Que tal usar carpete para fazer sua própria cabeceira?

Que tal usar carpete para fazer sua própria cabeceira?

Essa cabeceira é o projeto ideal para quem quer dar um up no quarto sem gastar muito. Quando falo sem gastar muito, não vá pensando que você vai gastar 50 reais. Madeira e carpete são materiais caros, mas você pode sempre fazer substituições mais acessíveis; além disso, você vai precisar de ferramentas específicas, como furadeira, que você pode alugar em home centers ou pedir emprestado a alguém.

cabeceira cama de casal diy

Mas é fato que, independente do trabalho, é possível que a sua cabeceira feita por você saia muito mais em conta do que uma comprada pronta.

O projeto é da Fiona, do Craft Hunter, que tem um super bom gosto em suas criações. Uma ideia simples e chique para a gente colocar em prática nos nossos quartos.

A lista completa de materiais você encontra lá no blog dela (link no final do post; site em inglês), mas tudo vai depender do tamanho que você quer; basicamente, você vai precisar de ripas de madeira, parafusos e pregos, uma chapa de MDF fininha (a mais fina que você encontrar, daquelas que são usadas pra fazer fundo de armário) e, é claro, o carpete, que também pode ser substituído por qualquer outro tecido encorpado.

A base da cabeceira é feita com 5 ripas de madeira, criando-se uma espécie de quadro com duas ripas no meio, todas igualmente espaçadas entre si.

cabeceira cama de casal diy

Aqui, no detalhe, a junção de uma das ripas do meio, sendo aparafusada.

cabeceira cama de casal diy

Depois de aparafusar tudo, fixe a chapa por cima da estrutura usando pregos. Ela usou o famoso pegboard (essa chapa de madeira toda furadinha) para facilitar o trabalho, colocando os pregos nos próprios furos da peça. Mas sabemos que isso aqui no Brasil ainda não é tão fácil de encontrar, então minha sugestão é usar chapas de MDF de 3mm.

cabeceira cama de casal diy

Com o carpete estendido (lembre-se de deixar uma sobra de 10 centímetros em todas as bordas), posicione a cabeceira por cima dele para poder grampear as sobras ao redor de toda a estrutura. Fixe o carpete com grampeador de tapeçaria, mas acredito que também seja possível usar cola de contato no lugar dos grampos.

cabeceira cama de casal diy

Para as quinas, é preciso tirar o excesso do material para poder fazer a dobra perfeita.

cabeceira cama de casal diy

Olha o detalhe de uma das quinas já pronta:

cabeceira cama de casal diy

O legal desse projeto é se inspirar com as técnicas para adaptarmos à nossa realidade, do nosso jeito e com materiais alternativos.

cabeceira cama de casal diyImagens e tutorial: Craft Hunter

E aí? É ou não é uma ideia simples e chique?

2 Comentários em Que tal usar carpete para fazer sua própria cabeceira?

  1. Adorei. Dá até pra finalizar com um tecido mais bacanudo por cima, né? <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *