem gosta de cozinhar bastante e possui muitas panelas deve, provavelmente, precisar de mais gavetões para panelas. Quem tem muitos talheres e outros utensílios pequenos para cozinha vai sentir a necessidade de ter mais gavetas pequenas. E ainda será preciso ter, no ambiente, módulos para despensa de alimentos e nichos maiores para guardar equipamentos como batedeira, liquidificador e mais. Monte um plano para sua cozinha.

ordem na casa
A.M Studio Arquitetura

#5 Abuse de acessórios para a arrumação da casa

Como dito antes, os armários de cozinha seguem medidas padrões. Mas cada usuário irá aproveitar esse espaço interno de uma forma diferente. Em alguns casos, será preciso buscar formas melhores de otimizar cada módulo de prateleiras.

Por exemplo, utilizando aramados metálicos para dividir esta medida livre vertical. Uma estratégia como esta pode ser replicada em outros ambientes da casa, como no armário do banheiro ou dos quartos.

Quem irá decidir qual estratégia de organização tomar para casa é você. Usar ou não acessórios como estes, incluindo as caixas organizadoras, vai depender do sistema estabelecido.

Dentro de uma gaveta, você pode contar com separadores ou as coisas podem ser organizadas de outro modo.

ordem na casa
Revista Viva Decora

Agora é sua vez, siga nossas dicas e deixe sua casa “um brinco”.

Essas dicas de quais atitudes tomar para organizar a casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Este post tem 2 comentários

    1. Isso aí, Paulo! Muito obrigada pela sua contribuição.
      Um abraço!

Deixe uma resposta