As 10 decorações queridinhas do momento

As 10 decorações queridinhas do momento

10 melhores tendências de decoração

É fato que decoração é uma coisa bastante pessoal e que deve ser executada de acordo com as necessidades e preferências de quem habita aquele lugar. Mas existem alguns artifícios decorativos que estão fazendo a cabeça de muita gente e cada vez mais têm ganhado destaque, principalmente pelas redes sociais. Quer saber quais são elas? Aposto que você tem pelo menos uma em casa – ou já desejou muito ter.

1) Parede lousa

10 tendências de decoração 01Imagens: 12

É linda, é moderna, é divertida, é nostalgia pura. Entenderam porque faz tanto sucesso? E pra ter uma parede lousa, você só precisa usar qualquer tinta com acabamento fosco, mas como as cores dos gizes são claras, é interessante que a lousa seja escura, pra contrastar e possibilitar uma boa visualização dos rabiscos. As mais usadas são preto e verde escuro, mas isso não é uma regra e você pode pintar da cor que quiser. Não quer pintar? Então seja paciente e espere um pouco até chegar no item 8.

10 tendências de decoração 02Imagens: 12

2) Plantas penduradas

10 tendências de decoração 03Imagens: 12

Acho que nunca visitei um blog de decoração que não tivesse pelo menos uma foto com algum vasinho de planta suspenso. Mas não é suspenso de qualquer jeito, não, até porque isso não é nenhuma novidade. A novidade está na forma de pendurar: usando-se apenas fios para segurar os vasos. E aqui, o que vale é a criatividade. Colorido, comprido, macramê, com o vaso de cabeça pra baixo e até suspenso por prateleiras vazadas. Não importa como, só pendure.

10 tendências de decoração 04Imagens: 12

3) Decorar com pisca-pisca

10 tendências de decoração 05Imagens: 12

Foi-se a época em que a gente usava os piscas-piscas somente na árvore de Natal. Eles podem – e devem – ser utilizados o ano todo na decoração e são muitas as maneiras para isso. Tem gente que usa o pisca-pisca basiquinho pra enfeitar alguma coisa, tem gente que decora as lâmpadas, tem gente que faz luminárias incríveis e essas são apenas algumas das inúmeras sugestões do que fazer com eles.

10 tendências de decoração 06Imagens: 12

4) Quadrismo

10 tendências de decoração 07Imagens: 12

Decorar com quadros hoje em dia é bem diferente do que era antigamente. Uma das regras do quadrismo é usar muitos quadros, muitos mesmo. Na verdade, o quadrismo não se restringe a quadros, mas pode ser colocado em prática com qualquer item que possa ser pendurado numa parede como se fosse um. Não tem grana pra comprar esse tanto de quadro assim? Tudo bem. É impressionante a quantidade de blogs que disponibilizam pôsteres gratuitos pra gente imprimir em casa e isso é maravilhoso, porque os estilos são bem variados e é impossível você não encontrar um do seu agrado. Paredes peladas, nunca mais.

10 tendências de decoração 08Imagens: 12

5) Chevron

10 tendências de decoração 09Imagens: 12

Oriunda da moda, o chevron é uma estampa cheia de zigue-zagues bastante usada hoje em dia em decoração, seja em papel de parede, aplicação em tecidos (e aqui, já temos uma porção de usos, como capas de almofada, jogo de cama, cortinas e tapetes, por exemplo), e a mais legal de todas, em minha opinião: pintura de parede. Aliás, é super fácil encontrarmos tutoriais de como pintar uma estampa chevron numa parede e o efeito é simplesmente mágico! Uma ótima sugestão para quem estiver pensando em fazer uma pintura diferente e atual em casa.

10 tendências de decoração 10Imagens: 12

6) Cordões decorados

10 tendências de decoração 11Imagens: 1 – 2

Esses cordões são muito comuns na gringa mas já andaram conquistando as casas brasileiras também. Chamados de garlands*, nada mais são que cordões pendurados com enfeites coloridos e fáceis de fazer. Os enfeites ficam a seu critério: bolinhas, pompons de lã, bandeirinhas triangulares, figurinhas de papel, até fotos penduradas, que a gente chama de varal de fotos. O importante é manter viva a chama do DIY com esse mimo pra sua casa.

10 tendências de decoração 12Imagens: 12

*muita gente traduz erroneamente como “guirlandas”, mas nossas guirlandas têm formato circular, como um donut; a melhor tradução para garlands seria festão, pois guirlanda, em inglês é wreath.

7) Pallets

10 tendências de decoração 13Imagens: 12

É até assustador de ver como os pallets se popularizaram na decoração! Eles foram tão bem recebidos nesse meio que hoje em dia é muito comum vê-los até em mostras famosas de decoração. E dá pra fazer o que você imaginar com eles: móveis, painéis, jardins verticais, portas, cabideiros e trá lá lá. O mais legal dos pallets? Sem dúvida, a reciclagem: eles são frequentemente descartados por empresas e você só precisará fazer a higienização correta, lixar e deixar a imaginação correr solta pra criar algo bem bacana. Uma excelente matéria prima que você adquire sem nenhum gasto.

10 tendências de decoração 14Imagens: 12

8) Papel contact

10 tendências de decoração 15Imagens: 12

Versatilidade e baixo custo. Essas são as duas características que explicam o sucesso do papel contact na decoração. Você encontra em qualquer papelaria a um precinho bem amigo e pode pintar e bordar com ele (mas não vamos ser literais nas expressões, hein?), removendo quando enjoar. Dá pra revestir um móvel inteiro, fazer apenas detalhes, usar mais de um padrão ao mesmo tempo, dá até pra fazer a parede lousa do item 1 usando contact preto. As opções são tantas que eu poderia escrever mais umas trezentas linhas, mas por motivos óbvios, não chegarei a tal ponto.

10 tendências de decoração 16Imagens: 12

9) Washi tape

10 tendências de decoração 17Imagens: 12

Assim como o contact, a versatilidade das washi tapes conquistaram nossos corações. É fato que proporcionalmente, elas não são tão baratas quanto o papel adesivo, mas as estampas fofinhas e alegres acabam se tornando exclusivas e também permitem uma infinidade de criações com elas. Emoldurar fotos e pôsteres, fazer desenhos e até decorar equipamentos são algumas delas, mas basta dar uma rápida pesquisada para entender porque elas causam tanto frisson no mundo da decoração.

10 tendências de decoração 18Imagens: 12

10) Suculentas

10 tendências de decoração 19Imagens: 12

Há menos de dez anos atrás, ninguém ouvia falar tanto de suculentas como hoje. Com folhas cheinhas e aspecto de planta artificial, elas simplesmente dominaram o cenário quando o assunto é decoração. São super fáceis de cuidar, mas não se iluda: elas precisam de manutenção. Já matei duas suculentas achando que elas seriam autossuficientes dentro de casa (oi?). Mas com muito amor, pouca água e muita luz natural, elas duram anos embelezando sua mesinha de trabalho, por exemplo. É uma opção pra quem gosta de plantas mas tem preguiça ou falta de tempo pra se dedicar à jardinagem.

10 tendências de decoração 20Imagens: 12

Agora me diz: qual, na sua opinião, é uma outra mania de decoração que a gente tem visto bastante na uébi? E você tem alguma dessas em casa? Quem tiver todinhas, vai ganhar o Troféu Joinha de Decoração do Ano!

Este post tem 4 comentários

  1. Com exceção do pallet e do contact eu quero tuuudo 😛 Alguns projetos dessa lista já posso dar um “check”, mas o restante vou ter que negociar com o namorado! rs

    1. Te entendo perfeitamente, Camila, aqui em casa é a mesma coisa; tem alguns projetos que eu nem ponho em prática por causa do marido e a casa tem mesmo que ser do agrado dos dois né, não só de um. Aí vou atrás de um meio termo que satisfaça ambas as partes rsrs
      Bjão!

  2. Olá Manu! Tenho vários itens dessa listinha! São as famosas tendências! Hahaha. Atualmente tenho uma porta lousa, piscas, washi tape e contact!
    Estou em busca das suculentas agora!

    Beijo grande! Thamyrez

    1. Ebaaa, Thamyrez! Eu sonho muito com uma parede lousa, mas tenho impressão de que o giz vai afetar a rinite do maridão 🙁 meu próximo item será algo de pallet, quero muito fazer algum painel vertical pra colocar plantinhas na sacada, tô até estudando alguns modelos.
      Beijão!

Deixe uma resposta