Essa semana, a Sherwin-Williams anunciou oficialmente a Caverna como sua cor do ano de 2019. Um tom terroso, que acolhe e nos remete aos nossos ancestrais, que usavam esses espaços fechados como abrigos – os primórdios de um lugar para chamar de lar. Ao mesmo tempo que nos lembra do passado, ela é capaz de recriá-lo, aprimorando o futuro num contexto de atualidade.

caverna cor do ano

A cor Caverna é um tom quente de terracota que, aplicado em design de interiores, traz modernidade e requinte. Sua escolha foi baseada no conceito de liberdade, presente no espírito aventureiro que existe dentro de nós. Gostei muito desse conceito, já que estou vivendo um momento completamente novo de expansão, de alçar voos cada vez mais altos, sem limites.

Dicas para combinar a cor Caverna

Apesar de ser um tom forte, Caverna é uma cor neutra, terrosa, com muitas possibilidades de combinações. A especialista em cores e gerente de marketing da Sherwin-Williams, Patrícia Fecci, nos deu algumas sugestões interessantes para harmonizar essa cor.

“Da argila ao barro, do calor ao tom envolvente, o terracota é um clássico antigo e cheio de história, transmite acolhimento e sofisticação, combina bem com outros neutros casuais e balanceados como um cinza quente, ou, um marrom escuro; com o Mariposa (SW 9174), ou, o Beleza Africana (SW 9183), e evoca uma estética descontraída e sofisticada.”

caverna cor do ano

“Considerada uma versão atualizada dos tons terrosos tão populares dos anos 70, a cor Caverna combina também com um tom azul jeans empoeirado como o Sonho Distante (SW 6243), ou, até mesmo com um tom abacate fresco como o Recanto (SW 6437).”

caverna cor do ano

“Quando aplicada com um tom off-white como o Branco Origami (SW 7636), é deliciosamente agradável. Por fim, vem da paleta Aventureiro, do Colormix 2019, e promete ser destaque nos projetos que terão como base a necessidade de renovar e manter a simplicidade no ar.”

caverna cor do ano

Paletas que serão tendência em 2019

O Colormix 2019, estudo de tendências de cores da Sherwin-Williams, elegeu seis paletas, com 7 cores cada uma, que representam o que foi observado em termos de comportamento, estilo de vida e influências de acontecimentos marcantes no mundo, que tiveram e continuarão tendo reflexos importantes na nossa sociedade. Vamos conhecê-las!

1. Transformador

Existem pessoas que estão à frente do seu tempo. Visionária e criativa, esta paleta alcança o cosmos e retorna com todo um universo de inspiração. Fragmentos de cores atmosféricas, ancorados por azuis escuros profundos, capturam o espaço único entre tecnologia e espiritualidade.

caverna cor do ano

caverna cor do ano

Os principais influenciadores na concepção dessa paleta são: anéis de Saturno – inteligência artificial – espiritualidade – energia de cura.

2. Aventureiro

Algumas almas nunca podem ser aprisionadas. Elas precisam mergulhar no céu azul do horizonte sem fim e nas cores terrosas sutis das altas planícies e do deserto. Com cores quentes e banhadas pelo sol, esta paleta pode ser vista nos cânions de argila queimada, no couro desgastado e em cobertores feitos de lã, inspirados no Novo Oeste.

caverna cor do ano

caverna cor do ano

Os principais influenciadores na concepção dessa paleta são: estilo Boho – cowboy moderno – free spirit – Novo Oeste

3. Aficionado

Os aficionados pelas melhores coisas da vida apreciam o que é bem feito, o que é raro e exclusivo. Como uma estante de livros encadernados em couro, esta paleta refinada evoca nostalgia e tradição atemporal. Com cobre e ouro ancorados por merlot e cinza-escuro profundo, estes tons feitos sob medida fazem tudo parecer impecável, elegante e de bom gosto.

caverna cor do ano

caverna cor do ano

Os principais influenciadores na concepção dessa paleta são: espaços de leitura – estilo inglês – tecido tweed – nostalgia dos anos 60.

4. Entusiasta

Existem aqueles que não sabem o significado do “menos é mais”. Apaixonados e ecléticos, eles têm vocação para serem exclusivos. Incorporam detalhes e criam mundos que roubam cenas e explodem numa beleza exuberante. A prova está nesta paleta, que apresenta combinações arrojadas em cores vivas de máximo impacto e muita energia.

caverna cor do ano

caverna cor do ano

Os principais influenciadores na concepção dessa paleta são: maximalismo – caos aconchegante – opulência máxima – mais é mais.

5. Naturalista

Ao andarem descalços no jardim, os amantes da natureza instantaneamente se conectam com a maravilha do mundo em plena floração. Com inspiração na floresta, as nuances coloridas desta paleta cresceram em estufas até se tornarem esses tons fascinantes e sofisticados. Variando de cogumelo a verde frondoso, passando por um rosa floral apaixonado, elas agora encontraram um lugar onde nunca desaparecerão.

caverna cor do ano

caverna cor do ano

Os principais influenciadores na concepção dessa paleta são: cogumelos selvagens – estampas botânicas – coleções de borboletas – terrários.

6. Narrador (como contador de histórias)

Das antigas sagas aos palestrantes motivacionais de hoje, amamos os contadores de histórias. Com descrições coloridas, eles resumem nossa própria natureza e nos lembram como estamos conectados. Contados por nossas avós, por comerciantes e andarilhos, os contos viajaram pelo mundo e ganharam talento, até que os traduzimos em uma rica e moderna paleta de cores, que abrange o espaço e o tempo.

caverna cor do ano

caverna cor do ano

Os principais influenciadores na concepção dessa paleta são: oásis do deserto – estilo global – safáris de luxo – mercados de especiarias.

Achei todas as paletas muito interessantes e acho que em nenhuma outra edição, as cores representaram tão bem os conceitos a que elas se propõem quanto agora. Lógico que a paleta Entusiasta ganhou meu coração pela escolha das cores vivas e saturadas, que eu amo, apesar de não ter me identificado com o conceito dessa paleta, já que prefiro ambientes de base neutra, com muitas cores mas sem tanto mix de estampas.

Me conte com qual paleta você mais se identificou e porquê! E também não deixe de dar sua opinião sobre a cor do ano 2019, Caverna.

Compartilhe: