A avenca é uma de minhas plantas favoritas; a exuberância de sua folhagem é uma coisa linda de ver e elas se dão super bem dentro de casa. O problema é que essa é uma plantinha muito delicada e qualquer descuido, ela passa dessa para melhor.
Já tive duas aqui no meu apê que não vingaram e a atual está um pouco mais pra lá do que pra cá, mas fazendo algumas pesquisas para escrever esse texto, consegui identificar possíveis problemas, então espero que ela consiga voltar à beleza original.
Na natureza, a avenca se desenvolve em locais bem úmidos e quentes, geralmente à beira de rios, brotando entre pedras ou debaixo de plantas maiores, que a protegem contra os raios solares diretos. E para sua plantinha ficar sempre linda e viçosa, você precisa tentar reproduzir esse habitat aí na sua casa.
Imagem: Plantas-Interior
Por isso, é interessante que ela fique num local que receba muita luz indireta, ou seja, uma área que seja bem iluminada mas onde não bata sol. Ela também precisa de muita umidade no ar – e acho que esse foi o problema com a minha. Não chove aqui em São Paulo há quase um mês e eu só colocava água na minha avenca direto na terra. O ideal é borrifar água nas folhas também quando o clima estiver muito seco, mas faça isso a uma certa distância das folhas, só para criar uma nuvem de água capaz de deixar aquele cantinho um pouco mais umedecido e saudável para a planta. Outra dica para deixar o cantinho da avenca mais úmido é colocar um prato debaixo do vaso com seixos ou cascalho molhados.
As folhas da avenca são muito sensíveis e por isso não suportam vento. Se sua avenca estiver num lugar onde há correntes constantes de ar, estude um outro local para ela. Elas estranham mudar de lugar (como a Mãe Natureza é incrível, não?), mas se essa mudança for para o bem dela, tenha paciência que ela volta a ficar bonita de novo.
Imagem: PlantaSonya
É bom que você sempre retire as folhas mais velhas e feinhas – a primavera é a melhor época do ano para fazer isso; assim, vai haver mais espaço para novas folhas nascerem. Essa, aliás, é uma das coisas mais lindas da avenca: os brotinhos nascem redondinhos e vão se desenrolando aos poucos, até abrirem por completo e virarem um galhinho novo.
Imagem: Plantas em Português (via youtube)
A avenca, assim como as samambaias, se reproduz por meio de esporos; atrás de folhas maduras, você vai ver que existem bolinhas escuras. Essas bolinhas são cápsulas que guardam os esporos da planta. Quando a folha se desenvolve por completo, essas bolinhas se rompem e espalham os esporos no solo, que vão germinar e gerar novas plantas. Por isso que ela se propaga tão facilmente na natureza.
COMO USAR AVENCA NA DECORAÇÃO
Imagem: Histórias de Casa
Dando a ela os cuidados de que precisa, com certeza a avenca vai sempre ser uma plantinha bem linda que pode trazer muita vida à sua decoração. Como é uma planta ornamental, capriche na escolha do vaso; use modelos mais delicados, que vão ressaltar ainda mais sua beleza.
Espécies mais volumosas podem ser cultivadas em bowls, aqueles vasos tipo tigela. Fica muito legal para usar em mesa de centro, já que os bowls são elementos de baixa estatura e, dessa forma, o arranjo não vai criar uma barreira visual entre pessoas sentadas.
Imagem: A Beautiful Mess
Dá pra explorar ainda o uso das folhagens soltas em arranjos, criando composições com outras plantas e flores. Uma boa ideia para criar centros de mesa mais sofisticados, que podem decorar um almoço ou jantar de família ou até eventos maiores.
E já que a avenca gosta de um calorzinho e de umidade, também pode ser uma boa ideia usá-la em terrários! A gente vê mais terrários de cactos e suculentas, mas na verdade, sabendo cuidar direitinho, elas podem durar por muito tempo dentro do vidro. Só atente para que o recipiente não fique muito perto do sol, porque com o calor excessivo, ele pode virar uma estufa e a avenca vai morrer.
Agora me conte se você tem ou já teve avenca na sua casa e quais os cuidados que você tem com ela.
Se você quer decorar sua casa mas não faz a menor ideia de como começar, baixe agora meu eBook gratuito. Ele contém o primeiro passo para você aprender a decorar qualquer ambiente! Basta clicar na imagem abaixo e boa leitura!

Manu, sabe dizer se a avenca é segura para cães e gatos? Sempre cai alguma folhinha, né… um beijo!
Eu li em um blog estrangeiro que elas são pet-friendlys sim, e que eles podem até engolir as folhas que elas não fazem mal. Mas vou confirmar com uma amiga que é entendida, a Alice do Jardim do Coração, e falo aqui.
Tenho uma que também já ficou feia, mas se recuperou e está linda. Também amo avencas.
Liana, a Alice me contou que avenca é tóxica pra animais domésticos sim! Parece que há estudos que mostraram que a ingestão dos brotos da avenca pode causar câncer em animais, então fica aqui o alerta!
Parabéns pelo conteúdo, me agregou muito
Fico muito feliz em saber disso, obrigada!
Oie Manu!!
Adorei a sua mensagem! Muito obrigada pela visita no blog e o carinho. Receber o elogio de uma YouTuber tão maravilhosa como você, me deixou nas nuvens 🙂 Muito obrigada querida! E vamos continuar a unir forças, usar as nossas habilidades para criar um mundo mais feliz e colorido.
Seu post já me inspirou em me aventurar a cuidar de uma avenca, uma planta tão delicadinha e linda.
beijos
Regiane
Adorei o post!
Eu tive uma durante mais de um ano em casa,
mas ela estava tão feinha q joguei fora e vou comprar outra.
Acho q a dica da umidade do ar pode ser o que faltou pra ela.
bjus
ana
http://www.jeitodecasa.com
Dios, o meu apê é perfeito para uma avenca então! Muuuuuita luz natural, mas sem sol direto. Eu é que não sou a pessoa adequada… se ela é tão delicada assim, certamente vou matar! rsrsrs. Já matei buchinho, pinheirinho…. o lado bom é que tenho preguiça de jogar fora, então eles secam e ficam uma beleza que só! Aí faço arranjo! rsrsrs.
Eu estava querendo uma dessas plantas que ficam pendentes, sabe? Mas teria que ser uma mais resistente!
Beijos
Adorei o post!!!!! Pena que a avenca não é pet friendly 🙁
Você poderia fazer um post só com dicas de plantas que não sou tóxicas e podem ser usadas na decoração sem medo.
Bjs!!!!
Victoria, que boa ideia! Vou correr atrás disso sim!
Um grande abraço!
Oi por favor me informa,adoro avenca e pude ver que tem umas plantadas em potes de vidro,é possível que ela fique bonita, assim em vidro?
Oi Lurdes! É possível sim, mas ela requer muito mais cuidados do que se estivesse fora do vidro. O ideal é que você não exagere na rega, mas também não deixe a terra secar (use aqueles borrifadores pra molhar a terra), não jogue a água nas folhas e nem deixe o vidro muito perto do sol. Acho que com esses cuidados, a plantinha vai durar mais dentro do pote! 🙂
Oi, Manu!
Bom dia…
Mas a Avenca dentro do vidro, ela vai crescer? Pq dizem q essa plantinha vai crescendo e crescendo, né? Eu consigo encontrar essa Avenca dentro do vidro?
Depois posta algo sobre plantinhas que podemos ter em apartamento que tenha Crianças e cachorras. 🙂
Beijos…
Comprei a minha avenca hoje….minha avó tinha e eu amava…só de tirar o plástico e colocar na janela, ela foi abrindo e já está linda! Está pegando uma chuvinha na janela, mas terei que ver outro lugar para deixá, para não pegar sol direto…amei as dicas e fotos!
Que legal, Carol! Tomara que ela continue assim lindona por muito tempo!
Um beijo!
Acabei de comprar uma avença. Legal sua matéria. Espero que com as dicas consiga cuidar bem dela!
Tenho várias avencas, costumo espalhar as minhas por toda a casa! As minhas são lindas o ano inteiro….amo MUITO…..molho todos os dias
Olha só que coincidencia! Ainda ontem comprei uma muda de avenca, mas não sabia dos detalhes para cuidar.
Adorei as dicas. Muito obrigada. Vou comprar um vaso maneiro p/ ela.
Que bom que essas dicas puderam te ajudar, Olivia! 😀
Olá… Eu tenho um vaso c/ lindas Avencas, já mudei inúmeras vezes de lugar, ate que eu as deixei no box do banheiro. Recebem luz indireta da manhã, se adotaram bem ,pois tem umidade e a luz solar, também reparei que tive algumas visitas em casa, elas sensitivas e sugam energias negativas no Ambiente,as folhas ficaram secas , com 1 mês ela se restabeleceu novamente .
Obrigado Manu, estou com minha primeira avenca e suas dicas vão me ajudar bastante.
Eu tenho avenca, amooooo por demais e tbem aprendi a cuidar conforme você explicou alí mesmo. A minha já ressuscitou 2 vezes, mas agora ela está lindíssima. O bom da minha é q a muda veio de uma tia que já tem mais de 80 anos, é um amor que não me cabe. Bjs e obrigada por essas dicas.