Colchas: arrumação de cama para quarto bonito e confortável

Colchas: arrumação de cama para quarto bonito e confortável

Como usar todo charme das colchas na decoração

Uma cama mais bem arrumada faz uma melhor apresentação de decoração de quarto. Claro que todos os detalhes destes ambientes merecem atenção. Inclusive, é preciso caprichar na composição do jogo de lençóis, travesseiros, almofadas e demais peças. 

É verdade que colchas podem ser usadas em outros móveis, como cobrindo um sofá de canto, por exemplo. Mas o fato é que são mais empregadas em quartos.

Por falar nisto, você saberia escolher corretamente, por exemplo, a colcha para a cama do seu quarto? Independente da sua resposta, continue lendo para se inspirar com ótimas ideias!

colchas para decoração de quarto de casal
SP Arquitetos
colchas para decoração de quarto de casal
Luciane Cândido

Como arrumar uma cama para ficar linda?

Quem não gostaria de dormir em uma cama como aquelas de hotéis ou de exposições de lojas de móveis ou artigos de decoração? 

Pois não é a toa que parecem tão confortáveis. Na verdade, elas são bem arrumadas para parecerem assim. Primeiro é colocado os lençóis; depois, os edredons, coberturas de leitos ou colchas, travesseiros, almofadas e mantas. E para as camas box ainda é previsto a cobertura de base de colchão com elástico.

No caso das colchas, especificamente, sua função é proteger as demais peças do jogo de cama. Além do mais, ser a peça chave para contrastar ou conectar o visual do leito com o restante do cenário. 

O segredo para não errar nessa hora é não colocar mais artigos no local além do que o é necessário ou mesmo além das preferências do usuário. Lembrando que tudo têm que parecer bonito, mas confortável e prático também.

quarto casal com colcha azul
Cristina Barbara
decoração de quarto de casal
Conceição Estrela Pinto Barbosa

Tipos de tecido para colchas

Quando se trata de roupas de cama, quanto melhor a qualidade das peças, melhor para a saúde das pessoas. Sempre dê prioridade para aquelas feitas em matérias-primas naturais – de toque mais agradável e aconchegante. 

Nesta linha, dois materiais se destacam. O linho é super leve. E ainda tem o algodão – ou a sua subcategoria, o cânhamo –, uma opção mais comum; todavia, também uma ótima opção para meia estação.

Agora, nas lojas, também é possível encontrar colchas decorativas de jacquard, chenille, veludo, gorgurão,  retalhos de outros tecidos, tricô, crochê e mais. E os edredons são um caso à parte, pois, além da camada de tecido, vêm com espuma em uma camada interna. 

Eles podem ter dupla função, usados também como colcha. E eles até podem ser dupla face, apresentando lados de cores e estampas diferentes combinando com capas de travesseiros.

colchas para decoração quarto infantil com duas camas
Ana Luisa Previde
decoração de quarto com colcha
Karina Korn

Modelos de colchas para seu quarto

As colchas de tecido podem ser encontradas à venda em diversas cores e estampas. A primeira questão que deve influenciar na escolha do modelo é quanto às características do tecido – que podem fazer a peça ser mais resistente e fácil de lavar, e que não amasse. 

Decoração de quarto mais simples e de design tradicional combinam com estampas florais. Já as decorações mais modernas combinam com estampas geométricas ou desenhos abstratos.

Geralmente, colcha de cama e capa de travesseiros são feitos do mesmo tecido. Já é interessante contrastar estas peças com capas de almofadas, fronhas e lençóis – sendo que a parte superior deste último pode ficar parcialmente dobrada para fora, sobre a colcha. Mas, de algum modo, tudo tem que combinar.

Colchas lisas e de tons neutros podem casar com qualquer estilo de decoração de quarto. E são as mantas sobre a cama que podem ficar responsáveis pelo toque maior de cor na composição.

decoração quarto de hóspedes
Revista Viva Decora e Duda Senna
decoração de quarto com colchas
SP Estudio

Colchas de cama também podem apresentar detalhes diversos que a façam chamar ainda mais a atenção nos cenários decorados. Por exemplo, babados, brilhos e texturas. 

Estes pequenos detalhes é que vão deixar o quarto parecendo mais alegre e sofisticado. E a sua paleta de cores pode combinar com outros itens têxteis presentes no ambiente, como o tecido de parede, tapete e cortinas.

decoração de quarto infantil com colcha
Casacor Bahia 2017
decoração de quarto com colcha
Tetriz Arquitetura e Interiores e Decoradoria Decoração Online

Essas dicas para a decoração para cama foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta