Confira estas dicas especiais de como ter um closet lindo e organizado em sua casa

Você é do tipo de pessoa que, na hora de se arrumar para sair de casa, não faz ideia de onde estão guardadas as suas roupas? Abre uma gaveta e encontra um vestido de festa. Olha na prateleira e vê só um pé de sapato, mas não vê o par.

Cuidado! Toda esta bagunça pode comprometer o seu estilo. Que tal montar uma decoração linda e organizar todos os seus pertences em um closet? Ora, pode ser mais fácil do que você imagina!

Primeiro, entenda o seguinte, não há como uma decoração de ambiente ser admirada estando o espaço uma bagunça. Não tem como uma pessoa se manter emocionalmente equilibrada num lugar assim. Dia após dia, ela ficará desanimada e, muito em breve, sentirá a necessidade de organização. Então, deixa de preguiça e mãos à obra!

Não se iluda com mentiras. Algumas revistas pregam a ideia de que existem closets perfeitos. Não é bem assim! O que existem são closets bem projetado e organizados.

Qual a vantagem? Achar o que se precisa mais facilmente e perder menos tempo procurando cada peça de roupa ou acessório. E se é isso, justamente, o que você quer, então siga as nossas dicas!

Projetando um closet lindo

Quem não teve closet talvez tenha dificuldade de se atentar a certos itens indispensáveis para o bom planejamento de um.

Comece pensando em quais são os móveis que vão compor o conjunto e onde tudo será montado – no quarto, banheiro, ou outro ambiente compartilhado. Todo pequeno detalhe deve ser quantificado e detalhado nas dimensões certas.

Tendo as informações confirmadas – se são necessárias prateleiras, gavetas, nichos, áreas de cabides, sapateiras e mais -, agora é vez de montar o closet.

Claro que os móveis sob medida são a melhor solução, seja para um ambiente mais amplos ou pequeno. Há também as araras independentes, como se vê em lojas. E os armários modulares, vendidos separadamente – outra boa opção.

O problema é que os móveis modulares não estão ao alcance de todos. Aí o jeito é apostar na criatividade! Garimpando em lojas de usados e de antiguidades sempre se pode encontrar uma solução alternativa.

Olhe com um olhar diferenciado para as peças, talvez você tenha uma ideia inusitada. Uma cristaleira, por exemplo, pode servir muito bem para guardar roupas.

Quem tem bastante espaço livre disponível no closet, pode ainda pensar em acrescentar mais outros detalhes à decoração. Além dos armários para guardar roupas e acessórios, a pessoa pode ter uma mesa de maquiagem.

Também é interessante ter uma banqueta ou pufe no centro do ambiente. E um espelho grande em uma das paredes ou portas, para admirar todo o look escolhido.

Organizando um closet

Entulhar os armários de coisas faz o closet parecer bagunçado, mesmo que tudo esteja sempre bem dobrado ou encaixotado nas prateleiras. Não adianta, você precisa se livrar do excesso retirando tudo que está em desuso no ambiente. Para manter a ordem a matemática é simples, basta eliminar uma coisa sempre que comprar outra nova similar.

O que sobrar desse descarte deve ser categorizado. O ideal é a pessoa, dona do closet, tentar agrupar as coisas de acordo com um método que ela compreenda e que facilite a sua rotina.

As roupas e acessórios podem ser separados por programas ou atividades, por cores e ou por estações do ano. Lembrando que, mesmo seguindo um sistema destes, ainda será preciso colocar em evidência somente o que for usar.

Quanto às calças, casacos, camisas, gravatas, lenços e vestidos, estes devem ficar em cabides bem estruturados, de acordo com o que forem sustentar. Essa é uma solução prática, que evita que as peças danifiquem.

Agora, roupas de inverno ou de cama, como são mais pesadas, precisam ir para prateleiras e nichos. Dobradas, no mesmo lugar, podem ficar as camisetas; e as demais vestimentas, em gavetas.

Um closet fechado difere-se de um closet aberto. Ambos têm prós e contras. O primeiro protege melhor os objetos e o segundo é mais bem ventilado, evitando maus cheiros. Portanto, pense no modelo que é melhor para você.

De todo modo, as peças íntimas sempre devem estar em gavetas fechadas. Já as bolsas e os sapatos estar nas partes sem portas, recheados de papel, para manter a modelagem.

Dicas extras de organização e decoração de closets

Alguns elementos extras, adquiridos em qualquer loja de produtos para casa, podem ajudar o closet a ficar mais lindo e organizado. São encontrados disponíveis no mercado, por exemplo, vários kits avulsos de bastões para cabides. Também tem aquelas prateleiras estreitas de tecido, com base de papelão, para pendurar no roupeiro e acondicionar os itens menores, tipo roupas de ginástica.

Dentro das gavetas – até para organizar melhor as roupas íntimas -, uma dica é as repartições móveis. Elas são vendidas em plástico e PVC, mas você pode fazê-las em papelão e ainda customizar com tecidos de estampas diferentes. Nas mesmas cores, pode haver cestos, caixas organizadoras e capas de proteção para trajes. Deste o modo, o visual do closet ficará muito mais alegre.

Puxa! Quanto coisa que pode te ajudar a organizar seu closet! E aí: Motivada para deixar o seu em ordem, depois de todas essas dicas?
Estas orientações de como deixar um closet lindo e arrumado foram criadas pela equipe Viva Decora.

Compartilhe: