Classic Blue: Como usar a cor do ano 2020 da Pantone

Classic Blue: Como usar a cor do ano 2020 da Pantone

Classic Blue: uma aposta para começar o novo milênio

Confiança, calma e conexão. Esses são os principais atributos de Classic Blue, eleita como a cor do ano 2020 pela Pantone. Segundo a marca, esse tom de azul nos transmite toda a tranquilidade e segurança necessária para começarmos uma nova era.

É uma cor confiável e acolhedora. Isso é extremamente importante nos dias de hoje, quando vivemos em meio a incertezas e fake news. Classic Blue, ou Azul Clássico, é o tipo de cor que sempre nos oferece a promessa de proteção.

Para o nosso universo de decoração de ambientes, é uma excelente escolha, elegante e atemporal. Pode ter vários usos diferentes, dependendo de como ela seja usada na ambientação.

Classic Blue: a simbologia da cor

De uma maneira geral, a cor azul é associada a tranquilidade, calma, concentração. Azul é a cor do infinito, do céu e do mar, que representam grandes áreas do nosso planeta. A Terra é o “planeta azul”.

Todas essas características estão presentes no Classic Blue, a cor do ano 2020 da Pantone. É uma cor fria, que nos traz um espírito de paz e acolhimento. Um verdadeiro refúgio que nos abraça, para não sermos totalmente esmagados pela agressividade dos tempos modernos.

Nesse contexto, é praticamente impossível não associar a escolha da Pantone à da Sherwin-Williams. Apesar de serem tonalidades diferentes, os dois azuis refletem quase que o mesmo estado de espírito.

Paletas de cores: novidade nas combinações sugeridas pela Pantone

Ao eleger uma cor do ano, a Pantone também divulga paletas como sugestão de combinações dessa cor. Dessa vez, são 5 paletas – todas bem diferentes entre si – que comprovam a versatilidade da cor Classic Blue.

Assim como no ano passado, quando além das paletas sugeridas, a marca também disponibilizou as proporções das cores em cada paleta, dessa vez também temos sugestões para distribuir as quantidades das cores sugeridas.

Cada barra horizontal representa uma harmonia de cores, ou seja, além de combinar a cor do ano 2020 com outras, a gente também pode se inspirar nas quantidades em que cada cor pode ser usada.

A grande novidade agora é o aparecimento de tons metalizados nessas paletas. Pela primeira vez, os brilhos entram nas composições, o que nos faz pensar que veremos cada vez mais tons cintilantes no universo das cores. Vale lembrar que a Pantone não é uma empresa do ramo de decoração de interiores; por isso, não somente a decoração, mas tudo que gira em torno da criação visual é diretamente afetado por essas escolhas.

Paleta Ponder (Ponderar)

pantone classic blue

“Cercado por uma paleta de azuis frios e uma variedade de tons quentes e suaves, o Classic Blue, pensativo e meditativo, ajuda a induzir um efeito suavemente calmante e sentimentos de tranquilidade pacífica ao espírito humano.”

Paleta Snorkel

pantone cor do ano 2020

“Evocativa de um paraíso tropical cheio de felicidade, a encantadora história de cores em Snorkel nos transporta para um destino idílico. A adição de um preto e branco clássico cria um contraste dramático com a profundidade e a força do Classic Blue, fornecendo a base de ancoragem.”

Paleta Desert Twilight (Crepúsculo do Deserto)

classic blue

“Sugestivo para o céu do início da noite, o ilimitado PANTONE Classic Blue 19-4052 cria um cenário elegante para um agrupamento brilhante de tons sofisticados pintados no céu, adicionando brilho iluminante a um Crepúsculo no Deserto.”

Paleta Exotic Tastes (Gostos Exóticos)

classic blue cor do ano 2020

“Um pot-pourri intrigante e aventureiro de gostos e cores que refletem temperos naturais, condimentos e comidas azuis. Alimentos em azul semelhantes ao Classic Blue são ricos em antocianinas e, com sua relação com o bem-estar e o autocuidado, ajudam a construir uma base sólida, atuando como uma forma de proteção à boa saúde.”

Paleta Untraditional (Não Tradicional)

cor do ano

“Nada diz melhor ‘não tradicional’ do que uma paleta de cores incomum e inesperada. No comando está o Classic Blue, um tom fundamental que prepara o cenário para combinações únicas e divertidas misturas de cores, além de outras declarações de moda escandalosas e surpreendentemente cintilantes.”

Como usar Classic Blue em decoração de ambientes

Gosto de cores de uso versátil na decoração. Diferente de edições passadas da cor do ano 2017 e 2018 (Greenery e Ultra Violet, respectivamente), Classic Blue é o tipo de cor que não tem restrição de uso. Pode ser aplicada tanto em objetos pontuais quanto em grandes superfícies e paredes.

Por ser uma cor que remete a tranquilidade e acolhimento, ela é perfeita para usar em quartos. A parede da cama, inclusive, é uma excelente opção para colorir com ela. 

Outra proposta interessante é levar a tonalidade para a roupa de cama. Isso dará um toque de sofisticação ao quarto. Apesar de não ser uma cor refrescante, a frieza do azul escuro é uma propriedade interessante para explorar em locais quentes.

Mas ela é o tipo de cor que não fica restrita a um determinado tipo de ambiente. Pode ser usada em vários locais.

Uma tendência de decoração que vem forte para 2020 é o uso de ambientes monocromáticos, principalmente as cozinhas. Esse tom de azul é uma opção bem moderna para explorar como protagonista no ambiente.

Em salas, ela pode ser uma escolha extremamente elegante quando combinada a tons neutros. Se você quiser compor um ambiente mais refinado e glamuroso sem ter que recorrer ao preto ou ao dourado, experimente usar Classic Blue com tons de brancos e off-whites.

Mesclar o Azul Clássico a fibras naturais, como palhas, confere ao ambiente um aspecto mais rústico e marítimo. Nesse caso, o azul deve entrar em detalhes, para que a maior parte do ambiente seja clara e leve.

Se você gosta de uma decoração mais viva e colorida, o azul escuro também pode harmonizar bem. Veja como esse quarto parece mais divertido e jovial com a adição de tons mais vibrantes.

Veja também minha pasta de inspirações no Pinterest com referências à cor Classic Blue, a cor do ano 2020 da Pantone.

O que você achou da escolha?


Deixe uma resposta

peraí...

Tenho dicas ainda melhores para você!

Aqui no blog é só a cereja do bolo… quero te ajudar com dicas de decoração bem mais completas – e de graça!