Aparador: móvel versátil para preencher áreas vazias da casa

Aparador: móvel versátil para preencher áreas vazias da casa

Tem um cantinho vazio na sua casa? Coloque um aparador

Em se tratando de decoração de interiores, nenhuma peça mobiliária deve ser subestimada. Um item que você pensava já ter entendido para que serve pode ganhar uma nova pintura, um novo tampo ou até mesmo pés novos e acabar virando outra coisa para dentro de casa. 

Alguns móveis são criados para serem multifuncionais, enquanto outros – como o aparador – se mostram versáteis com o tempo.

O que fazer se você tem um cantinho vazio no seu imóvel, sem utilidade qualquer? Como fazer para preencher este espaço? E por que um aparador poderia ser uma excelente alternativa? Continue lendo para descobrir as respostas.

aparador na decoração
Move Móvel

O que é aparador?

Você sabe qual é a tradução do termo ‘aparar’? Ele faz relação com ‘segurar’ ou ‘sustentar algo’. Então, sabendo disso, já se pode ter uma ideia sobre o que é o móvel aparador. 

Sim, trata-se de uma peça destinada a servir de apoio. Mas a quê? Bem, ao que você quiser. Sendo assim, é uma peça de decoração que pode ser utilizada de muitas formas e em muitos ambientes da casa, tanto internos quanto externos.

varanda de apartamento
Brunete Fraccaroli

Onde usar aparador na decoração de casa?

Atualmente, o local em que as pessoas mais utilizam aparador dentro de casa é no hall de entrada. 

A ideia é depositar sobre este móvel todos aqueles objetos menores que trazemos em mãos quando saímos para a rua – como chaves, carteira, celular e correspondências. Só que esta é só uma possibilidade de utilização que podemos dar a um aparador. Há outras mais.

aparador na decoração
Lucia Wjuniski e Mariana Martini

Podemos utilizar aparador na sala de estar, como apoio a quadros e arranjos. Também na sala de jantar, como apoio para pratos e travessas ou mini bar. E até mesmo podemos utilizar um aparador do lado externo da casa, talvez numa varanda ou terraço jardim. Nestes locais – se a área for coberta, claro -, podemos utilizar aparador como apoio para vasos de plantas e velas aromática – tipo um cantinho zen.

aparador na varanda
MIS ARQUITETURA E INTERIORES e Revista Viva Decora

Dicas de modelos de aparador para sua casa?

Vamos voltar à questão de como os aparadores podem preencher cantinhos vazios dentro de casa. Nós já sabemos, por tudo que foi dito, para que os aparadores servem e a que eles geralmente dão suporte. 

Contudo, a nossa criatividade pode prever outros fins para este tipo de peça. Quer um exemplo? Dependendo da situação, podemos utilizar aparador no lugar do rack para TV, da escrivaninha ou da penteadeira.

Existem muitos modelos de aparador à venda nas lojas. A ideia é oferecer uma cartela maior de opções para os compradores. Cada uma destas peças pode combinar melhor com uma ou outra proposta de decoração. 

Assim, os aparadores de linhas retas e acabamento liso e brilhoso ficam muito bem em ambientes de estética futurista. Já os aparadores rústicos combinam com ambientes com uma pegada mais natural e nostálgica.

dicas de aparadores
Oliva Arquitetura e Oliveira Arquitetura

Não necessariamente temos que seguir esta regra para utilizar os aparadores nas decorações residenciais. 

Na verdade, em muitos casos, o contraste entre este elemento e o cenário pode ser mais interessante. Por exemplo, utilizar um aparador bem escuro e cheio de texturas – com um aspecto mais “pesado” – frente a um pano de fundo e acompanhado de móveis e ornamentos claros – de aspecto “leve”.

aparador na decoração
Joel Caetano Paes

Existem aparadores com características de design tão marcantes que praticamente nos dizem em que decorações ficarão melhores. 

É o caso dos aparadores feitos de madeira, com acabamento natural e detalhes entalhados. Peças assim ficam lindas em decorações tradicionais, com cores sóbrias, estampas inspiradas na natureza e repleta de peças de linhas delicadas.

Obviamente também é possível encontrar outros aparadores bem diferentes nas lojas – criações de artistas de renome inspiradas nos estilos mais diversos. 

Uma forte tendência do momento e que podemos citar neste texto são os móveis com traços vintage ou retrô. Ou seja, móveis que lembram épocas passadas e como as casas já foram. Cores vivas e pés palitos são características marcantes destas peças.

aparador colorido
Adriana Fornazari

Você pode utilizar qualquer um destes aparadores na sua casa. Use algo assim para criar um centro de interesse em um cômodo sem graça, como uma circulação. Um canto atrativo, talvez de leitura, num ambiente social. Uma proteção para as costas de um sofá na sala. Ou mesmo uma bancada auxiliar perto da churrasqueira. São só algumas ideias que provam o quanto os aparadores podem ser versáteis.

como decorar hall de entrada
TT Interiores e Cristiane Mansur Wiazowski

Essas dicas de como preencher áreas vazias de casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta