Verão: deixe a casa fresca, arejada e agradável sempre | Simplichique
Verão: deixe a casa fresca, arejada e agradável sempre

Verão: deixe a casa fresca, arejada e agradável sempre

Verão: saiba como deixar a casa mais fresca alterando sua arquitetura e decoração

No verão, o que as pessoas mais desejam é se jogar nas águas de piscinas e praias. Mas, a realidade para muitos é outra, ficar em casa e sofrer o desconforto de ambientes quentes e abafados.

Ainda bem que existem alternativas de deixar as edificações mais frescas nesta época. Você pode pensar que só o que resta é instar ar condicionado ou ventilador nos cômodos. Mas, verá neste texto que se pode fazer muito mais! Confira!

Ofício da Arte

Comece mudando o seu comportamento

Se você vive numa região de clima muito quente durante o ano, pode sentir dificuldade em realizar certas atividades no dia-a-dia. Dormir bem, por exemplo, lhe parece impossível nestas condições?

Comece abrindo as janelas, permitindo que a brisa entre em sua casa. Durante o dia, proteja os ambientes dos raios solares com cortinas e a noite com telas contra mosquitos. Só deixe o ar natural circular!

Outra boa ideia para controlar a temperatura interna da casa é isolar os ambientes de menor uso. Durante o dia, deixe as portas fechadas dos dormitórios que não estão sendo utilizados. Isso impedirá que o ar fresco que adentrou no espaço à noite escape. Desse modo, será menos demorado e dispendioso deixar as outras áreas da residência mais frescas.

Entre ar condicionado e ventilador, opte pelo segundo sempre que possível – que renova mais o ar e consome menos energia. Posicione suas hélices contra a janela.

Essa é uma forma de mandar embora, pra fora, o ar quente vindo do exterior – algo que dá ainda mais efeito à noite, claro. Ademais, deixe ligado o menor número de equipamentos eletrônicos possível – como TV e computador – que possam aquecer o ambiente.

MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017

Altere alguns elementos da decoração da casa

A primeira coisa que você precisa saber é que o excesso de objetos pode deixar sua casa mais abafada. É melhor reduzir a quantidade de elementos nos ambientes. Então, faça uma limpeza, doe ou coloque no lixo aquilo que não esteja mais sendo usado.

Depois, avalie o posicionamento dos móveis. Algumas peças podem estar atrapalhando a passagem do vento – observe como acontece a circulação de ar.

By Kami

Se a casa ainda não ficou fresca, você pode pensar em trocar, mesmo que momentaneamente, os tecidos de algumas peças decorativas. Guarde mantas de sofá, tapetes, capas de almofadas, cortinas, colchas e outros itens feitos em tecidos quentes.

Opte por materiais mais leves e naturais como o algodão, a seda e o sisal. E aproveite para explorar estampas de peixes, flores e folhagens – desenhos alusivos ao verão!

Korman Arquitetos e Bordin & Soares

Falando especificamente das cortinas, é melhor que sejam claras e fluidas. Elas não devem permitir a entradas dos raios ultravioletas.

Em contrapartida, não afetar a iluminação natural, absorver o calor, segurar as ondas quentes dentro de casa, e permitir a entrada de ar fresco. Você pode usar uma combinação de cortina de voil com blackout ou ainda aplicar uma película reflexiva nos vidros, assim os fachos de luz solar vão bater e voltar!

Amis Arquitetura & Design

Quanto à decoração, para deixar a casa mais fresca, pinte as paredes em tons que proporcionem a sensação de frescor, como branco, azul e verde claros.

Dê preferência para móveis de visual mais leves e feitos com materiais que não esquentam. Ilumine os espaços com lâmpadas de LED. E abuse de fontes, aquários e bibelôs em vidro, que reduzem a absorção de calor, reduzem a sensação de abafamento e refrescam.

Mariana Martini

Pense na arquitetura antes mesmo de construí-la

Para não ter uma casa tão quente e abafada, você pode tomar certas precauções antes mesmo da construção da edificação.

Existem estratégias de projeto que podem impedir a entrada de luz excessiva e a sensação de abafamento nos interiores, além de melhorar a circulação do ar. Fale com seu arquiteto! Ele lhe dará várias dicas importantes!

“Desde um largo beiral até árvores ou arbustos plantados em frente à fachada, passando pelos tradicionais elementos vazados ou os tecnológicos brises móveis de alumínio, são inúmeras as maneiras de ‘quebrar o sol’ sem impedir alguma iluminação ou ventilação naturais.” – arquiteto Henrique Pimont, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

De antemão, o que você precisa saber é que, em localidades onde o calor é mais intenso o ano todo, é essencial escolher bem os materiais de construção. Telhados claros e forrados com material isolante esquentam menos.

Dentro de casa, o melhor é usar pisos frios como porcelanato, cerâmica e pedra natural. E nas esquadrias, materiais com câmaras múltiplas, com alto poder de isolamento e vedação.

Carin Cordeiro Gonçalves

“Os revestimentos com alguma estabilidade térmica, como madeiras ou até vinílicos, tendem a ser mais confortável o ano todo.” – arquiteto Henrique Pimont.

“Pisos cimentícios (…), de cerâmica ou mármore e telhas de cerâmica absorvem menos calor.” – arquiteta Maristela Broilo, em reportagem de Revista Caras.

“Os vidros reforçados podem (…) manter a temperatura constante dos ambientes. Além disso, os perfis em PVC podem ser úteis (…) para a temperatura em época de calor (…).” – Luiz Felipe Weber Rebellato, em reportagem de Bonde.

Jessica Carine Cunha

Você também pode preparar as áreas externas ou internas da casa para regular a temperatura dos ambientes.

A própria piscina – ou uma fonte e espelho d’água – próxima da edificação já ajuda, pois a água evapora e deixa o ar ao redor mais úmido – ou seja, de respiração mais agradável. As plantas também possuem capacidade semelhante.

Portanto, invista em cantos verdes com vasos e jardineiras – isso inclui os jardins verticais.

Paulinho Peres

“Conforme você rega a planta, ela transpira o excesso d’água, o que sobra depois da fotossíntese. Quando há várias plantas juntas, o ambiente fica mais fresco.” – arquiteto Marcelo Faisal, em reportagem de Terra.

Henrique Yokoyama Ortis

Gostou das dicas? Reveja as imagens e sugestões apresentadas e decida o que você pode mudar em sua casa para deixar os ambientes mais frescos. Curta o verão!

Estas dicas de como tornar uma casa mais fresca foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta