Ideias para aproveitar espaços pouco utilizados da casa | Simplichique
Ideias para aproveitar espaços pouco utilizados da casa

Ideias para aproveitar espaços pouco utilizados da casa

Praticamente todo imóvel possui pelo menos um cantinho que acaba ficando um pouco esquecido e mal aproveitado, seja pela falta de criatividade ou pela falta de tempo e recursos para investir nele. Porém, existem algumas dicas simples que permitem aproveitar melhor todos os espaços da casa, fazendo com que eles se tornem mais funcionais e interessantes. Para mostrar como isso é possível, nós separamos algumas ideias elaboradas em parceria com o site Habitissimo que certamente podem fazer a diferença para um melhor aproveitamento da sua casa.

Praticidade no hall de entrada

Ao chegar em casa, é muito comum que você queria logo se desfazer de tudo que está carregando, retirando bolsa, sapato e casaco para se sentir mais confortável. Pensando nisso, o hall de entrada pode receber um cabideiro e assim se tornar mais funcional. Outra ideia interessante é inserir um elemento decorativo que identifique a personalidade dos donos da casa nesse espaço, dando as boas-vindas aos visitantes, como quadros ou porta-retratos, por exemplo.

aproveitar espaçosFoto: Habitissimo

Corredor versátil

Por mais estreito que seja um corredor, sempre existe uma forma de aproveitá-lo fazendo com que deixe de ser apenas um local de passagem entre um cômodo e outro. Entre as principais ideias que podemos trazer para esse espaço estão a colocação de estantes e prateleiras, que podem ser úteis para armazenar objetos. No exemplo abaixo, foi inserida uma pequena estante para guardar os livros da casa, trazendo um pouco de vida ao corredor.

aproveitar espaçosFoto: Pinterest

Quarto de hóspedes funcional

Como não é todo dia que você tem uma visita em casa para utilizar o quarto de hóspedes, é interessante pensar em opções que permitam aproveitar melhor esse espaço cotidianamente. Uma ideia que pode ser útil é criar um home office no quarto de hóspedes, inserindo nele uma escrivaninha, uma boa luminária e um computador. Dessa forma, o espaço se torna funcional mesmo quando você não tiver visitas em casa.

aproveitar espaçosFoto: yandex.ru

aproveitar espaçosFoto: powerwalitaly.com

Varanda criativa

Se você é do tipo de pessoa que adora plantas, mas lamenta-se por não ter espaços suficientes para cultivá-las em casa, então não há mais desculpas. Com um jardim vertical, é possível plantar diversas mudas na varanda, trazendo assim um pouco da natureza para perto da sua casa. Outra ideia que pode ser interessante é inserir uma rede na varanda, proporcionando assim bons momentos de relaxamento nesse ambiente.

aproveitar espaçosFoto: casabahia.com

aproveitar espaçosFoto: casaejardim.com

Lavanderia inteligente

Muitas vezes, a lavanderia acaba sendo uma área um pouco deixada de lado pela falta de opções para torná-la mais funcional. Porém, com alguns cuidados simples, é possível fazer com que a lavanderia se torne um espaço mais interessante. Para isso, você pode, por exemplo, apostar em armários planejados, que permitam aproveitar melhor todos os cantinhos do ambiente, e ainda distribuir o varal de uma forma que favoreça a secagem das roupas, sem abafá-las.

aproveitar espaçosFoto: frateliplanejados.com

Inspirações embaixo da escada

Esse é um dos espaços que costumam ser menos aproveitados na casa e que possui a maior variedade de opções para se tornar funcional. Desde a construção de uma adega, como mostramos na primeira imagem desse post, até a montagem de armários ou quem sabe de uma área da cozinha, são muitas as inspirações para que a sua área embaixo da escada passe a ser um local com diversas funções.

aproveitar espaçosFoto: limaonaagua.com

aproveitar espaçosFoto: construindodecor.com

guest postColaboração: Habitissimo

Este post tem 2 comentários

  1. Gostei muito dessas dicas, mais gostaria de vê como tornar um ambiente pequeno maior.

Deixe uma resposta